ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Aposentadoria por Invalidez: Conheça melhor este benefício do INSS

14/12/2020 - Sorocaba - SP

Infelizmente, em diferentes cenários, a aposentadoria por invalidez é um benefício necessário para que uma pessoa consiga ter renda mensal para se sustentar.

Seja por problemas de saúde, por questões emocionais e, até mesmo, devido à acidentes, trabalhadores ficam impossibilitados de exercer as suas tarefas laborais.

A dificuldade de conseguir desenvolver alguma atividade que lhe garanta meios de se sustentar financeiramente faz com que milhões de brasileiros recorram ao INSS para solicitar a aposentaria por invalidez.

Mas para ter acesso a este benefício da Previdência Social, faz-se necessário se enquadrar dentro de alguns requisitos e saber algumas informações básicas, como:

Quais são as doenças que darão direito a esse tipo de benefício?

Quais os documentos necessário?

Como fazer a solicitação da aposentadoria por invalidez?

Então se você esta interessado no assunto, continue acompanhando esse artigo com bastante atenção e descubra as respostas para essas e outras perguntas relacionadas a aposentadoria por invalidez do INSS!

Boa leitura!

Tudo que você precisa saber sobre a aposentadoria por invalidez

Primeiramente, é necessário entender que a aposentadoria por invalidez será proporcionada ao cidadão que se encontra incapacitado totalmente de realizar o seu trabalho diário.

A comprovação dessa incapacidade se dá a partir de perícia médica.

Em casos como esse, não há a perspectiva de que o trabalhador irá passar pela reabilitação para que o trabalho lhe sustente.

Para ter acesso ao benefício o segurado deve cumprir com todos os requisitos da aposentadoria por invalidez do INSS, além das carências exigidas por lei.

Confira um pouco mais sobre o assunto nos tópicos abaixo.

Doenças incapacitantes: entenda!

Há uma lista de doenças que irão afastar o trabalhador de realizar as suas tarefas e irão permitir que a pessoa consiga o benefício da aposentadoria por invalidez.

Dentre elas, separamos uma lista com  as principais doenças que podem te garantir acesso a esse benefício, confira abaixo!

1 – Cegueira

A cegueira causada por qualquer motivo dá benefício à aposentadoria por invalidez, em geral, essa doença é causada por retinopatia hipertensiva, glaucoma, retinopatia diabética, entre outras causas.

2 – Doença de Paget

Popularmente conhecida como osteíte deformante acaba incapacitando a medula óssea e os ossos quando chega em nível avançado, sendo incurável e crônica.

3 – Doenças de Parkinson

Essa é uma doença degenerativa que acaba atacando o sistema nervoso central, além disso é progressiva e crônica, causando o enrijecimento das articulações e dos músculos.

4 – Hepatite Grave

Pode ser tanto crônica como aguda e acomete o fígado fazendo que o segurado corra risco de morte.

5 – Tuberculose Ativa

É uma doença ocasionada por uma bactéria que faz com que os pulmões fiquem com febre, também faz perder peso e até mesmo leva a morte.

6 – Alienação Mental

Os distúrbios da mente, como demência, esquizofrenia e depressão também são responsáveis por dar direito ao cidadão à aposentadoria por invalidez, sendo assim, basta realizar a avaliação com médicos.

7 – Radiação por Medicina Especializada

A pessoa que tenha ficado exposta à radiação e por conta disso esteja impedido de realizar atividades comuns, também poderá receber essa aposentadoria.

8 – Nefropatias Graves

Essa é uma doença que ataca os rins do segurando, deixando este incapaz de ter uma vida normal e de exercer atividades profissionais, de forma geral, essa é uma patologia de evolução da categoria aguda ou do tipo crônica.

9 – Paralisia Incapacitante

A via motora pode ser prejudicada de maneira que a capacidade de mexer alguns músculos fica diminuída, logo isso acaba sendo uma lesão destrutiva e também degenerativa.

Pode ser paraplegia, tetraplegia, entre outros.

Outras doenças que acabam entrando nessa lista são:

Independentemente de qual é a doença incapacitante que o segurado do INSS tenha, sempre será necessário uma avaliação médica para conseguir o direito à aposentadoria por invalidez.

As doenças que foram listadas acima são apenas alguns exemplos de situações que costumam dar acesso a este benefício do INSS.

Porém, é importante destacar que se você possui alguma doença que te incapacite de realizar as atividades laborais, você poderá entrar com o pedido de solicitação do benefício, basta conseguir o atestado médico eu pode ser emitido por médico da rede privada ou do SUS caso você seja um usuário do cartão SUS.

Quais são os documentos necessário para fazer esse pedido? Descubra!

É fundamental que o segurado entregue absolutamente todos os documentos solicitados para conseguir a aposentadoria por invalidez, concluir alguma das etapas desse processo de maneira equivocada pode comprometer o seu acesso a aposentadoria por invalidez do INSS.

Os documentos necessários para que você tenha direito a concessão desse benefício do INSS são:

Quem é empregado: deve ter documento assinado pelo empregador constando a data do último dia trabalhado.

O lavrador, trabalhador rural e pescador: devem ter documentos que possam comprovar a atual situação.

É indispensável que haja compreensão de todos os procedimentos do INSS para conseguir usufruir dos benefícios que são fornecidos pela Previdência Social.

Afinal, esse processo é rigoroso e muitas pessoas encontram dificuldade para ter acesso a este benefício pelo simples fato de desconhecerem alguns dos pontos necessários para esse tipo de aposentadoria do INSS

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

É importante alertar que o índice de negativa da concessão desse tipo de benefício é muito grande, então é aconselhável que se possível o segurado procure pela ajuda de um advogado que seja especialista nesse tipo de questão.

O processo para esse tipo de aposentadoria é rigoroso e o advogado previdenciário pode ser essencial para conseguir esse benefício.

Conclusão

O processo para conseguir ter acesso a aposentadoria por invelidez é um pouco complexo e rigoroso, muitas das vezes faz-se necessário a orientação de alguém especializado no assunto para guiá-lo e garantir que sua solicitação não venha a ser negada.

Sendo assim, caso você tenha alguma doença considerada incapacitante que te impossibilite de exercer sua atividade profissional, procure a ajuda de um advogado previdenciário, junte a documentação necessária e agende agora mesmo a perícia médica do INSS através do portal Meu INSS.

Não deixe de exercer o seu direito junto a Previdência Social!

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude as pessoas que estão impossibilitadas de exercer sua atividade profissional a garantir mais essa renda extra!

Compartilhe no Whatsapp