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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Vale a pena uma academia ter loja virtual?

10/2/2021 - Sorocaba - SP

Houve uma época em que ter uma loja virtual era algo para poucos. O investimento era alto, não tinha tantos meios de pagamento e quase ninguém comprava na internet.

No entanto, a evolução tecnológica dos últimos anos abriu muitas possibilidades, e a criação de e-commerce se tornou muito simples.

O que requisitava de programadores experientes pode ser feito no melhor estilo “clicar e arrastar”. Até mesmo o design já vem pronto, e os pacotes premium cabem no bolso de qualquer empreendedor.

Ou seja, só não tem uma loja online quem não quer, não é verdade?

Alguns nichos se beneficiam mais do que outros no que tange às lojas virtuais. As academias, por exemplo, são bastante beneficiadas por essa tecnologia. Elas já começam com um diferencial importante: uma grande quantidade de clientes.

Neste conteúdo vamos explicar os motivos pelos quais todas as academias devem ter loja virtual.

Vamos lá!

É fácil montar uma loja virtual

A maioria das pessoas que deseja uma loja virtual fica com o pé atrás por causa da programação. De fato, um e-commerce exige muitos conhecimentos em TI, mas só para quem cria a plataforma; para os usuários, basta colocar o conteúdo!

Os métodos de criação de lojas online estão tão avançados que qualquer pessoa pode criar uma em menos de duas horas.

Além disso, outro ponto que precisa ser destacado é o valor para criar e manter uma loja virtual: você pode ter um e-commerce profissional sem gastar nada por isso.

Métodos de pagamentos nacionais e internacionais, controle de estoque, estatísticas de visitantes, design responsivo e os demais recursos para um negócio de sucesso estão disponíveis na maioria dos planos free para você.

No entanto, é recomendado investir em um domínio para sua loja, o qual não custa mais de R$ 100 por ano de uso. Ele confere uma identidade à sua loja, e facilita seu reconhecimento.

A melhor plataforma de e-commerce para começar é a Loja Integrada. Ela foi impulsionada pelo Google, e conta com muitos recursos na versão gratuita. Com certeza vale conhecer um pouquinho mais sobre ela.

Dá para aproveitar a popularidade da academia

Começar uma loja virtual do zero não é tarefa fácil. No entanto, as academias já possuem um ingrediente importante para o sucesso: clientes iniciais.

Todos os alunos da academia com certeza estão interessados em algum produto para melhorar a performance. Além disso, todo mundo sabe que o Whey Protein é o suplemento mais utilizado entre o pessoal que malha.

Por que não unir o útil ao agradável?

Ao montar um e-commerce para sua academia, você pode fornecer todos os produtos que seus alunos desejam. 

Da mesma forma, um sistema de recompensa para os instrutores pode ser elaborado, onde cada instrutor ganha um código e, se a venda for realizada ao usar o código, o aluno ganha um desconto e o instrutor ganha uma porcentagem da venda.

Outro detalhe muito importante é o uso do site e das redes sociais da academia para promover a loja online. Nesse caso, a loja pode entrar na estrutura do site, sendo mais uma aba para os usuários.

Já as redes sociais, se bem trabalhadas, garantem um enorme tráfego orgânico para o site, o que tem impacto direto nas vendas.

A URL da loja pode ser incrementada nas camisetas da academia, as quais podem ser vendidas, de forma estratégica, em grandes promoções de “queima de estoque”. 

Todas essas estratégias com certeza vão aumentar o faturamento de sua academia.

Existem muitos produtos para academia

O nicho de saúde é sem dúvidas o melhor para se empreender. Existem milhares de produtos para serem ofertados, e sempre há pessoas interessadas nesses produtos. 

Como estamos tratando de um caso específico, onde uma academia deseja investir em uma loja virtual, vale ponderar com base nesse público.

Em suma, sua loja online pode ofertar os seguintes itens:

A ideia é entregar os produtos mais procurados pelos atletas da academia. Assim, além do valor da mensalidade, você fatura com a venda de produtos, os quais podem ser de uso recorrente, como é o caso dos suplementos.

A loja virtual pode atrair mais alunos

Por fim, como estamos lidando com a Web, há necessidade de realizar otimizações no conteúdo de sua loja virtual, o que aumenta o SEO. Isso melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Dessa forma, muitas pessoas virão de maneira orgânica até sua página e, além de checarem os produtos, podem descobrir sua academia.

Além disso, você pode montar “combos” de produtos de academia que, caso sejam adquiridos, dão um mês de treino grátis.

Essa união (Web + e-commerce + academia), se feita da forma correta, pode alavancar muito o seu negócio.

Se juntarmos tudo isso com o Marketing Digital, os resultados podem ser ainda maiores!

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