ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

WebView no Android: entenda o que é e como funciona

1/3/2021 - Sorocaba - SP

Você pode até mesmo não saber o que é e como funciona WebView no Android, mas com certeza já utilizou essa ferramenta. Afinal, ela é um recurso importante dentro do sistema operacional mais usado do mundo e permite que diversos aplicativos possam contar com algumas funções específicas que os tornam mais ricos e com mais valor para o usuário final.

Para quem quer aprender a programar e trabalhar com desenvolvimento mobile, é essencial saber o que é e como funciona WebView no Android para poder utilizar essa ferramenta a seu dispor. Como mencionado, esse recurso permite instalar algumas funcionalidades importantes para um app desenvolvido para o Android, o que faz a diferença entre um aplicativo de grande qualidade e outro mais simples.

E aí, quer aprender o que é e como funciona WebView no Android para poder trabalhar com desenvolvimento mobile com as principais empresas do mercado, como a Mestres da Web (mestresdaweb.com.br)? Então siga a leitura abaixo!

O que é e como funciona WebView no Android?

Você provavelmente deve ter o Gmail, Facebook ou Instagram instalado no seu celular, correto? Se não tiver eles, com certeza tem o WhatsApp, que está em 99% de todos os smartphones do Brasil.

Sendo assim, você provavelmente já abriu um link que recebeu via e-mail, viu nas redes sociais ou foi postado em algum grupo de conversa. Quando clicou no link, reparou que um navegador de Internet foi aberto, mas não o mesmo que você usa no celular (o natural do aparelho ou o Chrome), mas sim um “interno” do aplicativo. Se você já reparou nisso, então saiba que você já entendeu o que é o WebView do Android.

O WebView é um aplicativo do Android que permite que outros apps, como o Facebook, Instagram, Gmail, WhatsApp e mais, abram um navegador interno sempre que precisam acessar a Internet para alguma coisa. Assim, o usuário consegue acessar algum site ou semelhante sem necessariamente sair de dentro do app.

Sempre que você clica em um link dentro desses aplicativos, eles puxam funções do WebView e permitem que um navegador seja aberto internamente para poder acessar o endereço do link ou outros sites dentro da Internet.

O WebView já vem instalado normalmente no Android e, portanto, não é necessário que o usuário o baixe na PlayStore. Por isso, é uma ferramenta disponível tanto para o usuário, quanto para desenvolvedores que passam a poder usar esse recurso dentro de seus projetos.

Uma das suas grandes vantagens é que se trata de um navegador que é mais ágil do que a versão básica do Android, bem como do Google Chrome dele. Portanto, vale a pena usá-lo dentro de um aplicativo que precisará abrir sites regularmente.

Como usar o recurso nos seus projetos?

Existem muitas maneiras de usar o WebView dentro de um projeto para o Android. A mais básica, claro, é a possibilidade de abrir links e direcionar o usuário para uma página na Internet sem deixar o aplicativo. Por exemplo, um aplicativo de finanças poderia ter algumas notícias sobre o mercado financeiro e então direcionar o usuário para ler esse conteúdo e entender o que está acontecendo no mercado.

No entanto, nem todos os aplicativos vão se beneficiar disso. Para alguns, a possibilidade de abrir páginas da Internet pode ser uma distração para a função do app.

Para poder usar bem o WebView é necessário pensar como o usuário pode se beneficiar de abrir um site na Internet pelo aplicativo. Qual é o valor que será entregue ao usuário? Além disso, é importante pensar também como esse recurso desvia a atenção do usuário do recurso do seu aplicativo. Afinal, não queremos que o público-alvo do app saia dele e não volte mais, mas também não queremos que ele se distraia dentro do “navegador interno” do aplicativo.

Portanto, pense na função que o WebView terá. Se não tiver nenhuma boa função, simplesmente não use o recurso. Não é porque ele existe que deve obrigatoriamente ser utilizado. Pense bem na funcionalidade que ele terá.

Para completar, estude bem a API do WebView e sua biblioteca de funções. Existe muito recurso interessante que pode ser usado de maneira estratégica dentro dessa combinação, então analise bem e veja como cada recurso trabalha com o seu projeto em particular.

Pronto! Agora você já sabe o que é e como funciona WebView no Android e já pode usar isso em futuros projetos de programação, caso se interesse por eles. Assim, pense em maneiras criativas de usar um navegador web implementado dentro de um app, já que esse recurso estará sempre disponível para ser usado. É claro que nem todo app pode se beneficiar disso, mas sempre há um uso inteligente e estratégico escondido em algum lugar.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o WebView!

 

Compartilhe no Whatsapp