Autor: Lucas Pelisari
É importante entender bem a carreira do sonoplasta, do locutor e o seu mercado de atuação.
Para isso, além de realizar cursos online com certificado de capacitação que apresentem alguns conceitos essenciais da área, é interessante pensar em meios de especialização, como um curso técnico ou uma graduação.
No primeiro caso, você pode encontrar cursos técnicos voltados às duas funções ou a cada uma delas, depende da grade e da instituição. Quanto à graduação, é recomendado realizar um curso de comunicação social com ênfase em rádio, TV e internet – assim você descobrirá o que é sonoplastia, locução e todos os ramos dessa área tão abrangente.
Com essas opções é possível dar entrada no registro profissional de trabalho, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e exigido por muitas empresas. De acordo com a Lei 6533/78, somente profissionais com esse documento podem ser contratados para trabalhar em rádio, TV, cinema, teatro ou campanhas publicitárias.
Fique ligado: ao dar entrada nesse registro, o sistema dá três opções para a área de sonorização: técnico de som – que opera e faz manutenções nesse sistema -, operador de som – que cuida de toda a estrutura e manipula o sistema em diferentes ambientes -, e o sonoplasta, conhecido também como operador de áudio, que faz edições em geral.
Já o mercado se mantém bastante eclético tanto para o locutor quanto para o sonoplasta. Quem investe em locução pode trabalhar em emissoras de rádio e TV, em produtoras de cinema, em projetos independentes para a internet (web rádio), teatro, empresas de publicidade e comércios em geral, como palestrantes ou coach de oratória, mestre de cerimônias em eventos, dublagens, narrações de produtos de jornalismo, entretenimento, etc. Além disso, vale lembrar que muitos locutores também são atores.
O operador de áudio, por sua vez, pode atuar na rádio, TV, cinema, produtoras, companhias de teatro, produção de vídeos institucionais, edição de comerciais, anúncios publicitários e outras peças, além da sonorização de ambientes, como igrejas, por exemplo.
A carreira em audiovisual e comunicação social garante boas oportunidades e dá chance para progressão, mas é necessário investir em qualificação frequente para se destacar. Muitos aparelhos, conceitos, programas e métodos se atualizam, logo, não dá para ficar estagnado.
Tenha sempre os cursos online com certificado como boas fontes de aperfeiçoamento, aproveitando o melhor de uma boa aula de sonoplastia, renovando as técnicas de locução, entre outros termos fundamentais.
Fortalecer as competências é uma necessidade para qualquer profissional, assim como o marketing pessoal e o relacionamento interpessoal. Quem atua na área da comunicação deve se empenhar nesses conceitos, ainda mais se deseja ter destaque em sua função.
Técnicas de etiqueta, cuidados com a imagem, a ética e o modo de agir contam muito, assim como a interação com os colegas, clientes e todos os colaboradores que convivem no mesmo ambiente, seja profissional ou pessoal.
Sobretudo o locutor deve se preocupar com a voz, a clareza na informação, interpretação dos textos, críticas e opiniões, ainda mais quando está em um programa ao vivo, em um evento ou fazendo uma propaganda.
Tais temas são destaque em cursos online, veja só:
Curso Marketing Pessoal: um guia completo com ótimas dicas e macetes para ser visto e lembrado, com ações que fazem toda a diferença para qualquer profissional.
Curso Relações Interpessoais: como lidar com pessoas diferentes e criar um ambiente pacífico e respeitoso? Essa é uma das abordagens desse curso online, que mostra diversos dados relevantes e impressionantes.
Não basta fazer apenas um curso de sonoplastia e locução: é preciso ter uma visão geral de inúmeros conceitos e áreas correlatas que agregam valores e conhecimento à função.
Ao se aventurar na carreira de locutor, você deve ter em mente que esse cargo demanda muito estudo e o aprimoramento de técnicas frequentemente. Não adianta ter uma boa voz se você não sabe se expressar, tem uma oratória ruim, capacidade de improvisação nula, bem como desconhecimento nas melhores estratégias de mecânica e estética de locução.
O manual do locutor estabelece algumas técnicas voltadas a cada contexto: fala, voz e locução, notícias, flashes, leitura e interpretação, entrevistas e respiração. Para todos esses pontos, vale se atentar em algumas dicas gerais.
Aquecer a voz sempre antes de uma locução – os cuidados podem começar já no dia anterior ao trabalho;
Conhecer previamente a pauta do programa, os assuntos abordados e os textos que serão lidos;
Treinar constantemente e sem pressa, realçando e pronunciando corretamente as palavras, acreditando no que está lendo e sempre com total naturalidade;
Raciocinar rapidamente, ter capacidade de improviso e conhecimento de todos os comandos da mesa de som – em alguns casos, o locutor pode não ter o apoio de um sonoplasta, ele mesmo deve operar os equipamentos;
Atentar-se à alimentação para que não prejudique sua voz, evitando líquidos gelados e derivados de leite. Além disso, não é indicado fumar;
Ler muitos textos, trava línguas e fazer exercícios de aquecimento vocal e respiração. São ações básicas e simples que ajudam muito!
Agora que você já tem noção das funções de um locutor, sabe o que faz um sonoplasta e vários detalhes desses segmentos, finalizamos nosso artigo citando alguns locutores famosos que vale a pena se inspirar. Muitos deles você já deve conhecer, mas é importante pesquisar a história de sua carreira e saber quais foram suas motivações ao investir nessa função tão inspiradora:
Barros de Alencar: um dos maiores radialistas brasileiros, com destaque na Rádio Tupi de São Paulo, sobretudo na época da Jovem Guarda. Atuou como apresentador de programas de calouros na Record e na Rádio América. Faleceu recentemente, aos 84 anos.
Eli Correia: dono de uma das vozes mais marcantes do rádio brasileiro, conhecido pelos bordões, apresentação de programas matinais de variedades e também no mercado publicitário. Além de palestrante, trabalha atualmente na Rádio Capital de SP.
Osmar Santos: considerado o maior locutor esportivo do país, inspiração para muitos profissionais de rádio e TV. Esteve em diversas emissoras e é constantemente homenageado pelo trabalho prestado ao esporte brasileiro, sobretudo o futebol.
Luis Lombardi Neto: um dos locutores e narradores mais icônicos do Brasil, conhecido pela "voz misteriosa" nos programas de Silvio Santos. Trabalhou no SBT por 40 anos, mas antes disso já havia atuado em diversos programas de rádio. Faleceu em 2009 devido a um infarto.