ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 iniciativas de empresas para novos empreendedores

13/1/2021 - Sorocaba - SP



Começar um negócio é bastante desafiador, por exigir criatividade, jogo de cintura e conhecimentos em administração. Pensando nisso, e a fim de atrair pessoas interessadas em empreender, diversas empresas estão lançando ações.

 

Essas iniciativas se intensificaram ainda mais no ano passado, devido às dificuldades impostas pela pandemia - tanto de abrir uma empresa quanto de mantê-la. Conheça alguns exemplos!

 

1 - Stone

A Stone, fintech do ramo de serviços de pagamentos, criou uma plataforma chamada Compre Local. Na prática, ela consiste em um marketplace para que os consumidores comprem mais produtos do próprio bairro, ou seja, dos negócios menores.

 

Além de ser gratuita, a plataforma tem como vantagem permitir que todas as empresas possam se cadastrar, inclusive àquelas que ainda não possuem CNPJ. Na Compre Local, os pedidos podem ser realizados pelo WhatsApp, Instagram e sistemas de delivery.

 

 

2 - Atacadão

Outra iniciativa para divulgar produtos de empresas menores é a ação #JuntosPeloSeuNegócio do Atacadão com o Banco Carrefour. Assim como a ação da Stone, essa consiste em uma plataforma onde as empresas podem cadastrar o que vendem.

 

No site do #JuntosPeloSeuNegócio, os negócios são divididos por ramo de atuação. O Banco Carrefour também divulga a ação para a base de clientes que possui. Além dessa iniciativa, as ofertas do Atacadão são disponibilizadas na internet, para que donos de mercados possam fazer o comparativo de preços de forma mais fácil, e a empresa ainda mantém diversos conteúdos educativos no site.

 

 

 

 

3 - Stella Artois

A marca de cervejas Stella Artois também está apoiando os pequenos negócios. Ela está fazendo isso por meio do site #ApoieUmRestaurante, em que permite que os consumidores comprem vouchers de R$ 100 pagando R$ 50. Os outros R$ 50 é a empresa que irá completar.

 

Como muitas pessoas perderam parte da renda durante a pandemia, o desconto tem ajudado os consumidores a não deixarem de comprar. Ao mesmo tempo, os restaurantes - um dos setores mais afetados pelo isolamento social - podem se manter de pé.

 

 

4 - Dobra

Diferentemente dos exemplos acima, a Dobra - fabricante de produtos de papel - criou um novo site não apenas para ajudar os empreendedores, mas, sim, manter a própria receita. Assim que a pandemia foi anunciada, a empresa observou que as vendas dela caíram muito.

 

O site Dobraflix é voltado para oferecer conteúdos aos empresários. Na página, há dicas sobre como ter um negócio de impacto, economia colaborativa e muito mais. Inclusive a iniciativa conta com cursos totalmente gratuitos e a distância, o que facilita o aprendizado independentemente de onde a pessoa interessada esteja.

 

5 - Ebanx

A Ebanx, fintech do segmento de pagamentos, lançou um sistema de vendas para pequenos e médios empresários. Chamada de Ebanx Beep, a plataforma possibilita a oferta de vouchers para os clientes e a montagem de uma loja virtual.

 

Para participar, o empreendedor não paga, porém, cada transação realizada custa 4,9%. No caso de pagamentos feitos com Visa, a taxa cai para 2,9%. Essa é mais uma oportunidade para que os novos negócios possam divulgar os produtos e serviços, além de crescerem de forma sustentável.

 

Mesmo diante de crises, bons momentos sempre aparecem - ainda mais quando outras pessoas ajudam nisso. Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, diversas empresas consolidadas estão apoiando os novos negócios, seja de forma educativa, por meio de sites para vendas ou outra iniciativa, como visto neste artigo.

 

Compartilhe no Whatsapp