ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Amortização de financiamento imobiliário- Saiba como funciona

2/2/2021 - Sorocaba - SP

Quando se considera os contratos de empréstimos utilizados para comprar apartamento em Jundiaí, casa ou terreno, é importante conhecer como funciona a amortização de financiamento imobiliário, pois os benefícios são reais e podem facilitar a vida de quem precisa se livrar dessa dívida. Os financiamentos imobiliários são empréstimos realizados junto as instituições bancárias com o intuito de adquirir uma propriedade e representam uma ótima oportunidade e saída para quem não consegue fazer o pagamento à vista. Porém, por se tratar de altos valores e compras de alto padrão que só podem comprometer uma dada porcentagem da renda do comprador, eles vem acrescidos de altas taxas de juros que, no somatório final, costuma ser até três vezes maior que o valor contratado.

Dessa forma, a amortização de um financiamento imobiliário atua de forma a reduzir o valor original de uma dívida/financiamento, adiantando as parcelas finais e diminuindo o tempo ativo das prestações. Assim, toda vez que uma parcela de um financiamento ou empréstimo é quitada de forma antecipada, o cliente devedor efetua a amortização do saldo a ser pago. Todo financiamento imobiliário precisa de organização da renda mensal que será comprometida, planejamento para pagar as prestações e arcar com as obrigações mensais bem analisar os valores que pode dispor mensalmente para adiantar as parcelas finais.

 

Condições

 

Estas são formas desenvolvidas alheias as condições estabelecidas em contrato de casas à venda em Jundiaí como forma de encontrar novas saídas as definidas no ato do financiamento para se livrar das altas taxas de juros. O cliente pode adiantar pagamentos devido a algumas condições que podem aparecer após a assinatura do contrato: melhorar seus ganhos mensais, organizar-se e desembolsar mais parcelas de uma vez, pagar prestações com valores maiores, utilizar recursos oriundos de outras rendas como segundo emprego e heranças, fazer a portabilidade do financiamento para outras instituições bancárias capazes de oferecer melhores condições com redução dos tributos ou pausas de algumas parcelas. A possibilidade de quitar a dívida antes do que foi estabelecido no contrato imobiliário é uma vantagem real que pode valorizar seus investimentos. Outro meio de planejamento da amortização muito utilizada pelos compradores é a deliberação sobre o uso do saldo do FGTS, acumulado ao longo da vida profissional e que raramente pode ser aplicado, sendo o emprego imobiliário, uma dessas formas. Se você trabalha no regime de carteira assinada, vale a pena avaliar junto ao seu banco as situações e modalidades possíveis de utilização desse recurso para amortização, calculando as vantagens e benefícios dessa medida.

 

Como funciona?

 

Assim que o cliente assina o contrato com o banco, são consolidadas as cláusulas que determinam o valor e quantidade de parcelas a serem quitadas ao longo de todo o prazo do financiamento. O valor financiado pelo banco é acrescido de juros e encargos que serão amortizados e deixarão de ser pagos a partir do momento que o cliente adiantar pagamentos, reduzindo assim os valores. Vale destacar que esses juros e encargos são tarifas referentes ao tempo que o dinheiro fica emprestado e a amortização pode se dar de duas formas. A Tabela SAC é a modalidade mais utilizada na amortização imobiliária segundo a qual o reajuste do saldo devedor e os juros estabelecidos no início do empréstimo sã feitos de acordo com a taxa referencial. A possibilidade de desenvolver parcelas decrescentes torna esse sistema mais atrativo e vantajoso, pois o valor a ser quitado acaba sendo bem menor que as o montante definido no inicio do contrato com as parcelas fixas. É o sistema mais utilizado pela Caixa Econômica, porém existem outras formas de financiamentos a gosto e preferência de cada cliente. Já na Tabela Price não existe um abatimento no valor das prestações mensais nem reajuste pela taxa referencial, pois as parcelas correspondem a um sistema fixo que as deixam num valor mais alto.

 

Viabilidade

 

Vale destacar que é importante se informar sobre as taxas cobradas antes de realizar a amortização da sua dívida pois nem sempre elas são vantajosas para o melhor aproveitamento no processo. Às vezes, é mais vantajoso deixar as parcelas como estão hoje caso a redução dos valores não sejam muito baixos. Além disso, esse investimento depende muito do perfil e das intenções de cada cliente que precisam ser muito bem analisadas com seu gerente e as condições de cada banco. Muitas vezes, caso você consiga acumular recursos possíveis de efetuar a amortização, é mais viável investir esses recursos em outras ferramentas de crédito e ganhos de capital que podem dar um retorno que pagam perto de 100% da taxa Selic e deixar o financiamento se desenvolver como foi definido no contrato. Dependendo do pouco retorno da amortização, suas economias podem render mais lucro em outros meios de investimentos.

 

Gostou do nosso artigo e quer tirar mais dúvidas sobre o financiamento imobiliário e o mercado de imóveis? Então acesse as nossas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos.

Compartilhe no Whatsapp