ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

TI: o que são requisitos funcionais e não funcionais?

1/2/2021 - Sorocaba - SP

 

Você sabe o que são requisitos funcionais e não funcionais? Se não sabe, pode encontrar uma excelente explicação sobre eles neste artigo do blog Mestres da Web. No entanto, nós também podemos ajudar você a entender o que são esses dois conceitos do desenvolvimento de software e como aplicá-los em seus projetos futuros, especialmente aqueles feitos para outras empresas.

Quando elaboramos um software, especialmente trabalhando em grupo, é necessário tratar a questão como se fosse um projeto documental. Isso significa que é importante colocar no papel metas, elementos básicos e todos os itens essenciais para garantir que o software que foi planejado inicialmente seja aquele que será produzido pelos programadores.

Nesse sentido, é importante saber o que são requisitos funcionais e não funcionais, de modo a garantir que será possível lidar bem com o desenvolvimento do projeto. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que são requisitos?

Existem palavras que ganham significados específicos dependendo do contexto em que estão inseridas. Por exemplo, se você estiver em uma feira e alguém falar "manga", entende-se que é a fruta. Se está em uma loja de roupas, que é a parte da camiseta ou da blusa.

Requisitos é uma dessas palavras. No contexto normal do dia a dia, fala-se de “requisitos” quando queremos falar de requerimentos, de itens mínimos para algo. Por exemplo, os requisitos mínimos para se candidatar a cargo público no Brasil são ser maior de idade, estar coligado a algum partido político e não ter condenações em segunda instância.

Já no contexto da programação, requisitos são outra coisa, ainda que o significado seja parecido. No caso de desenvolvimentos de software, requisitos são diretrizes e instruções de elementos que devem estar em um projeto. Nesse contexto, eles podem ser funcionais ou não funcionais.

O que são requisitos funcionais e não funcionais?

Requisitos funcionais e não funcionais são duas formas de classificar os requisitos de desenvolvimento de software. São termos técnicos, usados na documentação de projetos.

Por exemplo, suponha que uma equipe de desenvolvimento de software, como a já citada Mestres da Web, recebe o pedido de um cliente para desenvolver um programa. Na primeira reunião para elaborar o briefing do projeto, alguém do time de desenvolvimento conversará com o cliente para entender quais são os requisitos funcionais e não funcionais. Isso será documentado e passado para os desenvolvedores, que poderão trabalhar nesse projeto seguindo as instruções estabelecidas.

Nesse caso, requisitos funcionais são exigências que devem se transformar em funções do software. Ou seja: são funcionalidades que o programa deve ter. Por exemplo, imagine um pedido de desenvolvimento de um software de videochamada que permita gravar a ligação entre as pessoas. Esse pedido tem dois requisitos funcionais:

Se o cliente quiser, pode adicionar mais requisitos funcionais, como:

Já os requisitos não funcionais são aqueles que falam de características e outros detalhes do software, mas que não resultam no surgimento de funções específicas. Ou seja: são exigências do programa que não estão ligadas com as funções que o software tem. No nosso exemplo do programa de videochamadas, podemos incluir:

Quais são as dicas para lidar com eles?

Se você gerencia um time de desenvolvimento de softwares, precisará lidar com os requisitos funcionais e não funcionais dentro do ambiente da sua empresa. Por isso, é importante saber como lidar com eles. Veja algumas dicas a seguir:

Agora que você aprendeu o que são requisitos funcionais e não funcionais, poderá colocar esse conhecimento em prática para poder melhorar a documentação do projeto, criando um software que funcione muito bem e cumpra os requisitos exigidos. Lembre-se de que é possível trabalhar com a lógica dos requisitos funcionais e não funcionais em todos os projetos e softwares. Portanto, sempre coloque-os em sua documentação.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Compartilhe no Whatsapp