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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Abrir o primeiro negócio exige planejamento e controle da ansiedade

20/1/2021 - Sorocaba - SP

Ser dono do próprio negócio é o sonho de milhões de brasileiros e muitos desses tentarão, ao longo da vida, montar um ou mais empreendimentos, mas, por que será que tantos empreendedores falham na gestão do negócio?

Muitas vezes o problema está logo no início, na falta de planejamento e conhecimento sobre o negócio que se planeja montar.

Conversamos com Bruna Bozano, consultora de negócios há mais de uma década e CEO da joalheria santista Joias Boz e ela nos deu algumas dicas de como iniciar um negócio que resista às dificuldades impostas pelo dia a dia.

Controle da ansiedade

A maioria dos empreendedores brasileiros são pessoas ativas, cheias de energia e sonhos a serem realizados e é justamente isso que faz o brasileiro ter a fama de lutador, reconhecida em todo o mundo.

O problema disso é que muita gente tem medo de deixar a oportunidade passar e acaba se jogando de cabeça na primeira ideia que vem à mente, sem nenhum tipo de estudo ou cálculo antes dos primeiros passos.

Quando o empreendedor descobre que o negócio não é tão bom quanto parecia, muitas vezes ele já aplicou cada centavo que possuía e é tarde demais para corrigir o erro.

Para evitar que isso aconteça, a primeira dica é: controle a ansiedade e não tenha pressa de abrir seu negócio.

Não importa se você vai trabalhar com bens de alto valor ou vendendo geladinho e bolo de pote em casa, antes de começar a investir, comece a estudar!

Coloque tudo na ponta do lápis

Vamos supor que você deseja ter uma loja de acessórios, bijuterias ou semijoias.

Você já pensou em como vai fazer para comprar as semijoias e folheados para revender?

A princípio você pode imaginar que vale à pena ir comprando em uma pequena loja de bairro ou ir à famosa 25 de março, em São Paulo, para comprar alguns brincos, colares e braceletes femininos, mas você consegue colocar tudo na ponta do lápis?

Nesse ponto, muita gente dirá: “Vou fazer permuta, não vou gastar nada”, mas se você irá enviar um produto, ele teve um custo pra você e esse valor precisa ser calculado.

Se a escolha é comprar semijoias na internet para revender, você precisa calcular o custo de frete, os possíveis juros de cartão de crédito caso não consiga vender rapidamente ao ponto de cobrir a fatura logo no início do negócio, e outros custos.

Não trabalhe com preço automático

Muita gente que monta uma lojinha de roupas, lingeries, semijoias ou outros itens de revenda, costuma trabalhar com preço automático, colocando “100% de margem” sobre o produto e acreditando que está lucrando 100%.

Essa conta é uma das mais perigosas e está errada em absolutamente todos os casos.

Em um exemplo muito simples:

Suponhamos que você tenha comprado um colar de R$20 em uma loja de folheados no atacado e decida vende-lo com 100% de margem, usando um dos métodos mais populares por quem trabalha com revenda de semijoias.

Nesse caso, você irá vendê-lo por R$40.

Agora, imagine que você irá coloca-lo em um saquinho de veludo e em uma embalagem de presente que terão um custo de aproximadamente R$1.

Nesse caso, você não ficará com R$40 e sim com R$19, descontando o preço que pagou no colar e o preço da embalagem.

Suponhamos que sua venda foi feita por cartão de crédito e que você teve um custo de 5% sobre a operação.

Nesse caso, você pagou R$2,00 para a intermediadora e agora, seu lucro se tornou R$17.

Agora, vamos lembrar que se você fez a compra por internet, provavelmente pagou o frete e se fez presencialmente, provavelmente teve custo com transporte. Você colocou esse valor na conta?

Vamos imaginar que você gastou R$20 de frete e comprou 20 semijoias, então você pode diluir esse valor e dizer que pagou R$1 de frete em cada produto. Agora, seu lucro na venda do colar passou a ser R$16.

Essas contas são muito básicas, mas são apenas um pequeno exemplo para que você entenda que a ideia de “lucrar 100%” quase nunca está correta e não se pode começar nenhum tipo de negócio tendo isso em mente.

A princípio, você pode pensar que R$4 de diferença na conta não seriam capazes de definir seu sucesso ou fracasso, mas quando você multiplica isso por 365 dias, dá para ter uma ideia da diferença que esse valor compõe no fim de um ano.

 

Tenha um plano para capital de giro

Muita gente que começa um negócio acredita com todo o coração que precisará fazer um investimento inicial e que nos meses seguintes conseguirá sustentar o negócio com o lucro proveniente das venda ou prestação de serviços.

Muitos negócios morrem antes de completar um ano, justamente por causa dessa ideia equivocada.

O primeiro ano de um negócio precisa de um investimento de energia, tempo, dedicação e divulgação muito grande.

O empreendedor, geralmente, está aprendendo como controlar as finanças, cuidar do caixa, fazer compras, resolver reclamações, contratar, demitir, fazer propaganda,  marketing digital, encontrar bons fornecedores e tudo isso faz com que o negócio demore para pegar tração.

As vendas iniciais, na maioria das vezes, não são o bastante para manter o estoque abastecido, as contas da empresa em dia e ainda pagar um pró-labore para o empreendedor.

Para sobreviver aos primeiros meses, o ideal é que o empreendedor tenha a garantia de que conseguirá capital de giro para manter a operação.

O capital de giro pode ser obtido pela venda de um imóvel ou veículo, empréstimo em bancos, aportes de outras empresas, sócios, programas de crédito com participação do Governo, entre outros, porém, o empreendedor não deve e não pode esperar um momento crítico para ir atrás desse capital.

Muitas vezes o empreendedor espera estar negativado ou endividado para ir atrás de crédito e nessa hora as coisas ficam muito mais complicadas.

Se antes de abrir o negócio, tudo isso estiver planejado, será possível se precaver antes de ter uma situação problemática diante dos olhos.

Conclusão

Se o seu sonho é ser dono do próprio negócio, leia e releia essa matéria quantas vezes for preciso, procure o SEBRAE e outras empresas de consultoria de negócios, leia e estude bastante sobre o seu segmento antes mesmo de iniciar e certamente, tendo mais controle sobre o conhecimento e a perspectiva correta sobre o seu segmento, você terá muito mais chances de sucesso.

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