ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Saiba a importância de cuidar da saúde do coração em 2021

25/1/2021 - Sorocaba - SP

 

Não dá para menosprezar a importância de cuidar da saúde do coração em 2021. Basta abrir os jornais e ver as notícias sobre a pandemia do novo coronavírus, que parece ter aumentado bastante de ritmo nas últimas semanas. Apesar da Covid-19 ser uma doença majoritariamente respiratória, é possível constatar que o vírus também afeta o sistema cardiovascular, conforme pode ser explicado por profissionais da Clínica Angiograph.

No começo da pandemia, uma pesquisa simples feita em cartórios mostrou um aumento de 31% em mortes oriundas de problemas do coração. Depois, em novembro de 2020, um estudo internacional mais sério provou a correlação entre o coronavírus e as mortes cardíacas, o que indica realmente o risco de ter complicações cardiovasculares por causa da pandemia.

Por isso, existe uma grande importância de cuidar da saúde do coração em 2021. Quer ver mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Qual a importância de cuidar da saúde do coração em 2021?

Pandemia

Como a gente viu na introdução do artigo, a pandemia do novo coronavírus está relacionada a um aumento de mortes de causas cardíacas. Ou seja: não é apenas o número de pessoas que morre por causa da Covid-19 que assusta, mas também o número de pessoas que pega a doença e isso potencializa outros problemas, como questões cardíacas.

No momento, é seguro dizer que o Brasil voltou a viver seu pior momento da pandemia. Até o fechamento dessa matéria, tínhamos uma altíssima média de mortes diárias, algo acima do padrão do pior momento da crise em 2020.

A notícia boa é que a vacinação já começou no Brasil e pessoas de várias cidades já estão recebendo as primeiras doses das vacinas contra esse vírus. No entanto, ainda levará algum tempo para poder vacinar toda a população e isso significa que ainda viveremos com a pandemia durante 2021. Não se sabe exatamente por quanto tempo permaneceremos com a pandemia, mas ela estará em boa parte do ano. Por isso, é importante se cuidar e cuidar da saúde do coração, já que esse é um fator de risco extra causado pela Covid-19.

Causa #1 de mortes

É claro que a pandemia do novo coronavírus traz complicações para a vida cardíaca da população. No entanto, não é como se as coisas estivessem bem antes. Na verdade, já estavam bem ruins.

Antes da pandemia do novo coronavírus, a causa número 1 de mortes no Brasil eram doenças cardíacas no geral. Isso é um problema muito sério, que acaba com famílias e vidas anualmente.

2021 é um ano tão bom quanto qualquer outro (talvez melhor que outros!) para começar a cuidar da sua saúde cardiovascular. Afinal, os cuidados de hoje podem ganhar dias, meses e anos a mais no futuro, com a sua família e quem você gosta.

Problemas congênitos

Um dos principais agravantes em problemas cardíacos é a variável congênita. Ou seja: o fato que problemas cardíacos são herdados. Isso faz com que muita gente já comece nesta “corrida” com muitas dificuldades.

Por isso, é importante pesquisar o seu histórico familiar e descobrir se há problemas congênitos entre seus familiares. Se houver, é essencial redobrar os cuidados para poder reduzir ao máximo as chances de ter algum tipo de problema do coração no futuro.

Como evitar problemas no coração?

Dito tudo isso, você provavelmente já entendeu que deve cuidar da saúde do coração em 2021. Mas como fazer isso? Existem algumas dicas básicas que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo? Claro que sim!

É fato que o coração é importante, mas é também relativamente fácil cuidar dele. Claro que existem questões específicas mas, no geral, uma vida um pouco mais saudável já ajuda bastante.

Por isso, adote hábitos mais saudáveis para o seu coração. Faça exercícios físicos regularmente, especialmente os que fortalecem o sistema cardiovascular. Além disso, tenha uma dieta saudável, com poucas frituras, açúcar e industrializados e mais vegetais e legumes. Além disso, beba bastante água para estar sempre bem hidratado.

Quando estiver trabalhando, não fique muito tempo sentado, pois isso pode afetar a sua pressão e os seus vasos sanguíneos. Faça uma pausa de vez em quando para esticar as pernas e colocar o corpo para se mexer.

Além disso, invista em ter uma boa noite de sono. É importante dormir de maneira relaxada para descansar bastante e começar o dia com um sistema cardiovascular renovado.

Agora que você já viu a importância de cuidar da saúde do coração em 2021, poderá começar a se prevenir desse tipo de problema e começar a ter uma vida mais saudável. É claro que todos nós estamos vulneráveis a problemas cardíacos (afinal, é um dos órgãos mais importantes do corpo), mas é importante se precaver e se proteger com uma vida que tenha mais saúde.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe a palavra e divulgue este artigo nas suas redes sociais!

 

 

Compartilhe no Whatsapp