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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como criar um catálogo online profissional?

25/2/2021 - Sorocaba - SP

 

Você está com dúvidas sobre como criar um catálogo online profissional para o seu negócio? 

 

Os catálogos de produtos sempre foram uma ferramenta fundamental para vendas e marketing. Não é à toa, porque os catálogos são uma maneira incrível de ajudar os clientes a tomar decisões de compra informadas. 

 

E os catálogos online - também conhecidos como catálogos digitais - são tão relevantes como nunca, pois são fáceis de compartilhar, ricos em interatividade e ajudam você a economizar em custos de impressão e distribuição. 

 

Em última análise, eles permitem que as empresas aumentem o reconhecimento da marca e aumentem as vendas. 

 

Se você deseja criar seu primeiro catálogo online ou aprimorar um existente, você está no artigo certo. 

 

Hoje vamos falar sobre como fazer um catálogo de produtos e quais os benefícios que ele pode trazer. Não vamos perder mais um minuto e ir direto ao assunto.

 

Continue a leitura e saiba mais sobre como criar um catálogo online profissional e quais são as suas vantagens! 

 

Vantagens de ter um catálogo de produtos online

Antes de conferir algumas dicas para criar o seu catálogo digital, é importante que você compreenda quais são as vantagens de fazer isso. 

 

Ter um catálogo online é obrigatório para qualquer empresa que queira ampliar suas vendas, mas também traz muitas vantagens, sendo as principais delas: 

 

Como criar um catálogo online

Se você vai criar seu primeiro catálogo digital de produtos, ou se deseja melhorar aquele que sua empresa usou até agora, podemos te ajudar com isso. 

 

Em primeiro lugar, verifique estes princípios básicos para iniciar o seu catálogo online:

 

 

Ao analisar e responder as perguntas acima, está na hora de conferir algumas dicas importantes para criar ou atualizar o seu catálogo. 

 

Conheça o seu público

Primeiro, você precisa entender com profundidade que tipo de cliente seu catálogo deve atingir. Ou seja, é fundamental saber como definir o público-alvo da sua empresa, caso ainda não tenha feito isso. 

 

Um catálogo de produtos para distribuidores B2B, com dados técnicos essenciais e muito precisos, não será o mesmo que um catálogo de produtos online dirigido a jovens na faixa de 18 a 30 anos.

 

Sabendo quem é o seu público específico, você poderá ajustar melhor o estilo do catálogo: seu idioma, SEO, tipo de layout, localização dos itens na página e assim por diante. 

 

Quando seus clientes encontram exatamente o que procuram, o tráfego e a conversão de vendas aumentam. 

 

Para traçar o perfil de seu público, você pode usar um software de análise de site com mapas de calor que analisam onde seus usuários passam mais tempo; formulários de registro e feedback de seus clientes existentes; avaliações de seus produtos ou de outras marcas concorrentes; e fóruns e comentários online.

Obtenha um bom software CMS

Qualquer que seja seu objetivo principal, você precisará do suporte de ferramentas de software que organizam o conteúdo do seu produto e o apresentam da maneira que você imaginou, além de manter a qualidade no nível que seus clientes esperam.

 

Entre as inúmeras ferramentas de Content Management Systems (CMS), seu principal aliado é um gerente de conteúdo de produto ou Product Information Management (PIM) .

 

Com um PIM você pode controlar a qualidade do conteúdo ao longo do processo, enriquecer a informação e mantê-la atualizada em todos os seus canais e plataformas. 

 

Para a plataforma do seu site de comércio eletrônico, sua loja no Facebook, seus representantes comerciais ... Tudo que você pode imaginar - e instantaneamente .

 

Equipe-se com ferramentas de design de catálogo

O aparecimento de funcionalidades de um catálogo online é muito importante no mundo digital.

 

Ao criar catálogos online que podem ser compartilhados, convertidos para outros formatos ou mesmo impressos, o programa mais difundido, poderoso e versátil é definitivamente o Adobe InDesign.

 

Economize ainda mais tempo com um plug-in que conecta as informações do produto diretamente ao InDesign. 

 

Com isso você pode enviar o conteúdo armazenado em seu PIM para o programa InDesign com a certeza de que não haverá erros e economizará centenas de horas de trabalho com design.

Escolha como apresentar o catálogo

Se o seu objetivo é mostrar seus produtos da forma mais visual e atrativa possível, você deve levar em consideração alguns aspectos ao desenvolver seu catálogo online:

 

 

As respostas fornecerão informações muito úteis para saber como projetar seu catálogo de produtos.

 

Por exemplo, se sua intenção é fornecer aos clientes todas as informações disponíveis sobre seus produtos, um design de catálogo tradicional seria recomendado. 

 

Mas se você deseja gerar curiosidade e garantir que seu catálogo cause uma forte impressão visual no usuário, um lookbook interativo ou flipbook pode ser mais interessante.



Conclusão

Um catálogo online profissional oferece diversas vantagens para empresas que querem divulgar os seus produtos. 

 

Porém, é muito importante que ele seja desenvolvido da melhor maneira possível para que realmente consiga obter bons resultados. 

 

Depois deste artigo, esperamos que esteja mais claro como criar um catálogo online profissional. 

 

No entanto, se você ainda tem dúvidas de como fazer ou atualizar o catálogo do seu negócio, procure pela ajuda de um profissional. Dessa maneira, juntos, vocês poderão definir e criar a melhor opção para você e para os seus clientes! 

 

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