ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O Jornalismo e a TV Digital: entendendo novos conceitos

17/2/2021 - Sorocaba - SP

Informar e editar com rigor e talento já não bastam para que o jornalista tenha sucesso tanto no mercado de trabalho quanto para com o seu público. Para atender os requisitos do mundo digital, o segmento pede que o profissional coloque em prática novas habilidades, que podem ser aprendidas de diversas formas, inclusive em cursos online, opções seguras e eficazes. 

São inúmeras ferramentas e novos conceitos que precisam ser descobertos para se diferenciar e chamar a atenção nesse mar tecnológico de "produtores de informação". Além de trazer uma nova interface, o jornalismo digital inclui outras disciplinas às atribuições dos jornalistas, sendo elas essenciais para a disseminação qualitativa e segura de informações para qualquer público que seja.

Além de aprender técnicas em um curso de jornalismo online, estudantes e profissionais que queiram se manter intactos neste setor devem conhecer instrumentos novos de edição de textos, vídeos, áudios e fotos; monitoramento de audiência nos portais e redes sociais; como elevar a posição de suas matérias nos mecanismos de busca e demais ferramentas de marketing de conteúdo; entre muitos outros.

É necessário dizer que, os jornalistas digitais podem trabalhar tanto em agências de comunicação, veículos de imprensa, quanto em seus próprios empreendimentos voltados para comunicação ou mesclar essas duas formas de trabalhar. 

Não é incomum encontrarmos por aí jornalistas que trabalhem em dois, três ou mais lugares ao mesmo tempo, produzindo conteúdo diversificado para cada um deles. As plataformas estão disponíveis para que o profissional as use com responsabilidade, seguindo a ética e demais critérios da disciplina.

Entre as características mais marcantes do jornalismo digital são o imediatismo, a interatividade e o caráter multimídia. 

São as três principais qualidades desse nicho que atraem quem está atrás de informações hoje em dia. Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam meios eficientes, confiáveis e que sejam constantemente atualizados para descobrir o que se passa em qualquer lugar do mundo.

No entanto, há ressalvas para quem quer seguir para esse lado do jornalismo: muito mais do que do que informar, por exemplo, a cotação do dólar em tempo real, os portais e blogs precisam correr atrás de pautas diferenciadas e exclusivas para chamar a atenção positivamente. 

  1. TV digital

No âmbito digital, tanto a TV quanto o rádio podem se reinventar, podendo ter seus materiais disponibilizados em sites próprios ou até mesmo em portais de compartilhamento de vídeos, como o Youtube. Desta forma é possível criar mais interatividade com o público, que está cada vez mais exigente.

Com as mudanças globais trazidas pela tecnologia, há quem diga que a internet tem potencial para substituir de vez a televisão, no entanto, tal afirmação deve ser feita com cuidado. 

No Brasil, por exemplo, mesmo com a parcela de pessoas com acesso à web crescendo, ainda não passa de 58%. Além disso, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 expõe que 63% da população brasileira ainda têm a TV como o principal meio de informação. Por conta disso, ao discutir sobre o futuro da TV perante a internet, é preciso ter um olhar amplificado e baseado em dados como estes.

É importante debater o papel social que a TV desempenha. Ela leva informação - até mesmo de forma coletiva, por meio de estabelecimentos ou casas de terceiros em pleno século XXI - a populações que ainda não possuem condições de ter nem mesmo computador, quiçá internet.

No entanto, da mesma forma que os jornais impressos não podem ser inimigos dos portais de notícias, a televisão convencional não precisa criar um embate direto com a TV digital. 

Aliás, muitas emissoras tanto de televisão quanto de rádio têm estudado e colocado em prática estratégias para alavancar sua audiência através da internet. Inúmeros jornalísticos podem ser conferidos por meio de sites oficiais depois de serem exibidos em seu horário normal ou são veiculados ao vivo, por meio de plataformas digitais, criando uma interação muito maior com o público.

É uma forma criativa e muito atual de manter o telejornalismo vivo dentro das mídias digitais e fazer crescer o interesse das pessoas por essa dinâmica. 

Em cursos online com certificado bem estruturados você encontra aulas precisas sobre esse assunto, sobretudo quando se trata de um curso de jornalismo online. Conhecer a situação do jornalismo na TV nos dias de hoje e o que pode acontecer com ele futuramente é imprescindível para se tornar um profissional mais completo.

 

 

Compartilhe no Whatsapp