Autor: Lucas Pelisari
A pandemia de Covid-19 afetou a grande maioria dos negócios e das rotinas de pessoas no mundo todo, o que fez com que a atividade de gerenciar clínica médica fosse revista para se adaptar a esses novos tempos.
Garantir a segurança dos funcionários das empresas e dos seus clientes tornou- se ainda mais importante. Para isso, contudo, protocolos até então colocados em prática não são mais suficientes.
Mas então como é possível dar continuidade às atividades das clínicas e manter os clientes e trabalhadores dela livres dos perigos de contaminação pela Covid-19? Pensando nisso, nós listamos algumas dicas abaixo. Veja quais são e não deixe de praticá-las.
Conforme brevemente dito, não foram apenas as clínicas médicas que tiveram que se adaptar aos novos tempos de Coronavírus, mas todos os tipos de atividades empresariais.
Entretanto, gerenciar clínica médica durante a pandemia é uma atividade que sofre ainda mais e que requer cuidados redobrados. Afinal, as clínicas geralmente prestam serviços para quem de, de alguma forma, já possui a saúde debilitada.
Por isso, em muitos casos o foco do estabelecimento médico é justamente o tratamento de algumas das doenças que tornam o paciente um integrante do grupo de risco da Covid-19 (idosos, hipertensos, cardíacos e outros).
Além disso, outro ponto importante é que as consultas, exames e procedimentos geralmente necessitam de proximidade entre paciente e enfermeiros, médicos e atendentes.
Em tempos em que máscaras são indispensáveis e a limpeza de todos os ambientes deve ser constante, especialmente em caso de circulação de diversas pessoas por ali, as clínicas devem se atentar às formas de manter todos em segurança.
Embora isso pareça até mesmo impossível, vide a rapidez com que o Covid se espalha, existem maneiras de dar continuidade às atividades de gerenciar clínica médica de forma segura.
Abaixo, veja algumas delas e não deixe de analisar se a sua clínica está cumprindo com esses protocolos e como é possível passar a colocá-los em prática desde já.
Existem algumas formas de manter as atividades de uma clínica médica mesmo em tempos de Covid-19. Quais são elas você pode conferir logo abaixo.
Muito se fala em protocolos de segurança e eles são cruciais para a segurança dos locais em que pessoas circulam durante a pandemia.
No que diz respeito às clínicas médicas isso se torna quase óbvio, uma vez que seu papel é manter a saúde e bem estar dos seus pacientes.
Gerenciar clínica médica, então, demanda a adoção desses protocolos que são indispensáveis e que aumentam a segurança de todos. Veja quais são eles:
Obrigatoriedade do uso de máscara: estabeleça que todos (colaboradores, médicos e pacientes) somente possam circular pelo local com o uso de máscara. Em relação aos colaboradores indique a troca dela a cada 02 horas;
Disponibilização de álcool em gel: é essencial que o álcool em gel seja facilmente encontrado na sua clínica e em diversos lugares dela. Assim, considere colocá-lo na recepção, logo à entrada e também nos banheiros. O mesmo ocorre com o interior do próprio consultório de cada profissional da medicina;
Aumente a frequência de limpeza: a higienização de objetos, acessórios e locais é imprescindível para a segurança contra o Covid-19. Dessa maneira, não deixe de aumentar a frequência da limpeza de todos os ambientes. Para isso, deve-se fazer uso de desinfetantes e álcool;
Use materiais descartáveis nos móveis e objetos usados em consultas: É crucial que os objetos sejam limpos e também que se faça uso de alguns materiais descartáveis. Um bom exemplo é adotar capas de maca descartáveis que são trocadas para cada paciente de maneira automática.
Alguns desses protocolos e materiais são indicados de forma bastante detalhada por sites e plataformas de plano de saúde para empresas. Não deixe de conferi-los e adotá-los.
Em segundo lugar, caso você tenha convênio com plano de saúde corporativo pode se utilizar de uma das variáveis oferecidas por esse tipo de serviço: a teleconsulta. Ela não só foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Medicina, como também atende a todas as normas médicas que estão vigentes no Brasil.
Assim, você garante a prestação de atendimento médico e de contato com o paciente sem que para isso seja preciso que ele se desloque até a clínica.
Ainda, adotar essa estratégia para gerenciar clínica médica é importante por restringir os atendimentos presenciais àqueles que realmente se fazem necessários.
Com isso você garante segurança dos pacientes, dos seus funcionários e de toda a equipe médica.
Finalmente, uma vez que seus pacientes confiam no seu trabalho de viés médico, não deixe de se firmar como uma autoridade no assunto.
Assim, faça uso das suas redes sociais e site institucional para levantar informações sobre contágios, prevenções e tratamentos, assim como para se mostrar à disposição dos clientes como um apoio para passar por esses tempos sombrios.