ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Contabilidade digital: por que a tendência é digitalizar os serviços?

10/2/2021 - Sorocaba - SP

Há alguns anos, a contabilidade tem passado por mudanças significativas. Se, antigamente, o contador era o responsável apenas por apurar os tributos e deixar as empresas dentro da lei, hoje ele é uma figura importantíssima, ajudando os gestores com informações cruciais sobre a vida financeira das empresas.

E, entre as várias mudanças ocorridas, certamente uma das mais inovadoras é a contabilidade digital. Basicamente, a ideia é terceirizar o serviço de contabilidade à distância, realizando todas as operações por meio de uma plataforma digital.

Como funciona a contabilidade digital

A contabilidade digital surge como resultado das inovações tecnológicas da área, especialmente do SPED, um sistema online de escrituração que torna mais fácil a comunicação entre as áreas contábeis das empresas e o Fisco.

Por meio de uma plataforma online, os empresários que aderem à contabilidade online, conseguem enviar aos contadores todos os documentos e informações necessárias para que os profissionais realizem diferentes serviços, como apuração dos tributos, emissão das guias, contabilidade trabalhista e até mesmo a contabilidade gerencial, oferecendo informações valiosas sobre a vida financeira do negócio por meio de relatórios.

A grande vantagem da tecnologia é a facilidade que ela traz para aproximar empresas e contadores, tornando os processos mais ágeis. O cliente tem mais autonomia e consegue, ele próprio, baixar os documentos contábeis de que precisa e conferir as informações sobre a sua empresa.

Além disso, por essa mesma plataforma, é possível realizar a emissão de notas fiscais e entrar em contato com os contadores, tornando mais simples o diálogo e a interação.

Porque ela é uma tendência

As mudanças na sociedade não são isoladas – e a contabilidade há tempos vem se adequando a todas essas transformações digitais. A escrituração digital (SPED) da Receita Federal permite que os contribuintes cumpram com suas obrigações fiscais por meio digital, dispensando a necessidade do preenchimento e entrega de documentos impressos aos órgãos competentes.

Essa escrituração é feita de maneira online, usando documentos com assinatura eletrônica, validados juridicamente por meio da certificação digital.

Ou seja, todas as informações trabalhistas, tributárias e legais são enviadas aos órgãos governamentais por meio de programas de computador. Isso traz muito mais agilidade às empresas e aos contadores.

Além disso, o SPED ajuda a reduzir as fraudes, pois a Receita passa a ter um controle mais preciso sobre todas as informações importantes dos negócios, trazendo mais transparência.

Outra revolução digital que contribuiu para a contabilidade online se tornar tão forte atualmente é a computação em nuvem (cloud computing). Com ela, é possível armazenar dados e informações em um servidor na internet, com capacidade quase infinita de armazenamento e muito mais segurança, pois os dados ficam criptografados.

A computação em nuvem permite, portanto, que as plataformas contábeis online armazenem uma centena de documentos das empresas, de maneira mais segura e ágil, tornando fácil encontrar e acessar o que o contador precisar consultar – e trazendo mais segurança às empresas contra roubos, danos e desvio de informação.

Graças a todos esses avanços, a contabilidade, hoje, é muito mais acessível, e por meio da opção online até os pequenos e médios negócios conseguem ter acesso a um serviço contábil de qualidade, sem pagar um preço exorbitante por ele e tendo autonomia para participar dos processos.

Outro ponto que vale frisar é a mudança dos próprios clientes. Com a chegada dos millenials, os contadores sentiram a necessidade de modernizarem os serviços prestados, atendendo ao perfil da nova demanda, acostumada com processos rápidos, transparentes e ágeis, pois vivem na era da informação e da conectividade – e exigem esse mesmo padrão dos seus prestadores de serviço.

As vantagens da contabilidade digital

Apesar de todas as mudanças na sociedade, a contabilidade digital não se tornaria um sucesso, inclusive com a adoção de grandes empresas ao modelo, se ela não apresentasse vantagens importantes.

Personalização dos serviços

Uma das principais vantagens trazida pela contabilidade digital é a possibilidade de optar por planos de contabilidade de acordo com o porte, o mercado e as necessidades da sua empresa.

Você poderá escolher pelos serviços dos quais necessita, de acordo com as características da sua empresa, deixando todos os serviços muito mais personalizados. Por isso, existem opções para microempresas, empresas de pequeno e médio porte e grandes negócios.

Atendimento à distância

A pandemia nos mostrou como a internet e o online é capaz de trazer facilidades para o nosso dia a dia. E com a contabilidade não precisa ser diferente. Você, como empresário, não tem mais a necessidade de perder tempo se deslocando até o escritório do contador para enviar documentos ou ter acesso a relatórios.

Com apenas poucos cliques, até mesmo do seu smartphone, você consegue ficar por dentro de tudo o que acontece no seu negócio nas áreas contábil, fiscal e financeira.

Economia

A contabilidade online é mais barata do que os modelos tradicionais, justamente porque não tem a necessidade de um escritório físico e, ainda, pode trabalhar com serviços sob demanda, com opções mais econômicas para os pequenos negócios e mais robustas para as grandes empresas.

Para quem é pequeno ou micro, essa é uma vantagem muito importante, porque torna os serviços contábeis mais acessíveis e permite a profissionalização das empresas, melhorando o resultado delas e aumentando a chance de crescimento.

Agilidade 

Ninguém gosta de perder tempo com burocracias intermináveis. E com a contabilidade online, muitas delas são reduzidas. Usando um computador, tablet ou smartphone, o gestor consegue controlar a sua empresa à distância, inclusive a parte contábil, entrando em contato com os contadores, enviando documentos e acessando relatórios.

As principais tendências da contabilidade para os próximos anos

A contabilidade online já é uma realidade, mas além dela, para os próximos anos, podemos esperar mais novidades e tendências, como:

 

Compartilhe no Whatsapp