ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Educação Financeira: Entenda a importância de manter a fatura do cartão de crédito em dia

9/3/2021 - Sorocaba - SP

Manter a disciplina financeira é uma atividade bem complexa, o controle de dinheiro se feito de maneira irresponsável, muitas vezes acaba por impossibilitar o pagamento da fatura do cartão de crédito.

Contudo, essa prática não pode ser recorrente, nem comum na vida de ninguém, já que o pagamento das faturas dentro do período estipulado geralmente envolve grandes juros e podem trazer ainda mais complicações para a vida do consumidor.

Infelizmente, os cartões de crédito conseguem proporcionar a sensação de que o indivíduo possui maior poder de consumo do que ele realmente tem, essa é uma ilusão comum na vida do consumidor.

Justamente por esse motivo que é necessário ter consciência de gastos com esse item valioso, entender um pouco sobre a importância de manter em dia as faturas pode te auxiliar na redução de compras exorbitantes.

Ficou curioso/a para entender sobre esse assunto? Continue lendo o artigo e saiba por que a fatura deve ser paga em dia.

Boa leitura!

Fonte: MegaFrases

A importância de efetuar o pagamento da fatura do cartão de crédito dentro do período estipulado

Ao entender porque é importante pagar as faturas em dia, você consegue se organizar melhor, tanto no momento de fazer compras, como também na hora de realizar esse pagamento.

1 – Evite o alto valor dos juros

Quem realiza o pagamento das faturas de cartão de crédito em dia acaba conseguindo evitar os juros, que em diversos cenários são altos e tornam o valor da conta muito pior.

Quando você consegue executar medidas necessárias com as suas faturas, como deixar de consumir de forma exagerada e estar atento às datas do pagamento, você consegue obter ótimos resultados.

Consequentemente, consegue economizar bastante e, até mesmo, ganha a oportunidade de usar o dinheiro em outros setores da sua vida.

A desorganização de boletos é sinônimo de juros, dificilmente fatura atrasada não causa juros enormes, os de cartão de crédito, de forma geral, são altíssimos.

E não tem como dizer que não há como evitar, já que a organização basta.

Jamais relaxe com o pagamento, o seu grau de falta de atenção, ou de desequilíbrio, pode resultar em danos difíceis de serem revertidos.

2 – Não tenha nome cadastrado no SPC ou Serasa

Quem realiza pagamento de fatura de cartão de crédito com atraso poderá ter nome inscrito em instituições como o SPC e Serasa, logo, ficará com o “nome sujo”.

Isso é muito ruim, pois faz com que o consumidor não tenha um bom score, impedindo que outras compras sejam feitas.

É um grande problema, pois, você poderá ficar sem consumir algo que precisa muito ou fazer empréstimos, por exemplo.

Não há quem não tenha se prejudicado com o nome inscrito em instituições como as que foram citadas.

3 – Não sofra com a bola de neve

Quem atrasa o pagamento de fatura de cartão de crédito acaba optando por pagar o mínimo, o que pode ser atrativo, porém, as taxas cobradas de quem opta por esse tipo de serviço são bem altas.

Por mais que seja atrativo usar essa estratégia, a pessoa acaba se envolvendo em uma bola de neve, ou seja, a conta vai crescendo cada vez mais até que se torna impagável e traz uma verdadeira dor de cabeça para o consumidor.

Embora fazer o pagamento mínimo não signifique que a pessoa ficará cheio de dívidas, o consumidor que não consegue planejar as suas dívidas com facilidade, seguramente, terá problemas.

Sendo assim, é mais um motivo para você pagar as faturas de cartão de crédito dentro do período estipulado.

Não esqueça que o pagamento mínimo é mais um grande prejuízo do que de fato uma grande vantagem, depende muito do perfil do consumidor, que geralmente não é o mais disciplinado ao optar por essa opção.

É toda uma questão de compreender um pouco sobre qual é o cenário que você se encontra.

Quem faz a escolha de pagar o mínimo é a pessoa que não consegue liquidar em dia a fatura. 

4 – Use o cartão livremente

Quem tem educação financeira consegue usar o cartão com bastante liberdade.

É importante pagar a fatura do cartão de crédito em dia, pois a pessoa que atrasa o pagamento deixa de poder usar esse item quando deseja, isso significa que o consumidor acaba perdendo a liberdade para fazer compras.

Desta maneira, não há dúvidas de que você não deve atrasar o pagamento, já pensou ter que deixar de comprar algo ou usar determinado serviço porque o cartão se encontra bloqueado?

É horrível não é mesmo?

A estratégia é se planejar!

A dica para conseguir pagar todas as faturas em dia é realizar o planejamento financeiro, que consiste em gastar apenas aquilo que você pode pagar, se baseando em sua renda financeira mensal.

E ai caro leitor, agora que você já leu o nosso artigo e sabe que o cartão de crédito é um auxílio que precisa ser usado de forma sábia e com bastante consciência, se esforce ao máximo para fazer dessa ferramenta sua aliada e não um complicador financeiro.

Compartilhe no Whatsapp