ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como manter a concentração durante os estudos?

16/12/2020 - Sorocaba - SP

 

Como manter a concentração durante os estudos? Uma das coisas mais difíceis para muitos alunos quando se trata de estudar é conseguir se concentrar e evitar se distrair. Uma tarefa que pode ser complicada, pois não é fácil se concentrar por várias horas na memorização de conceitos que podem ser um tanto pesados ​​e complexos.

Por isso, oferecemos as dicas mais essenciais para se concentrar no estudo e obter a máxima eficiência na preparação dos testes que você deve fazer.

Como focar no estudo e ser totalmente produtivo?

Cada pessoa é diferente e tem suas próprias táticas para estudar, mas há uma série de truques que podem ser úteis no caso de termos dificuldade em focar nossas mentes nos tópicos que devemos aprender.

Além disso, ao realizar cursos online em plataformas como a Pensar Cursos, aproveite todo o suporte oferecido para obter um bom desempenho nos estudos. Vamos às dicas!

1. Condicione uma área de estudo ordenada

É fundamental que o local onde você vai estudar seja organizado e limpo, isso já pode condicionar bastante a sua capacidade de trabalho. Para nos concentrarmos no estudo, devemos primeiro encontrar um lugar tranquilo, onde não haja ruídos que possam atrapalhar nosso processo de aprendizagem. Assim que soubermos onde é o lugar certo e tivermos arrumado a mesa, podemos começar a estudar.

2. Faça resumos e diagramas

É provável que as anotações que tomamos em aula online sejam um tanto caóticas e nossa caligrafia não seja a melhor. É normal, pois muitas vezes devemos realizá-los com pressa para não deixar de acompanhar a aula. Nestes casos, é recomendável usar ferramentas online, como mapas mentais para fazer diagramas que nos ajudam a organizar o conteúdo de forma visualmente atraente e conectar os diferentes conceitos de aprendizagem com mais facilidade.

3. Estabeleça um cronograma adequado

Devemos conhecer nosso próprio corpo e saber qual é o intervalo de tempo em que mais nos concentramos. Há pessoas que preferem estudar logo de manhã, enquanto há outras que afirmam se concentrar mais à noite. Em qualquer caso, o importante para se concentrar no estudo é dormir pelo menos entre 7 e 8 horas para que o corpo e a mente descansem.

4. Pausas a cada duas horas

Não é bom forçar o cérebro e gastar horas demais estudando, pois pode afetar negativamente a nossa produtividade. Todos nós temos um limite, então o mais conveniente é descansar a cada duas horas de estudo e fazer diversas atividades para se desconectar, como correr, assistir a um capítulo de uma série ou ler um livro.

5. Ouça música apenas ocasionalmente

Usar a música como meio de fuga e relaxamento é uma das táticas mais populares e recorrentes entre os alunos. No entanto, pode acabar sendo prejudicial se não definirmos bem os tempos. A música pode ajudar a nos motivar enquanto estudamos, mas apenas se a usarmos pontualmente. Passar por todo o processo de estudo com música de fundo pode nos desconcentrar e nos fazer perder eficiência.

6. Sem smartphones

Com o surgimento de novas tecnologias e redes sociais, está se tornando mais fácil se comunicar com nossos colegas e ficar conectado, mas isso pode acabar sendo prejudicial nos estudos. Mensagens de WhatsApp, notificações do Facebook ou Instagram, fotos do Snapchat… Tudo isso contribui para que a cada cinco minutos estejamos olhando para o nosso celular e paremos de assistir as aulas ou ler os livros.

Por isso, é aconselhável deixar os smartphones em outra sala para não ficar tentada a olhar constantemente para eles.

7. Não deixe tudo para o final

O maior erro que um aluno pode cometer é guardar a maior parte do estudo para a noite anterior ao teste. Essa situação pode nos causar um alto nível de pressão e estresse, o que reduz nossa produtividade e diminui a capacidade de concentração nos estudos. Portanto, devemos estabelecer um calendário de estudos com bastante antecedência para organizar os dias e horários que dedicaremos ao aprendizado de cada lição.

Seguindo essas dicas, poderemos estudar melhor e teremos mais chance de passar nos exames que temos que fazer.

 

 

Compartilhe no Whatsapp