ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

05 dicas para trabalhar em casa tendo filho pequeno

22/12/2020 - Sorocaba - SP

Trabalhar em casa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se você tem filhos pequenos. Afinal, as crianças demandam atenção ao mesmo tempo em que têm necessidades próprias que devem ser observadas pelos pais.

Outro ponto que influencia muito no home office de pais de crianças pequenas são as interrupções por elas causadas, bem como a curiosidade que as leva a mexer em materiais que muitas vezes são de extrema importância nas atividades laborais.

Mas como é possível conciliar o trabalho realizado em casa, seja de maneira remota para uma empresa ou no seu negócio próprio, e o cuidado das crianças no dia a dia?

Abaixo listamos algumas dicas que podem ajudar você a garantir a devida organização da sua rotina de forma a considerar tanto a atenção e momentos com os pequenos quanto à produtividade no seu trabalho. Continue lendo e confira.

Trabalhar em casa com filhos pequenos: Um dos pesadelos de 2020

Em 2020 o mundo se surpreendeu com uma pandemia que mudou completamente nossa forma de viver. A Covid-19 abalou estruturas laborais e até mesmo familiares ao exigir que as pessoas mantivessem distanciamento social e deslocassem a prestação de serviços para seus lares.

Embora o home office pareça para muitos o trabalho dos sonhos, na prática ele nem sempre o é. Afinal, é preciso considerar o espaço para a realização dos serviços, a interrupção das atividades e a existência de materiais adequados para trabalhar.

Além disso, outro fator influencia muito nesse quesito: os filhos. Considere que nessa espécie de home office forçado que se desenvolveu neste ano as aulas dos pequenos também foram suspensas ou deslocadas para o ensino EAD.

Portanto, não apenas os adultos permaneceram mais no lar ao trabalhar em casa, mas também as crianças ficaram trancafiadas nesses espaços.

E nisso é preciso reconhecer: crianças se entediam rapidamente, requerem atenção especial quanto à sua segurança e também demandam muita paciência e tempo para que o cenário colocado lhes seja explicado.

Afinal, não há como esperar que uma criança entenda completamente o que aconteceu em razão do Covid-19. Ao mesmo tempo, ela necessita ter sua curiosidade satisfeita ao menos em parte. E essa curiosidade, aliás, tende a se renovar a cada momento, sobre as mais variadas coisas.

Então, como é possível conciliar trabalhar em casa com a presença de serzinhos tão curiosos e cheios de energia? Para isso é possível seguir algumas das dicas que estão abaixo e melhorar suas rotinas tanto laborais quanto familiares.

Superando o desafio de trabalhar em casa com crianças pequenas

Existem algumas dicas que já foram testadas por diversos profissionais que, com elas, obtiveram sucesso em prestar as atividades de trabalho em casa ao mesmo tempo em que cuidavam das crianças.

Veja quais são e considere testá-las para melhorar as suas rotinas e a dos seus filhos! 

  1. Defina seu espaço e horário de trabalho

A primeira questão importante é que você deve definir qual é o seu espaço de trabalho. Para isso você não precisa necessariamente dispor de um escritório. 

O seu espaço de trabalho pode ser aquela escrivaninha no quarto ou mesmo a sala de jantar. O importante é que haja a definição de que em certo horário aquele local é destinado às atividades laborais e não a qualquer outra coisa.

Ao mesmo passo, defina os horários que são destinados para o uso daquele local para trabalhar em casa.

Portanto, o sucesso da conciliação entre home office e crianças depende de definições claras de limites de espaço. Considere que todos que estão no lar devem entender essas regras para manter o local livre de interrupções e bagunça no horário do expediente.

Isso inclui, por exemplo, deixar a mesa de jantar (caso seu trabalho seja realizada nela) livre de brinquedos como playmobil e outras peças espalhadas pelo local no horário que você definiu para trabalhar.

  1. Crie rotinas

Outro ponto essencial para trabalhar em casa conciliando os cuidados com as crianças é criar uma rotina para você e também para elas. Devem existir horários para almoço, lanche e jantar,assim como para ver televisão ou brincar.

  1. Use peças de roupas distintas para o momento do trabalho e de lazer

Uma boa maneira de fazer a criança entender que aquele momento é destinado pelo adulto para trabalhar em casa é usando peças de roupas diferentes para o momento de labor e para o lazer.

Assim a criança pode identificar que o momento de trabalho é também aquele em que o adulto está usando roupas sociais ou mais arrumadas. Assim, camisetas e roupas despojadas ficam destinadas ao momento de lazer.

Isso permite criar uma espécie de sinalização na cabeça das crianças.

  1. Ocupe o tempo da criança com brincadeiras educativas

Por fim, caso seu filho não esteja em idade para frequentar a escola ou esteja recebendo aulas pelo computador, lembre-se de ocupar o restante do dia dele.

Para isso, uma boa estratégia é apostar em brincadeiras educativas que podem ser ensinadas por acessórios comprados em loja de brinquedos educativos

Com isso você mantém o pequeno entretido ao mesmo tempo em que ele aprende e ganha espaço para trabalhar em casa sem maiores interrupções.

 

 

Compartilhe no Whatsapp