ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Sistemas de gerenciamento para restaurante delivery: o que é essencial?

6/1/2021 - Sorocaba - SP



Hoje em dia, vemos um aumento no número de sistemas de gerenciamento para restaurante delivery. O movimento é lógico com base no que tem acontecido nos últimos anos e em 2020. Nós vemos muitos estabelecimentos se cadastrando em aplicativos como o Rappi Delivery e outros, tanto por causa do impacto desses apps, quanto por causa dos eventos da pandemia do novo coronavírus.

Com a pandemia alcançando o mundo todo, muitas ações foram tomadas para evitar que o contágio se intensificasse. Como os restaurantes são locais férteis para o novo coronavírus, as pessoas pararam de ir presencialmente até lá, com algumas notórias exceções. Por isso, os administradores de restaurante tiveram de passar a lidar com o sistema de delivery do dia para a noite e muitos ainda não se acostumaram com a nova realidade.

Pensando nisso, usar sistemas de gerenciamento para restaurante delivery pode ajudar nessa missão. Mas como escolher o melhor sistema para você? Vejamos a seguir!

5 coisas que não podem faltar em sistemas de gerenciamento para restaurante delivery

1. Integração com pedidos

Um bom sistema de gerenciamento de delivery precisa ter integração com os pedidos que o restaurante recebe. Portanto, precisa trabalhar com integração com apps como o Rappi, iFood, Uber Eats e WhatsApp (99% dos smartphones do país têm WhatsApp, o que faz dele um bom ponto de conversão com os clientes).

Isso é importante pois a integração com os pedidos permitirá que o app pegue uma série de dados importantes e garantirá que toda a seleção de pedidos estará em um só aplicativo. A ideia é facilitar a gestão e o acesso a informações úteis para o negócio.

2. Controle da produção

Um bom aplicativo de gerenciamento de delivery precisa vir com um sistema de controle da produção dos pratos. Por exemplo, é importante que o gestor saiba o que está sendo produzido, porque e quais os gastos derivados disso.

Na prática, esse controle de produção é importante também porque é essencial ter um baixo tempo de produção no delivery. Com os dados coletados, será possível otimizar a linha de produção até ficar acima da média nesse quesito.

3. Controle da entrega

Outro elemento que precisa estar integrado ao sistema de gerenciamento é o controle das entregas. É importante que haja no aplicativo toda a linha do tempo de cada pedido, mostrando onde ele está, por onde foi, quem é o entregador e muito mais.

Tudo isso é muito útil para uma análise completa das entregas e a possibilidade do gestor avançar com certos pedidos atrasados e controlar melhor o fluxo do restaurante.

4. Coleta de dados

Um ponto importante que todo sistema de gerenciamento deve ter é a coleta de dados para análise posterior. Esse trabalho ajuda a empresa a garantir uma base importante de informações para tomar decisões importantes para seu fluxo de produção, de marketing e muito mais.

5. Cálculo de margens

Por fim, é essencial que um bom sistema de gerenciamento de restaurantes conte com uma opção para o cálculo de margens dos pratos. Isso é importante pois os aplicativos de delivery seguem fazendo promoções específicas e o gestor precisa saber quanto cobrar nos pratos para participar de promoções e ainda ter uma boa margem.

Pronto! Agora já ficou mais fácil escolher uma dentre as opções de sistemas de gerenciamento para restaurante delivery. Conforme os aplicativos de entrega vão se popularizando, mais sistemas vão sendo desenvolvidos com base nas dores das pessoas que estão administrando restaurantes nesse momento. Portanto, acompanhe sempre o mercado para ver quais são as opções disponíveis.

E aí, gostou do papo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o conteúdo!

 

Compartilhe no Whatsapp