ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Principais projeções para o Coronavírus em 2021

13/1/2021 - Sorocaba - SP



O Covid-19 tomou o mundo de surpresa no ano passado, quando obrigou uma mudança de costumes do dia para a noite. Uma vez que a pandemia ainda não chegou ao fim, existem projeções do Coronavírus 2021 que devem ser analisadas.

Enquanto algumas delas se referem ao campo profissional, outras dizem respeito aos costumes, à saúde pública e até mesmo à educação. Conheça, abaixo, quais são essas projeções e fique atento com o que 2021 resguarda.

Projeções Coronavírus 2021: Conheça as principais

Conheça quais são as principais projeções em relação ao Covid-19 e suas consequências em 2021.

  1. Manutenção do home Office 

Primeiramente, o home office, trabalho remoto, teve um aumento significativo em 2020. Embora já existisse, ele não era colocado em prática por muitas empresas que ainda o viam com um ar desconfiado.

Entretanto, com a necessidade de distanciamento social que surgiu com a pandemia, a maioria das empresas não teve alternativa senão adotar o trabalho em home office para manter suas atividades laborais.

Com isso, muitas empresas perceberam que seus temores eram infundados. Afinal, a produtividade se manteve e até mesmo aumentou na maioria dos casos. Além disso,o desenvolvimento e popularização de ferramentas tecnológicas permitiu que isso fosse feito com qualidade.

A manutenção do alto número de mortes e infecções é outra questão que atua de maneira a trazer dentre as projeções Coronavírus 2021 o trabalho remoto.

Ao que tudo indica o modelo de trabalho em home office ainda será tendência em 2021. Afinal, ainda não se iniciou a campanha de vacinação. Igualmente, existem diversos outros motivos, tais como a possibilidade de economia de gastos pela empresa.

  1. Aumento do número de mortes

Infelizmente, o número de  infecções e mortes já vem aumentando desde o mês de dezembro, quando as taxas foram as piores em 03 meses.

Ao mesmo tempo, o país alcançou a marca de 200 mil mortos, a qual logo deve ser novamente ultrapassada.

As projeções do Coronavírus 2021 e a expectativa dos especialistas são de que o aumento no número de mortos se reflita ainda com mais força no início do mês de fevereiro. 

Segundo Isaac Schvarstzhaupt, coordenador da Rede Análise Covid-19, há possibilidade de um colapso da rede pública entre 09 e 15 de fevereiro. Anualmente há pico de notificações da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nessa época.

Em relação ao mundo, estima-se que ainda nesse início do ano devamos nos reparar com a triste marca de 02 milhões de mortos. Os motivos para o aumento nos números são vários.

Primeiramente, considera-se a dificuldade de manutenção do distanciamento social e pelo enfraquecimento das regras em diversos estados. Ao mesmo tempo, as aglomerações causadas pelas festividades de final de ano em breve devem refletir nos números de mortos.

Segundo Isaac, é muito provável que o Brasil siga o caminho do Canadá, que viu o número de mortes e infecções explodir algumas semanas após o Dia de Ação de Graças.

Portanto, caso as medidas de isolamento não obtenham sucesso, o que veremos é um número cada vez maior de vítimas fatais da doença.

  1. Início das campanhas de vacinação

Em terceiro lugar, outra das projeções do Coronavírus 2021 é o início das campanhas de vacinação, que primeiramente devem atingir os profissionais da saúde e as pessoas que compõem os grupos de risco.

Embora no mundo todo a vacinação já tenha sido iniciada, no Brasil ainda se aguarda pela autorização do imunizante pela Anvisa. De resto, ainda não existem muitas informações sobre como as vacinas irão ser distribuídas.

  1. Aumento nos autocuidados

Por fim, outra das projeções do Coronavírus 2021 é que os autocuidados sejam cada vez mais valorizados e que as pessoas olhem de uma forma especial para a manutenção de sua saúde.

Deve crescer o número de adesões ao plano de saúde corporativo, como uma espécie de prevenção em relação às doenças. Além disso, as academias devem ter cada vez mais adeptos, bem como devem crescer a cada dia o número de empreendimentos voltados à vida saudável.

Esse é um reflexo de todas as preocupações com a saúde que surgiram a partir da pandemia. É natural que haja uma tentativa de evitar qualquer tipo de perigo.

  1. Valorização do pessoal

Ainda, a última das projeções Coronavírus 2021 é que deve crescer nas empresas os cuidados que são colocados em prática em relação aos colaboradores. A segurança deles deve ganhar ainda mais importância e por isso as adesões ao plano de saúde para empresas devem aumentar.

A valorização pessoal deve ser latente, até mesmo porque tempos tenebrosos como esses demonstraram e importância nos cuidados com o próximo e na prática de sentimentos e posicionamentos referentes à empatia.

Deve ocorrer cada vez mais a adoção de medidas que pensem no bem-estar dos colaboradores e as empresas que não se atentarem para isso podem ficar defasadas. Afinal, não é apenas o público que se atenta a isso, mas também toda a base de profissionais do mercado.

 

 

Compartilhe no Whatsapp