Autor: Lucas Pelisari
Uma das formas mais impactantes de atingir seu público, hoje em dia, é através do conteúdo em vídeo. No entanto, produzir algo realmente bom pode ser um desafio. Então, como aumentar a sua conversão com vídeos?
A resposta para essa pergunta não é fácil de obter, pois depende de vários fatores.
Seu público, as dores deles, sua expertise e sua capacidade de produção.
No entanto, um primeiro passo super acessível é rever a própria forma de produzir o vídeo. Você, quando decide gravar um vídeo para sua estratégia de marketing, o planeja de forma completa?
É essencial ter uma visão macro, com conhecimentos de marketing digital, para poder criar um conteúdo bom, atraente e engajador. Só assim é possível aumentar sua conversão com vídeos.
E então, quer saber como chegar nesse patamar e transformar seus vídeos em poderosas ferramentas de marketing? Continue lendo o texto!
O crescimento do vídeo marketing como ferramenta das estratégias digitais é algo que, a cada ano, se torna mais relevante.
Provavelmente, na sua empresa a possibilidade de produzir vídeos, se não está em operação, pelo menos foi ventilada.
É uma tendência observada mundialmente.
Dados da Wyzowl de 2019 já confirmavam isso: cerca de 87% dos profissionais de marketing afirmaram utilizar vídeos em suas estratégias de conteúdo.
O motivo é simples: os vídeos são ferramentas incríveis para seu marketing digital pois possuem enorme potencial de engajamento.
São também responsáveis por melhorar o nível de confiança nas empresas.
Quer saber um dos principais benefícios de investir na produção de vídeos para incrementar seu marketing digital?
O ROI.
Isso mesmo.
Em um estudo de 2018 da Animoto, 88% dos profissionais entrevistados revelaram satisfação com o ROI proveniente de suas produções de vídeo marketing.
E isso faz sentido com os dados, já que, segundo a Optinmonster, o vídeo marketing pode trazer até 66% mais leads qualificados.
Ou seja, falamos de uma ferramenta eficiente, inovadora e ampla — com abertura para atingir um grande público.
O vídeo é um formato excelente para os usuários, instigando-os a compra de uma maneira mais espontânea.
Afinal, o vídeo é conteúdo dinâmico e geralmente fluido. Uma sequência de eventos que se desenrola perante os olhos, normalmente incrementada com ferramentas como o storytelling.
Assim, imagem e som tem um potencial enorme de cativar quem assiste. Vídeos são chamativos e interessantes. São mídias que têm algo a dizer ao espectador.
Por isso, são meios incríveis de fazer o seu marketing digital prosperar.
Para aumentar a sua conversão com vídeos e consolidar sua estratégia de marketing digital, é preciso acertar no que faz.
Afinal, não basta pegar uma câmera e gravar a si mesmo falando para então postar o arquivo.
É preciso cuidado e atenção a alguns pontos importantes, como:
Você sabe para quem quer criar o seu conteúdo em vídeo?
É preciso conhecimento do seu público para saber como abordá-lo e quais estilos de vídeo melhor funcionam com ele.
Afinal, há incontáveis formatos aplicáveis dentro do vídeo. Seu público é mais técnico e curte explicações longas? Ou é mais dinâmico, com perfil executivo, e gosta de “pílulas” de conteúdo?
São questões importantes que você deve esclarecer.
Antes de apertar play, uma dica: revise bem sua seleção de temas.
Com ajuda de ferramentas como o Google Trends, avalie se os temas escolhidos são o melhor (e os mais indicados no momento) para seu mercado.
Assim, você garante que a produção não seja de uma “pauta fria”, um assunto esquecido no mercado e com baixo potencial de visualizações.
Aqui, qualidade pode ser encarada como capricho.
O que queremos dizer?
Bom, é claro que o ideal seria produzir seus vídeos com máximo de infraestrutura, como câmeras, microfones, cenário e luz ideal. No entanto, sabemos das dificuldades.
Por isso, se apegue ao capricho. Há equipamentos bem versáteis e baratos que podem servir para produzir bons vídeos, como celulares mais novos e editores de vídeo que é determinante na qualidade final do mesmo.
O importante é criar algo de qualidade e, conforme a estratégia crescer, ir aprimorando seus recursos.
No fim das contas, o que gera o engajamento muitas vezes é a sua CTA.
O “call-to-action” é uma ferramenta valiosa, braço direito de qualquer conteúdo de marketing.
E no vídeo não seria diferente.
Procure instigar o espectador a interagir com você nos comentários e compartilhar o vídeo. Isso gera awareness e alimenta o algoritmo das redes sociais, que veem maior potencial no conteúdo, distribuindo para mais pessoas!
Por fim, procure ser empático ao passar a sua mensagem.
Não falamos de padronizar a linguagem, mas de criar seu conteúdo e escrevê-lo de cabeça aberta. Os usuários possuem diferentes níveis de interesse e conhecimento.
Por isso, busque ser o mais empático possível, demonstrando simpatia.
É um ato bacana para se estabelecer como referência, mas também uma técnica incrível para atrair visualizações.
Para aumentar sua conversão com vídeos, o ideal é dedicar-se na produção de conteúdos com muita qualidade.
E como fazer isso?
Bom, o início da jornada você acabou de ler. Esperamos que as dicas ajudem você a lapidar sua estratégia e conquistar ótimos resultados.
Quer uma dica extra?
Dê uma olhada no site da Invideo.io e entenda como a plataforma de criação de vídeos pode descomplicar todo processo de edição dos seus conteúdos!