ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Porque é Importante Ter Um Site Responsivo?

5/2/2021 - Sorocaba - SP

Uma das principais razões para ter um site responsivo é que permite aumentar consideravelmente a visibilidade de uma empresa ou marca diante dos mecanismos de pesquisa.

Basicamente, é fazer a criação de sites profissionais de forma que seu conteúdo possa ser consultado, não importa qual dispositivo for: Computador, Smartphone, Tablet, Laptop ou mesmo uma TV.

Ou seja, um site responsivo é um único site para diversos formatos, para diversos tamanhos de tela e para diversos dispositivos diferentes.

É um conteúdo totalmente adaptado a cada dispositivo, ao tamanho das imagens, ao conteúdo, aos botões de navegação ou até mesmo o menu.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre o que é um site responsivo, qual importância e suas vantagens, vamos mostrar tudo em detalhes aqui.

 

O que é um site responsivo?

Antes de entender a importância de ter um site responsivo, vamos entender um pouco melhor o conceito.

Hoje em dia, os hábitos dos consumidores mudaram radicalmente, e isso ficou muito mais evidente com a atual situação que o mundo vive.

E uma das principais mudanças foi trocar a pesquisa feita em computadores para outros dispositivos, como smartphones, tablets, etc.

Logo, um site responsivo é aquele reúne um conjunto de técnicas e códigos que permitem a um site se adaptar em função do tamanho da tela.

Dessa forma, é um site que é perfeitamente legível no iPhone, no tablet Samsung, na tela do computador, ou ainda no laptop.

 

Por que ter um site responsivo?

Não sei se você sabe, mas grande parte do tráfego do site vem através do smartphone e tablet.

Assim, ter um site adaptado a uma tela de um smartphone é tão importante quanto ter um site adaptado a uma tela de computador.

Além disso, não ter um site responsivovai fazer com que você perca muitos visitantes se sua empresa não está acessível em vários dispositivos móveis.

Tenha em mente que um visitante com uma má experiência significa que terá pouquíssimas chances de se tornar um cliente.

Se você ainda está em dúvida sobre a sua importância, veja abaixo algumas vantagens:

 

Quais as vantagens do site responsivo?

Agora que você já entendeu o conceito, confira algumas vantagens de ter um site responsivo:

1.Aumentar a visibilidade diante dos motores de pesquisa

Saiba que o Google privilegia os sites que são adaptados a diferentes formatos, o que vai ajudar a aumentar a visibilidade uma vez que serão bem posicionados.

2.Melhora o posicionamento natural

O Google dá muito mais importância à experiência do usuário ao posicionar um site nos motores de busca.

Principalmente após o anúncio das novas métricas Core Vitals que entrarão em vigor em 2021. Por isso, vale ficar atento a esse fator.

Além disso, uma única URL ajuda os usuários a compartilhar mais facilmente os conteúdos do site nas redes sociais.

E como o Google leva em conta a experiência do usuário no seu algoritmo porque ele quer que seus usuários estejam satisfeitos, ter um site responsivoterá um impacto positivo no posicionamento e assim, terá mais tráfego orgânico.

3.Aumenta as conversões

O que adianta ter visitantes no seu site se ninguém entra em contato e nem compra seus produtos?

É uma boa ideia oferecer uma boa experiência para os clientes potenciais assim como os clientes que já tem, mas é importante garantir que seu site seja pensado para aumentar as conversões.

Por exemplo, se um visitante tiver problemas para navegar na estrutura do site e para ler as páginas e informações lá postadas, é bem provável que ele não interaja, logo, você não converte.

Então, se for difícil para os visitantes do site visualizarem corretamente os conteúdos dispostos, saiba que isso terá um efeito negativo nas suas conversões.

Assim, ter um site responsivo é a solução ideal para satisfazer seus visitantes e aumentar as conversões.

4.Mais fácil de gerenciar

Até agora falamos sobre a experiência do usuário e quanto a você?

Em um mundo cada vez mais digital, é preciso encontrar maneiras de facilitar as coisas para você, ou para seu gestor de marketing e contéudos.

Por exemplo, se você criar duas URLs diferentes, uma para desktop e outra para dispositivos móveis, você terá o dobro de conteúdos para criar e gerenciar.

Por outro lado, o site responsivo vai fazer com que você ganhe um tempo na criação de conteúdos, bem como aumento das conversões a médio e longo prazo.

5.Melhora a experiência do usuário

Ter um site responsivoé otimizar sua comunicação digital. A utilização de dispositivos móveis aumenta a cada dia, e seus clientes potenciais preferem muito mais navegar em sites responsivos.

Logo, ter um site responsivo não apenas facilita a navegação dos usuários, melhora a sua experiência e ajuda no trabalho de indexação nos mecanismos de pesquisa.

 

E você, já otimizou todos os seus sites para dispositivos móveis?

Compartilhe no Whatsapp