ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Qual melhor software de modelagem 3D

4/3/2021 - Sorocaba - SP

Qualquer profissional que precisa fazer algum processo de modelagem 3D, como a criação de peças ou de projetos de arquitetura, precisa dominar essa técnica e entender qual melhor software de modelagem 3D do mercado. No entanto, essa é uma pergunta difícil de responder pois existem muitos modelos de programas diferentes, cada um com suas vantagens, técnicas e recursos diferentes.

No entanto, quem quer trabalhar na área precisa optar por um programa e, assim, montar seus projetos. Existem muitas coisas a considerar nessa escolha, partindo do princípio das funções do programa, seu poder, seus requisitos de uso, preço para ser utilizado e vários outros detalhes. Portanto, é essencial saber, no mínimo, como escolher o melhor software de modelagem 3D. Afinal, essa é uma das profissões mais promissoras em 2021.

Se você quer optar por um programa, mas não sabe qual é o melhor, confira abaixo algumas das opções disponíveis no momento!

Qual o melhor software de modelagem 3D? Confira algumas opções!

AutoCAD

O AutoCAD é um dos mais importantes softwares de modelagem 3D do mundo. Ele foi um dos principais a ficar realmente famoso e, por muito tempo, se tornou o sinônimo de software gerador de gráficos em computadores. Tanto é assim que, ainda hoje, o nome da matéria que ensina a mexer com esses programas em cursos e faculdades é "AutoCAD" e não "desenho técnico digital" ou algo do tipo.

Normalmente, é indicado para o mercado de engenharia e construção, incluindo design. No entanto, é também uma ferramenta que pode ser aplicada em outras áreas por ser muito versátil e eficaz em suas tarefas.

Inventor

O Inventor é um programa de nível bem puxado, bem profissional, desenvolvido com uma série de ferramentas de engenharia e projeto técnico, criado realmente para usos bem específicos. Não é qualquer pessoa que dará uso ao Inventor, já que ele foi pensado para quem desenvolve peças, maquinários e outros projetos do tipo.

No entanto, ele é um programa de modelagem 3D muito poderoso e um dos melhores para esse tipo de uso.

Fusion 360

Também focado no desenvolvimento de peças e máquinas, o Fusion 360 é um programa bem caro, mas muito amigável com iniciantes, já que tem uma interface bem tranquila e até intuitiva.

Uma das grandes vantagens é ter um sistema de simulação, que permite medir não só se a peça funciona, como também sua aerodinâmica e outros elementos. Tudo para poder garantir que ela será usada no lugar correto.

Tinkercad

Outro programa muito bom para iniciantes é o Tinkercad. Em primeiro lugar, ele é gratuito, o que faz dele a melhor alternativa para quem não tem muito o que investir. Além disso, ele tem uma interface muito simples de usar, sendo muito intuitiva também. A parte negativa é que o app é mais simples e básico do que outras opções listadas aqui. Portanto, contam com menos recursos e facilidades.

Blender

Outro bom aplicativo de modelagem 3D para iniciantes é o Blender. Ele é gratuito e livre para usar (open source), o que faz com que receba constantes atualizações da comunidade de usuários apaixonados pelos programas.

A parte boa é que essas atualizações contam com funções muito diferentes e trazem muito valor para o usuário. A parte ruim é que nem sempre o conteúdo vale a pena ou faz sentido dentro do que o programa é e, portanto, acaba não valendo a pena usá-lo.

3DS Max

O 3D Studio Max é um programa de modelagem 3D já um pouco idoso e que fica um pouco atrás dos conteúdos mais atualizados. No entanto, ainda guarda bastante valor, especialmente para projetos com um orçamento menor.

Por causa dos seus recursos, especialmente de renderização rápida e visualização de projetos, ele é muito usado em projetos de games e animações. Sendo assim, é um programa com maior potencial de modelagem, conseguindo adicionar grandes detalhes aos projetos.

Maya

Outro programa muito poderoso e focado em desenvolvimento de games ou animações é o Maya. Seu potencial é altíssimo, ainda que seja um software mais caro e que precise de um pouco de dedicação para poder fazer com que ele alcance tudo que pode fazer.

ZBrush

Por fim, o ZBrush é um software de modelagem 3D focado em artistas, que querem criar peças de artes plásticas ou simplesmente explorar essa parte artística da ferramenta de modelagem 3D, sempre vista com desdém no mercado.

Pronto! Agora você já conhece algumas opções e já está mais equipado para poder decidir qual o melhor software de modelagem 3D para o seu contexto. Com certeza você encontrará alguma boa opção para a sua atuação profissional, seja qual for o seu segmento de atuação ou condições de trabalho. Dessa forma, é importante entender que a melhor opção de programa dependerá do seu contexto, já que não existe um software que é superior aos outros de maneira objetiva.

E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo dizendo qual dessas opções é a melhor para você!

 

Compartilhe no Whatsapp