ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Vale a pena criar aplicativos para Android?

1/2/2021 - Sorocaba - SP

Hoje em dia, não é raro encontrar sites e especialistas indicando a criação de aplicativo para Android como uma boa possibilidade de carreira para o presente e o futuro. No entanto, será que vale a pena criar aplicativos para Android mesmo? Será que essa já não é uma área saturada, com pouco potencial de crescimento e o melhor é procurar algum outro segmento?

Se formos olhar friamente para os números, não. É fato que o Android é o sistema operacional mais usado do planeta e deve manter a posição conforme o tempo passa. Afinal, não há hoje qualquer tipo de sistema operacional ou aparelho que ameace a liderança indiscutível do Android, uma vez que ele ocupa a maior parte do mercado de vendas de smartphones e tablets do Brasil.

E aí, quer aprender na prática se vale a pena criar aplicativos para Android? Então siga a leitura abaixo!

Vale a pena criar aplicativos para Android? Veja 5 razões

1. Sistema operacional mais usado

O Android é o sistema operacional mais usado do mundo, sabia? Atualmente, o Android está instalado em 41,58% de todos os dispositivos eletrônicos ativos, contra 31,73% do Windows. O iOS está em 16,58%, com o OS X em 7,08%, com o restante dividido entre vários sistemas diferentes. Por isso, dá para dizer com segurança que é mais provável que você esteja lendo este conteúdo em um dispositivo Android do que em outro sistema qualquer.

Por causa disso, programar para o Android significa ter à sua disposição o maior mercado para o seu aplicativo. É claro que os outros mercados também importam muito, mas o Android é simplesmente o maior de todos. Portanto, para aumentar as chances de vendas e de ter sucesso na sua abordagem, é importante estar no mercado de maior público.

2. Pessoas usam mais celulares do que PCs

Além do fato do Android ser instalado em mais dispositivos do que outros sistemas operacionais, ainda há o fato de que as pessoas usam mais celulares do que PCs. Pense assim: com a exceção de trabalho, para que você usa o seu computador, caso tenha um? Provavelmente para jogar e olhe lá. A maior parte do público faz todo o resto (ver redes sociais, conversar no WhatsApp e etc.) no celular.

Assim, além de ser um mercado maior, é um mercado mais engajado também. É muito mais fácil as pessoas baixarem um aplicativo no celular, algo que é rápido e fácil, do que comprar um software para PC. Além disso, vale mencionar que a possibilidade do usuário manter uma rotina de uso do aplicativo é maior no celular do que no computador.

3. Smartphones cada vez mais potentes

Um dos benefícios de programar para Android é que, hoje em dia, os smartphones estão cada vez mais potentes. Isso significa, na prática, que um aparelho celular já é capaz de dar conta de praticamente qualquer necessidade que você tenha para o seu aplicativo.

É claro que recursos gráficos em 3D ou o processamento de uma base complexa de dados ainda é algo um pouco inacessível, embora possível. No entanto, considerando os celulares mais comuns usados no mercado, já é possível produzir aplicativos com um certo grau de exigência técnica sabendo que o público será capaz de rodar esse programa sem problemas.

4. Linguagem fácil de aprender

Um dos benefícios de desenvolver aplicativos para Android é que o sistema operacional trabalha com o Java, que é uma linguagem relativamente fácil de aprender. Aliás, esse foi um dos fatores que incentivou tanta gente a produzir bons aplicativos para o sistema operacional, o que o tornou mais atraente desde o início, pavimentando o caminho para o seu crescimento no longo prazo.

Para quem é iniciante, por exemplo, dominar a linguagem de programação para o Android é mais fácil do que para outros sistemas operacionais, o que permite melhor adaptação.

5. Boas ferramentas de publicidade

Por fim, uma das grandes vantagens de fazer aplicativos para Android é poder contar com as ferramentas de publicidade do Google. Basicamente, usando as opções de anúncios do Google, é possível divulgar seu aplicativo na Play Store, além de divulgá-lo em anúncios de outros aplicativos, especialmente jogos.

Isso aumenta a possibilidade de conseguir mais downloads do seu aplicativo, especialmente quando o anúncio é direcionado a um público específico e altamente interessado no seu material.

Prontinho! Agora já ficou claro que vale a pena criar aplicativos para Android, não é mesmo? Se você é um programador ou deseja ser, esse é um ótimo mercado para poder ingressar e tentar criar um produto lucrativo. Para conseguir isso, é importante desenvolver um app que realmente ofereça valor ao usuário, de modo que ele baixe e continue usando-o por bastante tempo.

E aí, gostou das nossas dicas? Então comente abaixo qual dessas vantagens parece a mais importante para você?

 

Compartilhe no Whatsapp