ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais foram os carros mais vendidos em Novembro de 2020

9/12/2020 - Sorocaba - SP

A lista de carros mais vendidos em novembro de 2020 já foi divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No mês, foi possível constatar um aumento de vendas de automóveis sem compararmos com o mês anterior. No entanto, se fizermos a comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado ainda é de queda.

Em relação ao Top 10 de carros mais vendidos em novembro de 2020, não existem muitas novidades surpreendentes. No entanto, há uma movimentação interessante no mês, especialmente em relação ao número de vendas. Já em relação às marcas, houve alguma movimentação, especialmente com a Caoa Chery, que surpreendeu e vendeu bem mais do que o previsto inicialmente.

E aí, quer aprender quais foram os carros mais vendidos em novembro de 2020? Então siga a leitura abaixo!

Como está o mercado em relação ao ano passado?

O mês de novembro foi um bom mês de recuperação do mercado automotivo nacional. No entanto, os resultados obtidos ainda são de baixa em relação a 2019, mostrando que o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus ainda é significativo em nosso país e na nossa economia. Em relação a novembro de 2019, esse mês teve uma queda de 7,20%. O número fica ainda pior quando comparamos com o acumulado do ano. Em 2020, a queda já é de 28,62% e pode muito bem ultrapassar a marca de 33% até o fim do ano (o que daria uma queda de um terço das vendas).

É claro que tudo isso indica um 2021 mais próspero, especialmente se realmente houver um plano de vacinação para o primeiro semestsre do próximo ano. No entanto, é importante ter em mente que a situação tem sido muito negativa para o mercado automotivo até o momento.

Parte da recuperação tem acontecido por causa do surgimento de novas formas de comprar automóveis. Um exemplo é a Karvi Brasil, que reúne concessionárias de todos os lugares para entregar ao consumidor o melhor preço e oportunidade.

Quais foram os carros mais vendidos em novembro de 2020?

Saindo de uma visão geral do mercado e entrando na lista dos carros mais vendidos em novembro de 2020, quem se destacou foi a dupla Chevrolet Onix e Chevrolet Onix Plus. Da mesma família (um hatch e o outro sedã), ambos aumentaram a vantagem na liderança do ranking. Esse foi um ano atípico para o Onix, vendendo muito menos do que o normal e, inclusive, chegando a ser ultrapassado na liderança do ranking no auge da depressão. No entanto, o automóvel vem se recuperando e se encaminha para finalizar bem o ano e garantir mais uma liderança anual nacional.

O Top 5 do ranking ainda é fechado por Hyundai HB20, que teve um 2019 um pouco abaixo da média, mas se recuperou em 2020 mesmo com a pandemia, o Fiat Argo e o Volkswagen Gol. O Argo, aliás, vem se destacando como uma das grandes surpresas do ano até o momento. No campo das SUVs o Jeep Renegade ultrapassa o Tracker e volta a dominar o segmento, depois de algum tempo longe do primeiro lugar. No entanto, é fato que as SUVs estão crescendo e se acostumando a ocupar o Top 10 de vendas. Um detalhe interessante é que o mercado de vendas diretas, aquele em que as vendas são feitas via CNPJ para empresas, correspondeu a 45,40% das vendas neste mês.

Veja o Top 10 dos carros mais vendidos em novembro de 2020 abaixo:

  1. Chevrolet Onix - 14.282 vendas;
  2. Chevrolet Onix Plus - 12.135 emplacamentos;
  3. Hyundai HB20 - 9.465 vendas;
  4. Fiat Argo - 8.455 emplacamentos;
  5. Volkswagen Gol - 8.400 vendas;
  6. Ford Ka - 7.526 emplacamentos;
  7. Jeep Renegade - 6.543 vendas;
  8. Chevrolet Tracker - 7.427 emplacamentos;
  9. Jeep Compass - 6.155 vendas;
  10. Fiat Mobi - 5.711 emplacamentos.

E quais as marcas mais vendidas no ano?

Já em relação às marcas mais vendidas, tivemos um quase empate entre Fiat e Chevrolet no topo do ranking, perseguidos de perto pela Volkswagen. Ass três empresas dominam o mercado nacional, abrindo grande distância das outras marcas do Top 10.

Na liderança, a Fiat vendeu 39.457 automóveis em novembro. Já a Chevrolet vendeu 39.220. Ou seja: 237 unidades de distância entre as duas empresas. Um resultado verdadeiramente bem apertado. Um pouco atrás, a Volkswagen aparece com 34.342 vendas. Ainda fecham o TOp 5 a Hyundai com 18.036 emplacamentos e a Ford, com 14.906 unidades vendidas. Veja o resto do Top 10 abaixo!

  1. Fiat;
  2. Chevrolet;
  3. Volkswagen;
  4. Hyundai;
  5. Ford;
  6. Toyota;
  7. Renault;
  8. Jeep;
  9. Honda;
  10. Nissan.

Agora que você já viu a lista de carros mais vendidos em novembro de 2020 e também sabe a qual a situação do mercado atualmente, pode decidir se quer ou não comprar um automóvel atualmente e escolher um modelo para você. Lembre-se que, se um modelo é o mais vendido, é porque existem motivos que atraem o público em sua direção. Por isso, pode ser que eles sejam bons automóveis para você.

E aí, gostou de ver a lista dos carros mais vendidos do mês? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Compartilhe no Whatsapp