ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Carreira e mercado de trabalho do sonoplasta e do locutor

17/2/2021 - Sorocaba - SP

É importante entender bem a carreira do sonoplasta, do locutor e o seu mercado de atuação. 

Para isso, além de realizar cursos online com certificado de capacitação que apresentem alguns conceitos essenciais da área, é interessante pensar em meios de especialização, como um curso técnico ou uma graduação.

No primeiro caso, você pode encontrar cursos técnicos voltados às duas funções ou a cada uma delas, depende da grade e da instituição. Quanto à graduação, é recomendado realizar um curso de comunicação social com ênfase em rádio, TV e internet – assim você descobrirá o que é sonoplastia, locução e todos os ramos dessa área tão abrangente.

Com essas opções é possível dar entrada no registro profissional de trabalho, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e exigido por muitas empresas. De acordo com a Lei 6533/78, somente profissionais com esse documento podem ser contratados para trabalhar em rádio, TV, cinema, teatro ou campanhas publicitárias.

Fique ligado: ao dar entrada nesse registro, o sistema dá três opções para a área de sonorização: técnico de som – que opera e faz manutenções nesse sistema -, operador de som – que cuida de toda a estrutura e manipula o sistema em diferentes ambientes -, e o sonoplasta, conhecido também como operador de áudio, que faz edições em geral.

Já o mercado se mantém bastante eclético tanto para o locutor quanto para o sonoplasta. Quem investe em locução pode trabalhar em emissoras de rádio e TV, em produtoras de cinema, em projetos independentes para a internet (web rádio), teatro, empresas de publicidade e comércios em geral, como palestrantes ou coach de oratória, mestre de cerimônias em eventos, dublagens, narrações de produtos de jornalismo, entretenimento, etc. Além disso, vale lembrar que muitos locutores também são atores.

O operador de áudio, por sua vez, pode atuar na rádio, TV, cinema, produtoras, companhias de teatro, produção de vídeos institucionais, edição de comerciais, anúncios publicitários e outras peças, além da sonorização de ambientes, como igrejas, por exemplo.

A carreira em audiovisual e comunicação social garante boas oportunidades e dá chance para progressão, mas é necessário investir em qualificação frequente para se destacar. Muitos aparelhos, conceitos, programas e métodos se atualizam, logo, não dá para ficar estagnado. 

Tenha sempre os cursos online com certificado como boas fontes de aperfeiçoamento, aproveitando o melhor de uma boa aula de sonoplastia, renovando as técnicas de locução, entre outros termos fundamentais.

  1. Marketing pessoal e relacionamento interpessoal

Fortalecer as competências é uma necessidade para qualquer profissional, assim como o marketing pessoal e o relacionamento interpessoal. Quem atua na área da comunicação deve se empenhar nesses conceitos, ainda mais se deseja ter destaque em sua função.

Técnicas de etiqueta, cuidados com a imagem, a ética e o modo de agir contam muito, assim como a interação com os colegas, clientes e todos os colaboradores que convivem no mesmo ambiente, seja profissional ou pessoal. 

Sobretudo o locutor deve se preocupar com a voz, a clareza na informação, interpretação dos textos, críticas e opiniões, ainda mais quando está em um programa ao vivo, em um evento ou fazendo uma propaganda.

Tais temas são destaque em cursos online, veja só:

  1. Curso Marketing Pessoal‍: um guia completo com ótimas dicas e macetes para ser visto e lembrado, com ações que fazem toda a diferença para qualquer profissional. 

  2. Curso Relações Interpessoais‍: como lidar com pessoas diferentes e criar um ambiente pacífico e respeitoso? Essa é uma das abordagens desse curso online, que mostra diversos dados relevantes e impressionantes.

Não basta fazer apenas um curso de sonoplastia e locução: é preciso ter uma visão geral de inúmeros conceitos e áreas correlatas que agregam valores e conhecimento à função.

  1. Mecânica, estética e técnicas de locução

Ao se aventurar na carreira de locutor, você deve ter em mente que esse cargo demanda muito estudo e o aprimoramento de técnicas frequentemente. Não adianta ter uma boa voz se você não sabe se expressar, tem uma oratória ruim, capacidade de improvisação nula, bem como desconhecimento nas melhores estratégias de mecânica e estética de locução.

O manual do locutor estabelece algumas técnicas voltadas a cada contexto: fala, voz e locução, notícias, flashes, leitura e interpretação, entrevistas e respiração. Para todos esses pontos, vale se atentar em algumas dicas gerais.

  1. Locutores famosos

Agora que você já tem noção das funções de um locutor, sabe o que faz um sonoplasta e vários detalhes desses segmentos, finalizamos nosso artigo citando alguns locutores famosos que vale a pena se inspirar. Muitos deles você já deve conhecer, mas é importante pesquisar a história de sua carreira e saber quais foram suas motivações ao investir nessa função tão inspiradora:

 

Compartilhe no Whatsapp