ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O mercado de imóveis continuará aquecido em 2021

11/1/2021 - Sorocaba - SP

No começo de 2020, o mercado de imóveis vinha em crescimento constante e vinha buscando máximas históricas de preço e crescimento.

Porém, com a pandemia de Covid-19, o mercado de imóveis acabou que deu uma “desaquecida”.

Mas, em pouco tempo depois, ele já se aqueceu novamente e buscou as máximas históricas. Isso acontece, basicamente, por dois motivos.

Por que o mercado de imóveis se reaqueceu rapidamente?

Isso se deu por dois motivos principais: a Taxa Selic e retomada da construção.

Primeiro, vamos entender a relação da Taxa Selic com isso.

A Taxa Selic é conhecida no mundo dos investimentos pelo nome: renda fixa e taxa de juros básica. Ela funciona da seguinte maneira, você “empresta” dinheiro para o governo e ele te devolve com juros.

Atualmente, em janeiro de 2021, essa Taxa é de 2%/ano. Antes da pandemia, essa Taxa estava em 7%/ano, que é considerado uma taxa alta.

Mas, o que isso tem a ver com o mercado de imóveis?

Dois motivos: investidores tiraram o seu dinheiro da renda fixa, por conta dessa queda, e alocaram em outros locais em busca de maiores rentabilidades, o que refletiu do recebimento de dinheiro no mercado de imóveis.

E já no segundo motivo, é que por conta da diminuição dos juros de financiamento de créditos.

Um dos cálculos que o banco utilizava para compor os juros de crédito, era o quanto renderia se ele alocasse na renda fixa o dinheiro, fazendo com que com o baixo patamar, pessoas conseguiram financiar suas casas por preços baixíssimos.

Já o segundo motivo do reaquecimento, precisamos que você relembre o começo da pandemia, quando tudo fechou.

Em torno de um mês depois, começou a retomada e a construção civil foi considerado um serviço essencial.

O que fez com que o mercado de imóveis começasse a se recuperar rapidamente, enquanto outros setores ainda estavam completamente paralisados.

Por quê o mercado de imóveis continuará aquecido?

Segundo uma pesquisa que fizemos, empresas que realizam o aluguel de caçambas de entulho, nos disseram que a demanda nunca esteve tão grande.

O que nos dá forte indícios de que muitas obras estão sendo realizadas e por conta da Lei de Oferta e Demanda de qualquer mercado, ele tende a se continuar em crescimento.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Incorporadoras imobiliárias (Abrainc) feita no mês de setembro de 2020, 97% dos empresários do setor de construção de civil pretendem lançar novos empreendimentos nos próximos 12 meses.

Outro dado também coletado é que 92% pretendem comprar novos terrenos nesse mesmo período.

Se você pensa que não há uma demanda para todos esses empreendimentos, você está por fora!

Uma pesquisa realizada por um Instituto renomado, indica que mais 11 milhões de pessoas pretendem comprar um imóvel nos próximos 3 anos, sendo 5,5 milhões nos próximos 12 meses!

Muitas pessoas vêm tendo um bom aproveitamento sobre essa valorização prevista para o mercado de imóveis.

Elas estão tomando algumas atitudes que valorizam o seu imóvel e que possa vender em um preço bem mais alto futuramente.

Como você deve estar se pergunta o que essas pessoas estão fazendo para aproveitar a valorização. Leia o tópico abaixo!

Atitudes que valorizam o imóvel

1. Pinturas

A pintura de uma casa ou prédio é o seu cartão postal.

Sabendo disso, pessoas estão pintando suas casas e em casos de edifícios, estão realizando as pinturas prediais.

Além de valorizar o imóvel pela questão estética, as pinturas também preservam a estrutura.

O principal objetivo de uma pintura, por mais que poucas pessoas saibam, não é a estética, mas sim a conservação da estrutura.

Isso acontece pois com os componentes impermeabilizantes presentes nas tintas, não deixam a umidade entrar em contato com o concreto da estrutura, e assim, preservá-la.

2. Pequenos reparos

Com o tempo, algumas mobílias da casa vão se desgastando e apresentando problemas (torneiras, privadas...).

Isso é normal com o passar do tempo e o ideal é consertá-los antes que o problema fique ainda maior.

Realizar pequenos reparos na sua casa é um grande diferencial no peço final, pois o futuro comprador não terá que gastar dinheiro com problemas corriqueiros tão cedo.

3. Segurança

A segurança é o principal fator de escolha de uma residência para morar, afinal todos querem manter a segurança da sua família.

Além disso, caso você não deseje vender a sua casa aproveitando esse “boom imobiliário”, investir na sua segurança sua e da sua família é essencial.

A presença de câmeras, portões eletrônicos rápidos e um alarme, com os níveis de criminalidade de hoje em dia, é algo que não pode faltar na sua casa.

Compartilhe no Whatsapp