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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Estratégias de Venda Para Pequenos Negócios em 2021

7/1/2021 - Sorocaba - SP

Depois de um ano como este, acreditamos que você esteja ansioso para 2021 também. Acertamos?

2020 foi um ano desafiador para todos nós, mas que provocou uma reviravolta no mercado e atingiu principalmente os pequenos negócios. E uma das dúvidas que pairou sobre todos foi: como se reinventar e superar a crise?

Testar novas estratégias para aumentar as vendas é um dos primeiros passos para entrar em 2021 para buscar o sucesso em seu negócio. Abaixo, separamos algumas dicas que você pode começar a aplicar hoje em sua empresa. Vamos conferir?

Quais são as principais estratégias de venda para pequenos negócios em 2021?

Ao mesmo tempo em que falar em empreender parece arriscado, quando olhamos para um horizonte de pós-pandemia, a criação de novos negócios e estratégias parece a saída para uma retomada econômica.

Como vimos durante esse ano, com o distanciamento social e quarentena, o e-commerce e as estratégias de marketing se destacaram muito além do esperado. Só em março, segundo dados da ABComm, surgiram mais de 80 mil novas lojas virtuais.

Muitos empreendedores que não tinham loja virtual ou algum serviço estruturado de entrega se viram diante de uma urgência para sobreviver nesse novo mercado.

Além de estar presente nos e-commerces e marketplaces, existem outras estratégias para se manter competitivo e aumentar as vendas em 2021. Confira essas dicas:

#1 Tráfego orgânico

Já pensou em como o SEO pode ajudar a aumentar as vendas através do tráfego orgânico? Essa é uma estratégia com um excelente retorno a longo prazo.

Isso porque o trabalho consistente de otimização de um site ou blog torna o seu negócio ainda mais relevante e potencializa o ranqueamento nos principais buscadores, como o Google e o Youtube.

Mas como chegar no topo, onde todos desejam estar?

Para isso, é importante ouvir os especialistas e ter uma consultoria de SEO para implementar as melhorias nas páginas do seu site e nos conteúdos. 

Além disso, é necessário conhecer as ferramentas que ajudam no estudo das palavras-chaves e trazem dados interessantes sobre a concorrência, como a Ubersuggest por exemplo.

#2 Tráfego Pago

O tráfego pago é uma estratégia de atração de leads que oferece bons resultados para aumentar o alcance da marca e das vendas em um tempo reduzido. 

Assim como o tráfego orgânico, também exige o investimento na produção de bons conteúdos, campanhas e otimização em SEO.

No entanto, existe a vantagem de impulsionar o conteúdo com o Facebook Ads, Google Ads, Youtube Ads, Linkedin Ads e mídia programática.

#3 Remarketing

Com o remarketing, as empresas possuem grande chance de conquistar um cliente que já mostrou interesse no produto ou serviço anteriormente. 

Como o próprio nome indica, essa é uma estratégia de fazer novamente o marketing para alguém que já visualizou seu site. Assim, seus anúncios começam a "seguir" aquele usuário que já estava de olho em você.

A chance de conversão é alta nesses casos. Afinal, como apontado pelo próprio Google Ads, o número de conversões à primeira vista representam 97% dos acessos em um e-commerce.

#4 Youtube Ads

Com o Youtube Ads, sua marca estrategicamente se destaca em uma das plataformas mais acessadas pelos usuários na internet e o segundo buscador mais utilizado — atrás apenas do Google.

Além da possibilidade de trabalhar com otimização SEO no Youtube, é possível escolher entre mais de 5 tipos de anúncios no Youtube Ads.

E, na construção do vídeo que será impulsionado, certifique-se de produzir um conteúdo de qualidade. 

Um bom editor de vídeo é capaz de aumentar a qualidade do seu conteúdo e torná-lo ainda mais atrativo. 

#5 Redes Sociais

As redes sociais permitem um alcance maior dos seus produtos e serviços, em uma linguagem e formato mais criativo, leve e atrativo para os consumidores.

Nessa opção, é importante manter uma boa frequência e alimentar as plataformas com conteúdo relevante.

Aqui, tanto o conteúdo orgânico como a mídia paga podem aumentar as vendas do seu negócio.

#6 Retenção

Tão importante quanto atrair um cliente é fidelizá-lo. Para isso, é importante pensar na experiência pós-venda. 

A qualidade no atendimento, comprometimento com os prazos de entrega e também a utilização de brindes promocionais, como mochilas personalizadas,  e cupons são algumas das iscas para essa retenção.

Conclusão

As estratégias de vendas que apresentamos são investimentos importantes para os pequenos negócios que desejam aumentar as vendas em 2021.

Se você deseja se reerguer no ano que se aproxima, comece a planejar hoje o passo a passo para atrair ainda mais novos clientes e ter conversões com seu site.

Que tal começar aprendendo um pouco mais sobre as principais estratégias de marketing para ter sucesso em 2021? 

 

 

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