ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Brasileiros procuram mais por cursos online em época de pandemia

25/1/2021 - Sorocaba - SP

Você sabia que o público de cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC aumentou durante a pandemia? Isso poruqe brasileiros procuram mais por cursos online em época de pandemia. A razão para essa mudança de comportamento não é difícil de entender, claro. São muitos os fatores que contribuem para o fato de que mais e mais pessoas buscam por uma mudança de carreira ou formação online.

Nessa pandemia do novo coronavírus, esses fatores se intensificaram por uma série de razões. Dessa forma, não é de se espantar que o público dos cursos tenha aumentado e, de certa forma, que a oferta de cursos também tenha aumentado nos últimos meses. Se você está pensando em participar de um curso online ou quer criar o seu próprio curso, precisa entender esses fatores para poder se planejar corretamente.

Quer saber quais fatores influenciam no fato de brasileiros procuram mais por cursos online em época de pandemia? Então siga a leitura abaixo!

Por que brasileiros procuram mais por cursos online em época de pandemia?

Para poder entender porque os brasileiros procuram por mais cursos online nessa época de pandemia, precisamos entender os fatores que levam a busca por cursos e os elementos que aumentam ou diminuem a força desses fatores. Veja mais sobre o assunto a seguir!

Desemprego

O desemprego é um dos fatores que faz com que as pessoas procurem por cursos online ou offline. Isso porque, quando desempregada, é tendência de uma pessoa buscar por um elemento novo que ajude-a a encontrar um emprego.

Por isso, momentos em que o desemprego está em alta são momentos em que a busca por cursos também estão em alta. Nesse momento, é fato que o desemprego segue crescendo por causa de uma estagnação na economia e por causa da pandemia do novo coronavírus. Basta ver os números: o país terminou 2020 com 14 milhões de desempregados.

Isolamento social

O isolamento social da pandemia do novo coronavírus faz com que as pessoas precisem de cursos online, em vez de offline. É importante ter em mente que as pessoas estão em casa, sem ter muito o que fazer e sem poder sair com frequência. Por isso, elas precisam de algo para passar o tempo. Além disso, o conteúdo precisa ser online pois as pessoas não podem sair de casa.

Maior oferta de cursos

O desemprego e a situação atual da Internet aumentou a oferta de cursos em todos os lados e segmentos da economia. Basta entrar na Internet para ver como existem muitos profissionais (todos bem talentosos) montando cursos, consultorias, mentorias, workshops e muito mais sobre vários assuntos.

Isso acaba incentivando as pessoas a fazer mais cursos online. Afinal, a grande oferta ajuda a garantir que pelo menos um assunto pode interessar as pessoas. Aos poucos, elas vão se acostumando a fazer cursos online e esses materiais se popularizam aos poucos.

Mudança no mercado de trabalho

O mundo atual passa por uma mudança no mercado de trabalho como nunca antes visto. Talvez, quem sabe, apenas na época da Revolução Industrial. Atualmente, vemos a morte de dezenas de profissões diferentes, para o surgimento de muitas outras. O ritmo deverá acelerar nos próximos anos e corremos o risco de ver a automatização de praticamente todas as profissões nas próximas décadas.

Isso faz com que seja necessário se adaptar para essa realidade. Afinal, quando muitas pessoas estavam entrando na faculdade, a previsão era uma. Hoje, muitas percebem que fizeram a escolha errada e precisam se readaptar a novo mercado de trabalho que vem surgindo.

Outros percebem que a decisão feita inicialmente não foi ruim, mas precisa ser melhorada. Por exemplo, quem se formou em Publicidade, entende que deve continuar no segmento, mas que o Marketing Digital é a melhor solução. Por isso, deve estudar esse assunto.

Todos esses fatores, juntos, contribuem para um aumento considerável da busca por cursos no mercado de trabalho atual e durante a pandemia do novo coronavírus. Não é apenas um fator, são fários: é o desemprego que força as pessoas a buscar uma recolocação, é o fato de estar em casa, é a mudança no mercado de trabalho e é a abundância de cursos disponíveis na Internet. Tudo isso, junto, criou esse cenário em que vivemos atualmente.

Agora que você já entendeu porque brasileiros procuram mais por cursos online em época de pandemia, é hora de colocar os seus conhecimentos em prática e traçar o seu plano de ação da maneira mais apropriada. Por exemplo, se você quer aprender alguma habilidade, é o momento de aproveitar a grande oferta de cursos e começar a estudar. Já se você quer montar um curso, essa é a hora de prepará-lo e divulgá-lo usando as necessidades dos consumidores que vimos neste artigo.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Compartilhe no Whatsapp