ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como quebrar o estigma social como influenciador digital?

16/12/2020 - Sorocaba - SP

A vida de um influencer parece um sonho, não é mesmo? Diariamente, são publicadas fotos bonitas, looks incríveis e viagens que lembram cenas de filmes. No entanto, nem tudo são flores. A maioria desses profissionais sofrem com preconceitos em relação ao trabalho na internet.

Se você tem interesse em ser uma celebridade virtual, mas tem receio da opinião da sociedade, continue lendo este artigo. Aqui, vamos mencionar várias dicas para que você aprenda como quebrar o estigma social como influenciador digital.

Vamos lá?

Escolha o seu nicho de atuação e a persona

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de escolher o seu nicho de atuação e a persona. Quando você entende os seus gostos pessoais e com quem você deve falar, o trabalho fica mais fácil e os conteúdos são mais relevantes.

O mercado tem vários tipos de nichos. Os mais comuns são: moda, cuidados com a pele, gamers, gastronomia, tecnologia, humor, motivação, educação financeira, dicas de viagem, fitness, mundo infantil, fotografia, avaliação de produtos e muito mais.

Já a persona é um conceito que ganhou bastante destaque no marketing digital. Trata-se de uma representação fictícia sobre o seu consumidor ideal. Ela mostra informações importantes sobre o comportamento do cliente, características demográficas, motivações, objetivos, desafios, entre outros dados.

Não pense somente no dinheiro

Sem dúvidas, um dos principais erros dos influenciadores digitais é entrar nesse mercado pensando somente em dinheiro. Precisamos ser sinceros, caro leitor: inicialmente, você terá mais dificuldades para conseguir um bom faturamento na internet.

 

Para ter um retorno financeiro pelos próximos meses, recomendamos investir em uma área que tenha mais afinidade. Além disso, tire lindas fotos, conte uma história clara e não invente perfis. Seja você mesmo!

Os seguidores estão cada dia mais espertos. Eles conseguem perceber quando um iniciante é verdadeiro e quando ele compartilha informações falsas. Se você escolher a primeira opção, provavelmente, terá mais sucesso na internet.

Escreva conteúdos de qualidade

Outra dica importante é desenvolver conteúdos de qualidade para a sua audiência. Uma boa publicação é aquela que seja relevante e única. Caso contrário, perderá seguidores e até oportunidades de negócio.

Não basta apenas publicar uma foto bonita. É importante escrever um material que ajude o leitor no momento em que ele mais precisa.

Imagine que você é influencer no mercado da moda. Para conquistar a atenção do seu público, recomendamos mostrar algumas dicas para os seguidores.

Aqui, mencionamos apenas algumas dicas importantes para uma audiência do mercado da moda. É claro que os conteúdos, as linguagens e os tipos de foto mudam de acordo com cada nicho.

Vamos a um outro exemplo?

 

Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana) é um modelo português. Nas redes sociais, ele compartilha com os seus seguidores várias informações importantes sobre saúde, exercício físico e motivação.

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o influencer conquistou mais seguidores. Ele mostrou como a sua audiência poderia enfrentar o isolamento social com mais qualidade de vida.

O sucesso do modelo é impressionante. Ele é reconhecido como o influencer número 1 no nicho de educação. No mercado fitness, ele está entre os dez primeiros colocados em Portugal.

Para ter sucesso com os seus conteúdos, você deve entender melhor o comportamento da audiência. Por meio de pesquisas, é possível descobrir as suas dúvidas e quais são os tipos de conteúdos que têm interesse. Dessa forma, você consegue construir materiais que geram engajamento.

Publique conteúdos com frequência

Nunca é demais lembrar o quanto é importante manter a frequência de publicação de conteúdo. Isso é muito importante para ampliar o interesse pelos seus conteúdos e mostrar profissionalismo não só para a audiência, mas também para o mercado publicitário.

No início, o trabalho de influencer pode ser cansativo e cheio de desafios. Mas aos poucos, perceberá que o esforço valeu a pena.

Após descobrir como quebrar o estigma social como influenciador digital, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações importantes para a sua carreira.

Compartilhe no Whatsapp