ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que fazem os cirurgiões vasculares

5/3/2021 - Sorocaba - SP

O cirurgião vascular é o médico com graduação em medicina e especialização em cirurgia vascular. Nessa especialização, e após outras subespecializações, o profissional se dedica aos cuidados com as doenças que atingem o sistema vascular e que envolvem o sistema arterial, venoso e linfático. Doenças como aterosclerose, trombose, varizes, erisipela, linfedema e outras são algumas enfermidades tratadas.

Mas, você saberia dizer o que, de fato, faz um cirurgião vascular? Quais são as atividades dele dentro de um hospital ou consultório particular? Vamos falar um pouco mais sobre as práticas diárias de um médico vascular ao longo desse artigo. Acompanhe.

 

Sistema vascular: campo de atuação do médico vascular

O sistema vascular é o conjunto de vasos sanguíneos que fazem o transporte do sangue, do oxigênio e de outras substâncias que circulam dentro do corpo humano. Quando o sistema vascular está em pleno funcionamento, o sangue circula tranquilamente, sem interrupções e sem obstáculos.

Contudo, não é sempre assim que funciona. Veias e vasos podem ficar doentes e endurecidos, coágulos podem se formar dentro dos vasos e outras lesões podem surgir impedindo o funcionamento eficaz do sistema vascular, dificultando a entrega de oxigênio por todo o corpo.

Essa insuficiência, que pode acontecer em diversos órgãos e partes do corpo humano, podem ser fatais em alguns casos ou comprometer gravemente a qualidade de vida do paciente. E, antes que isso aconteça é necessária a intervenção de um médico especialista, no caso, o cirurgião vascular.

 

O que faz um cirurgião vascular

Devido à nomenclatura que define o médico cirurgião vascular fica fácil crer que a cirurgia é a única atribuição desse profissional. Contudo, essa é apenas uma das várias funções desse médico.

 

Diagnóstico e tratamento de varizes

As varizes são veias doentes que surgem especialmente nos membros inferiores de mulheres. Quando não tratadas, as varizes podem sofrer complicações e desencadear outras doenças mais graves como a trombose e a embolia pulmonar.

O médico vascular é o profissional indicado para identificar esse problema através da análise dos sintomas e exames clínicos, repassando ao paciente o tratamento indicado. Esse tratamento pode ser do tipo tradicional, com medicamentos ou pode ser através de cirurgias, quando o método convencional não surte efeito.

 

Diagnóstico e tratamento de doenças do sistema linfático

Quando o sistema linfático está com problemas, ele provoca o acúmulo da linfa, um líquido que deveria circular normalmente pelo corpo. Esse acúmulo causa o edema ou inchaço especialmente na região das pernas e braços, sinalizando uma outra doença: o linfedema.

O linfedema pode ser de origem genética ou pode surgir após um procedimento cirúrgico. O médico vascular identifica esse problema no paciente e indica a melhor forma de tratamento, que pode ser o tratamento convencional ou a cirurgia, dependendo dos resultados obtidos.

 

Tratamento de veias e artérias

Outra qualidade do cirurgião vascular é o tratamento de veias e artérias doentes de diversas partes do corpo como as carótidas, localizadas no pescoço, a aorta que se encontra no tórax e no abdome e também as veias e artérias distribuídas ao longo dos braços e pernas do paciente.

Contudo, problemas vasculares localizados no cérebro de pacientes não são responsabilidades do médico vascular, mas sim do neurologista.

 

Tratamento de feridas na pele

Quem sofre com varizes e não faz o tratamento correto e no tempo adequado pode ter que lidar futuramente com a presença de úlceras na pele, que são feridas de difícil cicatrização. O cirurgião vascular é o profissional que deve ser buscado para orientar e indicar o tratamento correto dessa complicação.

As feridas na pele também são porta de entrada para inúmeras infecções e podem facilitar a instalação da erisipela e da filariose, doenças do sistema linfático que comprometem sobremaneira a mobilidade do paciente.

Varizes, inchaços, dores, vermelhidão, ferimentos e eczemas nos membros inferiores são sinais de problemas vasculares e insuficiência venosa e devem ser tratados com um especialista no assunto.

 

Realização de ultrassonografias vasculares

Ao se especializar em Ecografia Vascular, o médico vascular também pode realizar ultrassonografias vasculares em pacientes. São procedimentos essenciais para o diagnóstico de doenças do sistema arterial, venoso e linfático.

Além de saber como realizar os exames, o médico pode fazer diagnósticos, emitir laudos e relatórios facilitando o tratamento da doença detectada.

 

Tratamentos de aneurismas

O aneurisma é a dilatação anormal de uma artéria. Essa dilatação pode provocar embolia ou também pode causar o rompimento dessa artéria, ocasionando a hemorragia cerebral. O cirurgião vascular, através da cirurgia, tem o papel de evitar que isso aconteça utilizando técnicas como a implantação de endopróteses dentro das artérias.

 

Realização de cirurgias no sistema vascular

A realização de cirurgias é uma das principais responsabilidade do médico vascular e estas podem ser cirurgias gerais ou vasculares, quando acontecem dentro dos vasos sanguíneos.

Geralmente, são utilizados procedimentos pouco invasivos com rápida recuperação, mas também podem ser cirurgias mais profundas. A cirurgia faz parte do tratamento para inúmeras doenças que atingem o sistema vascular.

A realização de cirurgia vascular é o que, basicamente, diferencia o médico vascular do angiologista, profissional que também atua na medicina vascular, mas apenas realizando a prevenção, diagnóstico e tratamento no modelo tradicional.

Como vimos, o cirurgião vascular é aquele que cuida da saúde do sistema vascular do indivíduo, realizando não apenas consultas e diagnósticos, mas prescrevendo tratamentos, dentre elas a cirurgia vascular, sua principal especialidade.

 

Compartilhe no Whatsapp