ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Saiba como ter uma rotina de estudos ativa e eficiente para os concursos militares

10/3/2021 - Sorocaba - SP

 

No cenário atual, estudar se tornou mais fácil e prático para alguns, mas para outros pode ser um desafio ainda maior. É comum se perguntar qual a melhor forma de tornar o aprendizado efetivo. Muitos estudantes acreditam ser positivo estudar sem parar. No entanto, além de desgastar o seu estado psicológico, estudos ininterruptos podem ser em vão.

 

Estudar para os concursos militares mais concorridos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica exigem muito esforço e dedicação dos candidatos. Por isso, neste texto, nós ensinaremos 10 técnicas que podem lhe ajudar a tornar seu aprendizado eficiente. Assim, você fica mais próximo de alcançar a carreira militar. Acompanhe! 

 

1- Crie um planejamento de estudos

Separe um tempo para criar um planejamento de estudos com antecedência. Essa dica é o pontapé inicial para a sua preparação. Muitos concurseiros começam a estudar poucos meses antes dos seletivos e, consequentemente, não obtêm o resultado desejado e se frustram.

Por isso, crie uma planilha e defina os horários de estudos para cada matéria. Assim, as chances de conseguir resultados mais eficientes e constantes serão maiores.

 

2- Descubra qual o seu melhor horário para estudar

Muitos dizem ter mais eficiência de manhã, outros de tarde ou, até mesmo, no período da noite. Pensando nisso, é importante que você descubra qual o melhor horário para você. Estude matérias mais densas nesses períodos e em outro momento do dia foque nos conteúdos mais leves. 

 

Saiba quais as matérias que você tem mais facilidade e ajuste os horários de acordo com a sua rotina e preferências. Assim, você terá uma eficiência maior e fará com que seus estudos rendam cada vez mais.

 

3- Faça listas de exercícios constantemente

Colocar o conteúdo estudado em prática é fundamental para o aprendizado. Por isso, faça diversas listas de exercícios para fixá-lo. Decorar as matérias pode ajudar em um primeiro momento, mas as chances de você esquecer o conteúdo são grandes. 

 

Ao entender e absorver o assunto estudado, por mais difícil que pareça a questão da prova, você saberá resolvê-la.

4- Opte por cursos que atendam suas necessidades

Atualmente, o mercado de cursos preparatórios para os concursos militares está em ascendência, oferecendo uma gama de oportunidades e possibilidades ao consumidor. Com isso, achar um curso que atenda as suas expectativas e vá além de uma propaganda apelativa, está cada vez mais difícil. Pesquise, faça uma análise entre as diversas possibilidades de cursos no mercado e escolha aquela que atenda as suas necessidades e passe credibilidade.

 

5- Intercale seus estudos com atividades criativas

Pense no nosso cérebro como uma balança de dois pesos, um peso é parte criativa, já o segundo peso é a parte racional. Ao utilizar muito a parte racional, você terá um desgaste e se cansará muito rápido e, consequentemente, fará com que a balança penda para um lado. 

 

Tente equilibrar o seu dia com atividades que ativem o seu lado criativo, como desenhar, pintar, cozinhar, meditar, entre outros hobbies. Intercalar atividades que ativem as diferentes áreas do cérebro, trarão uma maior capacidade de assimilação e estimularão a sua memória.

6- Separe um tempo do seu dia para atividades físicas

Exercícios físicos são mais que um hábito saudável. Além de trazer mais energia e disposição para o seu dia a dia, ao praticá-los, você estará treinando para as etapas que exigem aptidão física. 

7- Não cobre os mesmos resultados todos os dias

Se a cada dia é um dia novo, você não terá os mesmos resultados sempre. Sabemos que existem dias em que a nossa capacidade de assimilação de conteúdo e aprendizado são maiores que outros. Isso é comum, por isso, não se cobre tanto! 

Nos dias de baixo rendimento, faça leituras mais leves ou assista videoaulas que trarão um apanhado geral do conteúdo necessário.

 

No YouTube, existem diversos conteúdos gratuitos produzidos por professores que embasam as aulas nos conteúdos programáticos dos editais dos concursos militares.

8- Não desista até chegar no seu objetivo

Os resultados só aparecem com dedicação e muito esforço. Os dias mais difíceis são aqueles em que nos tornamos mais fortes, com o estudo não é diferente.

 

Quando estiver desmotivado, lembre-se do que lhe motivou a trilhar este caminho? Qual a pessoa que mais lhe inspira? Além disso, procure visualizar o seu sonho se tornando realidade. Ao realizar esse exercício, você estará programando o seu cérebro para materializar o seu futuro e fazendo com que ele foque no seu objetivo principal.

 

9- Não compare o seu processo com o dos outros

Cada candidato escolhe formas distintas de se preparar para o concurso, por isso, de nada adianta comparar os seus métodos de aprendizados com os de outros estudantes. Foque no seu sonho e no seu processo. O seu resultado depende exclusivamente de você, por isso, trabalhe sua autoconfiança.

 

10- Compartilhe conhecimentos

A sua facilidade pode ser a dificuldade do outro. Algumas pessoas têm a facilidade com matérias de exatas, outras não enfrentam dificuldades quando a questão está relacionada à área de humanas. Pensando nisso, uma boa forma de estudar é compartilhando o conhecimento. 

 

Além de ensinar outra pessoa, você estará fixando o conteúdo estudado e o seu amigo pode lhe mostrar uma resolução mais prática de uma determinada questão, por exemplo. Ao ajudar outro candidato, você só tende a ganhar.

 

Essas foram algumas dicas que podem lhe ajudar nos estudos, sem se esquecer de cuidar do emocional e psicológico, que, muitas vezes, são as partes mais afetadas dos estudantes durante o processo de preparação para o concurso militar. 



Se você chegou até o final do texto é porque gostou do nosso conteúdo, certo? Por isso, acesse o blog do Estratégia Militares e descubra as principais informações dos concursos militares do Brasil. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp