ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Principais vantagens dos aplicativos de táxi

2/2/2021 - Sorocaba - SP

Hoje em dia, não existe brasileiro nas grandes cidades que não usufrua das principais vantagens dos aplicativos de táxi e de caronas. Não é à toa, por exemplo, que aumentou consideravelmente o número de pessoas que querem saber como ser taxista nos dias de hoje e começar a trabalhar fazendo corridas nas grandes cidades e, em alguns casos, até mesmo entregas de produtos.

Para quem não é motorista e só quer ir de um ponto a outro, os aplicativos de táxi são realmente muito vantajosos e muito usados. Em São Paulo, por exemplo, a cada 4 chamadas de táxi, 3 são feitas por aplicativos. Considerando que existem mais smartphones ativos do que pessoas no Brasil atualmente, essa métrica não é de se espantar. No entanto, é possível que nem todo mundo use esse tipo de serviço.

Por exemplo, talvez você ainda não esteja certo das principais vantagens dos aplicativos de táxi. Se for o caso, siga a leitura para ver as vantagens de baixar um app desses!

5 principais vantagens dos aplicativos de táxi

1. Segurança

Pegar um táxi comum nas ruas das grandes cidades pode ser um risco, principalmente fora do horário de pico. Os aplicativos de táxi informam a identidade de seu motorista, a placa do carro, a rota que ele seguirá e até oferecem um botão de pânico para acionar, caso haja movimentação suspeita. Lembre-se de recusar a corrida caso o carro não seja o mesmo do aplicativo e denuncie caso isso aconteça.

Além disso, usar um táxi pelo app ajuda a evitar que você corra risco com o transporte público e até mesmo com os aplicativos de transporte compartilhado. Isso porque qualquer pessoa pode ser um motorista de transporte compartilhado, no entanto, apenas pessoas registradas e cadastradas podem ser taxistas. Essa é uma camada extra de segurança para o cliente em cada corrida.

2. Planejamento

Os aplicativos permitem saber o horário que o motorista chegará em seu local, e o horário previsto para chegar ao seu destino. Isso facilita planejar com antecedência que horas deve sair para seu compromisso, conferir se há trânsito no horário que sairá e se a tarifa será mais barata ou mais cara (se for horário de rush). Outra vantagem é poder planejar se irá consumir bebida alcoólica e ter a garantia de que não precisará dirigir, já que tem um motorista à mão a qualquer hora do dia.

Isso adiciona uma certa camada de conforto no seu dia a dia, além de facilitar toda a logística do que quer que você faça. Por exemplo, se for viajar a trabalho para uma cidade que não conhece, sabe que poderá se locomover com facilidade (e quanto tempo  levará para isso) em poucos cliques no aplicativo.

3. Comodidade

Desde que seu smartphone tenha internet e população, é possível chamar um táxi por aplicativo a partir de qualquer local. Sem o aplicativo, a espera por um carro, ou a procura por uma carona se tornariam frustrantes e poderiam até arruinar um bom dia. Os preços acessíveis permitem usar o dispositivo com mais frequência e garantir não chegar em seu compromisso suado em um dia quente, ou molhado em um dia chuvoso.

4. Ecológico

As novas gerações já estão cansadas de saber quão poluído está o planeta em que vivem, e a superlotação de carros contribui drasticamente com este resultado. Ao ter a possibilidade de chamar um táxi ao alcance de suas mãos, as pessoas estão trocando dezenas de carros que estariam nas ruas por apenas um, que serve diariamente estas dezenas de pessoas, reduzindo a emissão de gases poluentes gerados pela queima de combustível. Para quem se preocupa com o meio ambiente, essa é uma ótima opção, especialmente quando os táxis começarem a usar carros elétricos, o que deverá acontecer no futuro.

5. Economia

Ter um carro próprio custa muito dinheiro e cuidado, duas coisas que andam faltando para muita gente. O aplicativo de táxi permite ter a mesma vida confortável das pessoas com carro particular, porém sem o ônus de dispor de centenas de reais com manutenção, estacionamento, impostos e as horas de revisão.

Isso acontece porque, para muitos, ter um carro é mais caro do que usar um táxi todos os dias. É só fazer as contas. O carro tem, além da sua desvalorização e custos de manutenção, um alto gasto mensal com combustível. Como os aplicativos de táxi diminuíram consideravelmente os preços das corridas, agora ficou mais econômico ir de táxi do que ter um carro.

Agora que você já viu as principais vantagens dos aplicativos de táxi, provavelmente ficou com vontade de baixar um para testar, não é mesmo? A boa notícia é que existem muitas opções para você, desde os apps mais famosos que atendem no Brasil todo, até opções mais regionais ou exclusivas da sua cidade. Por isso, vale a pena pesquisar a melhor alternativa e comparar os preços de todos eles.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo contando a sua experiência com apps de táxi!

Compartilhe no Whatsapp