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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

SEO Friendly: o que é?

11/2/2021 - Sorocaba - SP

SEO friendly é um termo novo que se refere aos sites que seguem as boas práticas do Google. Empresas que querem ter visibilidade e mais resultados orgânicos nos buscadores, precisam saber o que é esse método e como fazê-lo. 

 

É verdade que existem diversos termos referente a estratégias de Marketing Digital que podem confundir um pouco as pessoas. Entretanto, vale a pena estudá-los, ainda mais quando se tem os possíveis resultados em vista.

 

Atualmente, não basta apenas estar na internet. A concorrência é enorme e, por isso, as estratégias para se destacar são necessárias. O hábito do consumidor mudou, agora é comum pesquisar valores, recomendações e diferentes opções de um mesmo produto na internet.

 

Por onde essas pesquisas são feitas? Nos buscadores, em especial, o Google. Embora existam milhares de sites e páginas oferecendo produtos, informações e serviços, 60% dos usuários clicam apenas nos três primeiros links a aparecerem no resultado do Google. 

 

Então, estar nessas primeiras posições é quase que essencial para ter mais cliques, leads, visibilidade e resultados financeiros em campanhas digitais. É neste ponto que entra o SEO - estratégia responsável ranquear sites de empresas nos buscadores. 

 

Este é mais um dos termos que parecem difíceis, mas que na realidade, se trata de um conjunto de ações para melhorar a posição de um site na internet. Por ser uma nova nomenclatura, é possível que muitos não saibam sobre o que se trata.

 

Ainda, algumas pessoas se perguntam a diferença entre SEO e SEO friendly. Explicaremos essa questão detalhadamente ao longo do conteúdo para ajudar empresas a se destacarem e terem mais resultados digitais. Acompanhe!

 

O que é SEO?

 

SEO (sigla que significa “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização para motores de busca) é um conjunto de estratégias que visam ranquear um site nas primeiras posições dos buscadores. É um método conhecido por proporcionar maior retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição (CAC).

 

Isso porque, se trata de ações orgânicas. Ou seja, não tem a compra de mídia ou investimento em anúncios e campanhas. É, verdadeiramente, de graça. Basta aplicar as medidas no site da empresa e em seus conteúdos.

 

Pode soar simples, mas é preciso de bastante conhecimento e expertise na área para fazer um bom SEO. As técnicas usadas são: usabilidade do site, baixo tempo de carregamento da página, conteúdos otimizados, otimização de sites, informações relevantes, entre outras.

 

Com todas essas qualificações, o Google entende que é um bom site para recomendar ao seu usuário. Então, essa estratégia visa organizar e melhorar o site e conteúdo para agradar o buscador e ser melhor ranqueado.

 

Com o número de páginas na internet, o Google precisou criar um método para organizá-las e entender quais são as melhores para cada pesquisa. Assim, surgiram os algoritmos - os famosos robôs desse buscador.

 

Assim que um usuário faz uma pesquisa, esses robôs entram em ação e analisam todas as páginas para mostrar. O Google procura proporcionar às pessoas uma boa experiência e por isso, só ranqueia nas primeiras posições os melhores sites.

 

Então, o algoritmo analisa todos os sites, verifica se tem conteúdo relevante, se a página é acessível para todos os mobiles, tempo de carregamento, usabilidade e diversos outros atributos.

 

Assim, vai colocando as páginas nos resultados - das melhores, nas primeiras posições, às piores, que quase não são vistas pelos usuários. 

 

Em resumo, SEO é o conjunto de técnicas que agradam o algoritmo e que fazem o site cumprir todos os requisitos para serem colocados nas primeiras posições. Ficou claro? 

 

É possível fazer por conta própria, mas como dissemos, exige conhecimento e experiência, então as agências de Marketing Digital especializadas em SEO são ótimas opções. 

 

O que é SEO friendly?

 

Ser SEO friendly então, é quando um site segue todas as orientações corretamente e consegue agradar os robôs. A página segue o conjunto de boas práticas na construção da página. 

 

Tem uma boa estruturação de elementos como título, intertítulos, fotos e suas descrições para o Google conseguir ler melhor as informações. Oferece conteúdos de qualidade, informativos, com o número de palavras ideal que sanam todas as dúvidas do leitor. 

 

Consegue ser acessado por todos os mobiles. O usuário se sente confortável no site, sem tantos obstáculos, é de fácil entendimento, carrega todas as páginas rapidamente, entre outros atributos técnicos.

 

Ainda tem um layout atraente, permitindo que o leitor permaneça no site por mais tempo acessando todas as informações. Os consumidores estão cada dia mais exigentes, já percebeu?

 

Quando se deparam com sites demorados, confusos e cheios de anúncios e obstáculos na tela, se sentem desconfortáveis e vão em busca de outra opção - o que gera um estresse ao leitor, situação que o Google não quer de forma alguma. 

 

Sendo assim, os sites devem buscar ser SEO friendly. Com a alta concorrência, ter mais de um canal de venda é importante e se destacar nela, mais ainda. Com isso, será ranqueado entre as primeiras posições e terá mais cliques e resultados sem ter que pagar por isso.



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