ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 dicas para promover seu negócio na internet

22/12/2020 - Sorocaba - SP



 

Divulgar um negócio na internet se tornou uma prioridade para a maioria dos empreendedores e empresas. 

 

Por isso, saber e dominar algumas ferramentas da internet e experimentar estratégias e abordagens diferentes é essencial para marcar sua presença na rede.

 

Nesse contexto, aprender e estar antenado às técnicas e estratégias de Marketing digital, testá-las na prática para ver o que funciona melhor para seu negócio online, e quais resultados você obtém, pode fazer toda diferença.

 

Mas para isso, é de extrema importância que suas ações não sejam feitas de forma aleatória e isolada, mas com planejamento, foco, objetivos e metas bem definidas. É necessário saber aonde você pretende chegar com seu empreendimento.

 

Selecionamos, então, algumas dicas que podem ser muito úteis para ajudá-lo a promover o seu negócio na internet.

 

1. Tenha um site

Pode parecer óbvio a ideia de ter um site, mas muitas pessoas esquecem dessa possibilidade e não marcam sua presença na rede dessa forma. Outro problema muito comum, é possuir um site, mas não alimentá-lo regularmente, ou atualizar as informações, por isso é preciso mudar este cenário.

 

Criar um site atrativo e com um design responsivo pode ser uma solução eficiente para divulgar o seu negócio e fazer com que ele seja encontrado mais facilmente na rede e contribuir para que você seja lembrado pelo seu público.

 

Possuir um site traz praticidade e comodidade durante o atendimento ao cliente, o que é particularmente vantajoso, pois permite que o contato seja mais rápido e ágil, desta forma, você garante a satisfação e possível fidelização do consumidor.   

 

Você pode criar seu site em plataformas como o Wordpress ou Wix, que oferecem opções gratuitas e são muito completos. Há uma variedade imensa de personalizações, layouts e templates, que podem ser utilizados para promover a identidade e a personalidade de sua marca.

 

2. Tenha conta nas redes sociais

Hoje em dia se tornou mais que obrigatório marcar sua presença em plataformas como Instagram e Facebook, elas são ferramentas poderosas para divulgar seus produtos e serviços, gerar consciência sobre a sua marca e atrair pessoas.

 

Você  pode escolher estar presente em uma ou várias redes sociais, o importante é perceber quais funcionam melhor para seu tipo de negócio.

 

A presença na rede, com postagens relevantes e conteúdos interessantes para seu público fazem com que sua marca ganhe credibilidade, confiança e autoridade. Uma boa dica é postar com frequência, e escolher fotos e imagens de qualidade.

 

3. Alimente um blog

Alimentar um blog é uma forma muito eficaz de atrair tráfego para seu empreendimento. Desta forma tenha em mente que ele precisa trazer artigos e textos interessantes para o seu público-alvo.

 

Ter um blog traz a possibilidade de otimizá-lo com técnicas de SEO, onde você pode utilizar  palavras e frases chaves para direcionar os seus leitores através de links, além de atraí-los a realizar alguma ação de seu interesse e desta maneira gerar valor.

 

O blog permite que aos poucos você vá se tornando uma autoridade no seu setor, o que pode levá-lo a conseguir informações, ter formulários preenchidos e dados básicos sobre seus visitantes. Se você vende roupa infantil, fale sobre isso, se vende serviço específico como criação de sites, mesma coisa. Foque sempre no que você oferece.

 

4. Faça parceria com influenciadores

Ser influencer é uma profissão que chegou para ficar, e cada vez mais produtores de conteúdos das mais diversas áreas ganham espaço, conquistam um número expressivo de seguidores e são capazes de usar sua influência para construir opiniões.

 

Fazer parceria com influenciadores pode ser uma alternativa muito interessante devido ao poder de mobilização que eles possuem junto a seus seguidores, e essa influência pode ser decisiva para o seu negócio e gerar um alcance maior. Quando alguém com uma grande audiência divulga seu produto ou serviço, é possível que essas pessoas aceitem a indicação e queiram adquiri-lo.

 

5. Crie cursos online

Já pensou em produzir conteúdo e oferecê-lo a partir de um curso para o seu público? Com o bônus de se tornar uma referência na sua área e ganhar um forte aliado para ajudar na reputação de seu negócio?

 

Cada vez mais os cursos online tem se popularizado e ganhado adeptos. A possibilidade de aprender algo novo, buscar aprendizados e formação sem sair de casa, com valores acessíveis ou de forma gratuita, tem atraído pessoas de todos os lugares.

 

Este modelo de educação à distância é vantajoso tanto para quem ensina quanto para quem aprende, e além de possibilitar o acesso a uma grande variedade de assuntos e conteúdos, pode te ajudar a definir mais facilmente quem é o seu público-alvo e o que ele está buscando.




Compartilhe no Whatsapp