ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

[Carreira Profissional] Quais os cursos mais procurados por quem fez o Enem na última década?

25/1/2021 - Sorocaba - SP

Quem vai fazer o Enem sabe como é importante se dedicar para as provas, mas você sabe quais são os cursos mais procurados por quem fez o Enem na última década? 

 

Ao realizar a prova do Enem, as pessoas podem pensar em diferentes cursos que desejam fazer, desde especialização em nutrição até advocacia. Os desejos profissionais são os mais diferentes.

 

Porém, ao se matricular na faculdade, você terá que decidir qual é o seu curso em algum momento e qual é o melhor diploma a ser obtido. 

 

Embora seja muito comum os alunos mudarem de especialização durante a carreira universitária, existem algumas opções de cursos que são mais comuns entre os brasileiros. 

 

Neste artigo, você vai saber quais são os cursos mais procurados por quem fez o Enem nos últimos anos. 

 

Continue a leitura e confira! 



Cursos mais procurados por quem faz o Enem

Aqui está uma lista com algumas das opções de cursos que mais são procurados por quem faz a prova do Enem. 

 

1. Medicina

O curso de Medicina está no topo da lista dos mais desejados por quem faz o Enem. Esse é um curso que forma profissionais para trabalhar com a saúde humana, em diferentes aspectos. 

 

Ao concluir o curso, o profissional estará apto para fazer o diagnóstico de doenças, indicar e acompanhar o tratamento de seus pacientes, receitar medicamentos e assim por diante. 

 

O médico poderá trabalhar em hospitais, postos de saúde, clínicas e empresas, podendo oferecer consultas, realizar exames, além de cirurgias e diagnósticos. 

 

2. Ciência da Computação

 A Ciência da Computação afeta virtualmente todos os setores e, como tal, é um campo de estudo crescente e próspero. 

 

Entre os cursos de Ciência da Computação mais procurados estão os especializados em sistemas de informação gerencial, porque o ˜boom˜ de big data está em constante expansão. 

 

É necessário pelo menos concluir o bacharelado para trabalhar na maioria das empresas da área, mas por ser tão amplo e haver muitas start-ups, algumas empresas aceitam um diploma de associado com experiência de trabalho. 

 

 

3. Tecnologia da Informação

 

Semelhante à Ciência da Computação, a Tecnologia da Informação é uma indústria em expansão porque o campo está se expandindo rapidamente. 

 

O TI se concentra na interseção de sistemas de computador, hardware e software, e no uso dessas ferramentas para compartilhar dados e configurar com segurança ferramentas para poder usar e armazenar informações. 

 

Por ser um diploma altamente qualificado, o pagamento tende a ser proporcional. A área de TI também está adicionando empregos mais rapidamente do que outras áreas, com um grande crescimento esperado para os próximos anos. 

 

Inclusive, o mercado de trabalho está em busca de desenvolvedores, disponibilizando muitas vagas. 

 

4. Engenharia

Ao escolher estudar Engenharia, existem vários domínios, como Estrutural, Elétrico, Computador e Mecânico, para citar alguns. 

 

Para muitas dessas especialidades, o salário inicial médio já é considerado alto, portanto, não só é um bom campo em termos de salário lucrativo, mas também oferece alta segurança no emprego. 

 

O profissional formado em Engenharia pode atuar em diversos setores, inclusive, em empresas, com cargos que exigem aptidão analítica.

5. Administração de Empresas

Seguindo uma tendência, e principalmente para quem busca estudar online, Administração de Empresas é um curso muito procurado. 

 

Como o diploma é completo para preparar os alunos para vários cargos, aqueles que se formam em Administração de Empresas podem entrar no campo dos negócios como gerentes, analistas, proprietários, CEOs e muito mais. 

 

Dependendo do tipo de carreira que você deseja, você pode conseguir um emprego com um diploma de associado em funções de nível de entrada e vendas e se destacar mais ainda ao buscar um diploma de bacharelado e / ou mestrado.  

 

Além disso, se você pensa em ter ou já tem seu próprio negócio, essa também é uma ótima opção de curso. Afinal, você aprenderá como administrar a sua empresa corretamente. 

 

6. Psicologia

Da terapia ao aconselhamento e ao trabalho em escolas e hospitais, quem se forma em psicologia abre as portas para muitas possibilidades. 

 

A partir do bacharelado, o psicólogo pode atuar na área, mas para quem quer fazer pesquisa, o mestrado é muito elogiado. Ao longo da próxima década, espera-se que o campo cresça, já que há uma onda de foco no bem-estar pessoal e saúde mental.

 

Conclusão 

Você acabou de saber quais são alguns dos cursos mais procurados por quem fez o Enem nos últimos anos. Mas essas realmente são apenas algumas das opções, já que existem muitos outros cursos que possuem uma grande procura por quem faz a prova. 

 

Se você está com dúvidas sobre qual curso irá fazer, faça pesquisas e tenha em mente que escolher uma opção que tenha a ver com o seu perfil é muito importante. 

 

Além disso, também tenha atenção se o curso é realmente de qualidade e se a instituição de ensino é confiável para que possa fazer a melhor escolha para você  a sua carreira profissional.  

 

 

Compartilhe no Whatsapp