ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como posicionar seu e-commerce na pesquisa do Google

28/12/2020 - Sorocaba - SP

Empreender no Brasil é uma tarefa árdua que pode se tornar um pouco mais fácil quando aprendemos a utilizar técnicas e caminhos que trazem resultados consistentes. Um desses caminhos com toda a certeza é o Marketing Digital.

Dentro dele há várias técnicas que podem fazer com que sua empresa atinja resultados excelentes, em alguns casos pode duplicar vendas e serviços prestados, dependendo do que você oferece às pessoas.

Uma das coisas mais almejadas por quem investe seu negócio na web é o famoso “Lead Qualificado”, que é nada menos do que pessoas acessando seu site/e-commerce querendo o que você está ofertando.

Uma coisa é ter pessoas acessando seu website aleatoriamente, outra coisa é você oferecer “sapatos masculinos” e quando alguém digitar no google “comprar sapatos masculinos” aparecer o seu site em primeiro lugar. O número de vendas do seu produto com toda certeza irá aumentar, não é mesmo?

 

Agora vamos para algumas dicas que irão ajudar no seu posicionamento:

 

Crie um site bonito e responsivo

Ao criar site, não deve ser levado em consideração apenas a inserção de conteúdo, até porque se você o fizer de mais, irá prejudicar sua empresa. Um site responsivo e agradável aos visitantes precisa ser otimizado com conteúdos leves e de fácil visualização.

Uma boa dica, por exemplo: ao invés de fazer uploads de vídeos no próprio servidor, utilize url’s que transmitam o vídeo do youtube na sua página. Assim você irá economizar espaço do seu servidor e deixará sua página mais leve e rápida.

Esta dica é essencial principalmente porque os algoritmos do google, que ranqueiam sites em seu motor de busca, estão o tempo inteiro “analisando” os sites e dando uma espécie de “nota” a eles. Os sites com esta maior nota de determinados nichos, irá ser ranqueados melhor do que os com menos notas.

 

Mas afinal, o que são estas notas do google?

Não falamos de notas em sí, mas sim de autoridade. Quando o seu site é muito citado por outros portais na internet, o seu domínio citado ganha certa “autoridade”.

Como dito anteriormente, também não basta ser citado, afinal o seu site tem que ser condizente com o nível de autoridade que você ganha. Aí entra a parte da otimização.

Não adianta ser um site super citado por outros se o seu conteúdo é de péssima qualidade, as páginas são lentas e por aí vai.

Então podemos definir que o posicionamento que o google dá ao seu site requer atenção de muitos fatores.

Para você saber a nota que o seu domínio tem, é necessário utilizar algumas ferramentas como a Moz ou a AhRefs. Estamos plataformas possuem suas maneiras particulares de calcular e dar essa nota, não havendo por isso uma exatidão. O google guarda a sete chaves a autoridade que ele da aos sites neles autenticados, e essas duas plataformas criaram a partir de dados externos uma maneira de pelo menos tentar se aproximar dessa nota.

Na Moz, você encontrará o DA (Domain Authority)  e na AhRefs o DR (Domain Rating). Basicamente são a mesma coisa, oferecidas por empresas diferentes. O número que cada uma poderá dar ao site irá variar, pois a maneira de fazer o cálculo é particular de cada uma.

 

Quais técnicas poderão ajudar meu site a subir no ranking?

Agora adentramos na parte crucial do posicionamento: as técnicas empregadas!

Como citamos no início deste artigo, a otimização OnPage é crucial para isso, sendo uma técnica importante a ser aplicada. É importante procurar profissionais qualificados de SEO para realizar essa otimização.

Outras técnicas importantes são as chamadas de OffPage, consistindo em sua aplicação fora do seu site.

Ambas as técnicas se complementam. Uma precisa da outra para funcionar. Sendo assim, a partir de um site bem estruturado e otimizado, você irá iniciar o seu trabalho em outros sites. A principal técnica é o Link Building, que consiste em você criar um artigo muito bom e informativo, que tenha links para páginas do seu site. Estes links precisam estar atrelados em palavras que são “chaves” para o seu posicionamento, como por exemplo: criação de sites.

 

Essas palavras são muito importantes, pois você irá se posicionar nelas em relação ao google. Por exemplo, se o seu site tem uma página sobre criação de sites, e você coloca um link desta página na frase, quanto mais você publicar artigos que contenham essa palavra linkada para sua página, mais a sua página ganhará autoridade pelo google, e consequentemente irá subindo de posições na pesquisa para quem digita “Criação de sites” no google.

Então como percebemos, uma das coisas mais essenciais no posicionamento e em técnica OffPage é justamente você fazer uma pesquisa técnica e profissional utilizando ferramentas próprias para isso, a fim de identificar quais as palavras e termos que possuem mais buscas no google em relação ao que você oferece.

Obviamente nem sempre vale a pena você investir na palavra com maior busca, pois estas podem ter empresas gigantes posicionadas que seria praticamente impossível tomar o lugar delas, e ao invés disso, pode ser necessário procurar palavras com menor impacto, mas que se posicionado em várias, te trará um excelente resultado.

 

Concluindo nossas dicas de posicionamento

Mesmo que pareça as vezes um bicho de sete cabeças, o posicionamento do seu site não é algo impossível de atingir, bastando que você busque informações realmente úteis e profissionais qualificados para trabalhar com você, que se encontra em uma agência web.

Posicionar seu site ou e-commerce é algo muito positivo, pois trará mais leads qualificados para seu domínio, e consequentemente converterá essas visitas em vendas.

E aí, o que achou de nossa explicação e introdução ao assunto? Esperamos que tenha gostado, e se sim, por favor compartilhe este artigo com seus amigos. Até a próxima!

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp