ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que um sistema de gerenciamento precisa ter para ajudar sua empresa?

22/1/2021 - Sorocaba - SP

Sistemas de gerenciamento eficazes fornecem vários benefícios para os negócios, seus clientes e funcionários. No entanto, também é necessário um investimento de tempo, esforço e provavelmente dinheiro. 

 

Então, o que um sistema de gerenciamento precisa ter para ajudar sua empresa e valer o investimento? 

 

Existem diferentes tipos de sistemas que podem ajudar a sua empresa, como sistema de pedidos, por exemplo. 

 

Você pode não reconhecê-lo como tal, mas toda empresa tem um sistema de gestão empresarial. É como as coisas são feitas quando precisam ser feitas ou não. 

 

Na maioria das organizações, há muito espaço para melhorias. Um sistema eficaz  é um conjunto deliberadamente integrado de processos e ferramentas de gestão. 

 

Esse conjunto ajuda a alinhar a estratégia da empresa e os objetivos anuais com as ações diárias, monitorar o desempenho e desencadear ações corretivas, além de estabelecer metas para chegar ao sucesso

 

O sistema orienta e capacita gerentes e funcionários para impulsionar melhorias de processo todos os dias e ajuda a manter o progresso futuro.

 

Quer saber o que um sistema de gerenciamento precisa ter e quais benefícios ele pode oferecer para a sua empresa? Continue a leitura para saber! 



O que um sistema de gerenciamento eficaz proporciona?

Se você está com dúvidas se um sistema de gerenciamento vale ou não o seu investimento, aqui estão nove benefícios a serem considerados e que podem ajudar o seu negócio. 

 

Consistência

Ter um sistema ao qual todos aderem significa que a mesma tarefa está sendo realizada da mesma maneira todas as vezes. Um processo consistente pode dar resultados consistentes. 

Portanto, é importante que o sistema ofereça funções para a realização de tarefas. Ou seja, é essencial que ele tenha processos que realmente vão ajudar a organizar o seu negócio e a realizar as tarefas necessárias. 

 

Clareza

Escrever um processo ou incorporar um sistema dá a todos os funcionários que usam o sistema um maior grau de clareza sobre o que é esperado, o que eles precisam fazer e qual é a saída necessária. 

 

Se todos forem claros em cada etapa, haverá menos necessidade de supervisão. Isso então libera o gerente para fazer outras tarefas.

 

Logo, o sistema precisa ter uma usabilidade clara e simples. Também deve oferecer suporte e materiais de apoio para que os usuários possam consultá-los sempre que necessário. 

 

Escalabilidade

Qualquer empresa que queira crescer precisa ter certeza de que todos os blocos de construção necessários estão no lugar. Isso significa que as principais atividades precisam ser escalonáveis ​​e replicáveis. 

 

Ter uma pessoa fazendo uma tarefa à sua maneira não é escalonável. Mas converter isso em um sistema com etapas que podem ser repetidas por outros dá à empresa a opção de aumentar sua escala. 

 

O desenvolvimento de sistemas replicáveis ​​e escalonáveis ​​cria um ativo que será valioso quando se trata de vender o negócio. Também é útil para fins de expansão e franquia.

 

Indução e treinamento

Ter um sistema documentado facilita muito o treinamento e a integração de novos funcionários em sua empresa. 

 

Deixa claro o que se espera deles. Eles não precisam se lembrar de tudo na primeira vez, pois podem sempre consultar o manual do sistema.

 

Isso significa que é importante que o sistema de gerenciamento tenha esse tipo de material disponível tanto para novos usuários, quanto para quem já o utiliza a algum tempo, mas possui alguma dúvida. 

 

Melhoria contínua

Um sistema ou processo é composto de várias etapas em uma determinada ordem. Com o tempo, a experiência prática, novas situações e mudanças no ambiente, como desenvolvimentos tecnológicos, significam que o sistema precisa ser desenvolvido para se manter eficaz. 

 

Ter um sistema claro torna mais fácil revisar qual etapa ou etapas precisam ser alteradas ou atualizadas. Com o tempo, os sistemas podem ser melhorados e refinados tornando algumas etapas mais rápidas, mais simples ou mais baratas. 

 

O aprendizado com a experiência prática de uma pessoa pode ser incorporado ao sistema para beneficiar todos os usuários no futuro.

 

Ao controle

Sistemas eficazes dão ao proprietário da empresa a confiança e a garantia de que as coisas estão indo conforme o esperado e planejado. 

 

Eles fornecem uma maneira de controlar os principais aspectos do negócio. Em vez de gerenciar e controlar todas as atividades, são apenas os sistemas que precisam ser monitorados e revisados.

 

O desenvolvimento de sistemas de negócios eficazes pode permitir que os proprietários de negócios transformem suas habilidades e boas ideias em um negócio bem controlado com qualidade consistente, replicável e escalável.

 

Isso torna o próprio trabalho mais interessante para a equipe. E, o mais importante, sempre atender às necessidades do cliente de maneira lucrativa.



Conclusão

Os sistemas de gerenciamento se tornaram comuns nas empresas, independentemente do tamanho delas. Existem diferentes opções disponíveis no mercado, que atendem desde as mais simples tarefas até as mais complexas.

 

Se você ainda não usa um sistema de gerenciamento no seu negócio, comece a fazer pesquisas das opções disponíveis. 

 

Lembre-se de ter atenção aos pontos que citamos no artigo e tirar todas as suas dúvidas antes de escolher a opção que melhor atende às suas necessidades. 



Compartilhe no Whatsapp