ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Cursos na área da saúde: vale a pena fazer em 2021?

25/1/2021 - Sorocaba - SP

Devido a pandemia de coronavírus, a área da saúde passou e continua passando por grandes desafios, mas será que vale a pena fazer cursos na área da saúde em 2021? 

 

A rotina de quem trabalha nesta área mudou. Algo que passou a se tornar frequente, por exemplo, foi a realização de teste de Covid

 

Com uma alta necessidade de profissionais de saúde, é comum que as pessoas tenham o desejo de seguir na área, já que ela é tão importante para todos e em todo o mundo. 

 

Os cursos de saúde abrangem uma ampla variedade de tópicos e atendem a uma infinidade de propósitos para diferentes alunos. Alguns são projetados para fornecer qualificações e treinamento adicionais para aqueles que já trabalham em uma área relacionada à saúde. 

 

Já outros cursos são destinados àqueles que procuram treinamento pela primeira vez, ou usados ​​para preencher a lacuna entre os diferentes estágios do estudo acadêmico.

 

Seja qual for o motivo, a realização de um curso de saúde proporcionará àqueles que desejam trabalhar na rede de saúde os conhecimentos teóricos e as habilidades práticas necessárias. 

 

Os cursos de saúde cobrem uma ampla gama de assuntos, como enfermagem, odontologia, nutrição, farmácia, medicina alternativa, assistência social, psicologia, gestão de saúde e muitos outros.

 

Continue a leitura para descobrir quais são os principais motivos para fazer cursos na área da saúde em 2021! 

 

Principais motivos para fazer cursos na área da saúde

Se você está com dúvidas se deve ou não fazer um curso na área da saúde em 2021, aqui estão alguns motivos que poderão te ajudar a tomar uma decisão. 

 

1. Encontre empregos na área da saúde em qualquer lugar do mundo

Em todo o mundo, existe uma grande uniformidade de conhecimento e prática médica. Isso significa que, por exemplo, ao se formar em medicina no Brasil, você pode encontrar um emprego e trabalhar em qualquer hospital na América do Sul ou em qualquer outro lugar do mundo.

 

Uma coisa a ter em mente é que você precisará aprender o idioma local. Isso é essencial quando você se comunica com os pacientes e tenta entender seus sintomas e o que os causa.

 

Se decidir estudar no exterior, verá que em muitos países aprender a língua oficial faz parte dos estudos de medicina ou está entre os requisitos de admissão. 

 

Antes de escolher um curso de Medicina no exterior, verifique sempre se o inglês, por exemplo, é suficiente para se formar e praticar a medicina naquele país.

 

Outra coisa importante é que os países têm exigências para validar diploma médico estrangeiro, portanto, é fundamental compreendê-las. 

 

2. Aliviar a dor e o sofrimento das pessoas

Se você já foi hospitalizado ou visitou pessoas que já foram, você sabe que esses são alguns dos momentos mais difíceis na vida de alguém. 

 

É muito fácil para os pacientes ficarem desesperados e sofrerem, mesmo que a doença possa ser curada, ou eles apenas tenham que passar por uma pequena intervenção médica.

 

É aqui que um ótimo médico ou enfermeira pode usar sua empatia e habilidades pessoais para fazer a diferença. É muito importante ser honesto com os pacientes, mas é igualmente importante encorajá-los e dar-lhes esperança.

 

Muitos médicos e equipes médicas confessam que as interações com pacientes e familiares os tocam profundamente e, muitas vezes, mudam a maneira como vêem sua profissão ou até mesmo as prioridades de vida. 

 

Nesses momentos, você se lembra por que decidiu trabalhar na área da saúde em primeiro lugar, e se sente realizado.

 

Não há nada melhor do que ver pessoas alegres e saudáveis. Saber que você desempenha um grande papel na restauração da saúde e no alívio da dor é talvez a razão mais forte e importante pela qual tantas pessoas optam por estudar e trabalhar na área da saúde. 

3. Carreiras na área de saúde oferecem altos salários e segurança no trabalho

Outro motivo pertinente para a escolha da carreira na área da saúde é a estabilidade no emprego que você desfrutará após a formatura. Esse motivo é ainda mais importante em países onde a recessão ainda é um problema e onde os jovens lutam para encontrar um emprego.

 

Também precisamos mencionar os altos salários dos profissionais de saúde. Embora essa não deva ser a única razão pela qual você escolheu estudar Medicina, por exemplo, é impossível ignorá-la. 

 

O motivo pelo qual o pessoal médico tem salários elevados, ou pelo menos acima da média, é a importância do seu trabalho e a alta demanda por profissionais qualificados.

 

Os salários são muito mais altos em países bem desenvolvidos, e você não deve se surpreender se for mal pago em um país com uma economia instável ou em desenvolvimento lento. 

 

Claro, isso vai variar muito de acordo com local de trabalho, formação, experiência e assim por diante. Mas, normalmente, principalmente quem tem formação em Medicina, costuma ter um bom salário. 



Conclusão

Não importa o ano, os cursos na área de saúde são extremamente importantes para toda a sociedade. Afinal, são eles que irão preparar pessoas para serem ótimos profissionais da saúde.

 

Se você ainda está com dúvidas, faça algumas pesquisas. Saiba mais sobre como é o trabalho de cada profissional, quais são os cursos disponíveis, se eles são confiáveis e assim por diante. 

 

Compartilhe no Whatsapp