ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como está o mercado de carros elétricos no Brasil e quais as previsões

9/12/2020 - Sorocaba - SP

O mercado de carros elétricos no Brasil vem avançando significativamente, ainda que seja de um tamanho pequeno e apenas um minoria de motoristas possam usufruir das vantagens desse tipo de veículo. No entanto, é importante ter em mente que a situação está melhorando e existem vários estímulos para que os carros elétricos sejam mais comuns. Por exemplo, existe um projeto de lei para proibir carros a combustão no Brasil nos próximos anos.

Por isso, é provável que o mercado de carros elétricos no Brasil comece a crescer significativamente nos próximos anos. Portanto, é importante ter uma visão completa do mercado de elétricos no país para entender como se preparar para as mudanças que veremos nos próximos tempos. Se você tem o interesse em comprar um elétrico nos próximos tempos, precisa entender qual a situação atual no país e como usá-la a seu favor.

E aí, quer saber qual a situação do mercado de carros elétricos no Brasil e quais as previsões para ele no futuro? Então siga a leitura do artigo abaixo para aprender mais sobre o tema!

Como está situação do mercado de carros elétricos no Brasil atualmente!

No momento, o mercado de carros elétricos no Brasil é muito pequeno. Para se ter uma noção, ele corresponde a 0,03% do mercado nacional. Isso é muito pouco. No entanto, ele está em constante crescimento. Para se ter uma ideia, o aumento de vendas de automóveis elétricos de 2020 em relação a 2019 foi de mais de 220%. Isso significa que o mercado triplicou de tamanho, o que é obviamente uma boa notícia.

De acordo com o levantamento de dados, somente o primeiro semestre de 2020, mesmo com a pandemia do novo coroanvírus, as concessionárias brasileiras venderam 7.568 unidades de carros elétricos. No total, a frota de automóveis eletrificados em circuação no país é de 30.092 unidades.

Uma das razões para esse aumento de vendas é o fato de que temos mais modelos no mercado. Anteriormente, o número de automóveis elétricos era bem reduzido e, pior, caro. Isso fazia com que os automóveis eletrificados fossem algo apenas para uma minoria da população.

Parte disso ainda não mudou. De fato, os carros elétricos ainda são bem caros, o que reduz bastante a quantidade de gente que pode pagar por um deles. Para se ter uma ideia, o modelo elétrico mais barato do país atualmente é o JAC iEV20, que custa R$129.900,00, o preço de um sedã completo, com grande potência e vários itens de série.

No entanto, esse valor já é um pouco mais acessível para a clásse média, o que aumenta a possibilidade de compras no mercado. Anteriormente, o JAC iEV20 nem existia e os automóveis elétricos eram bem mais caros.

Outro fator que ajuda a explicar esse crescimento é que ficou mais fácil comprar elétricos no Brasil. Hoje em dia, dá para pesquisar por carros novos em Karvi, uma plataforma que reúne várias concessionárias, e achar modelos elétricos com bom preço. Antigamente, era necessário importar esses veículos.

Para completar, ainda há o fato de que uma pequena infraestrutura começa a se formar ao redor dos carros elétricos. Aos poucos, eles vão ficando mais comuns e já começa a surgir postos de abastecimento e outras tecnologias ao redor desse tipo de veículos.

Quais as previsões do mercado para o futuro?

Considerando os elementos, podemos assumir que a previsão atual para o mercado brasileiro é de uma explosão de carros elétricos. Claro que eles ainda levarão alguns bons anos para chegar ao nível dos veículos a combustão, mas deverão continuar crescendo bastante nos próximos anos.

Existem muitos fatores que contribuem para isso. Um deles é que as montadoras estão focando mais e mais em produzir automóveis híbridos ou eletrificados. Praticamente todas as marcas já contam com planos para ter 100% do catálogo de elétricos em meados da década de 2020 ou, no mais tardar, até 2030.

Além disso, há uma série de investimentos sendo feitos para criar a infraestrutura necessária para que os motoristas possam ter os automóveis elétricos em suas casas, incluindo postos de abastecimento e linhas de financiamento específicas.

Por fim, conforme as empresas vão otimizando a produção de veículos elétricos, eles tendem a diminuir o preço. Isso os torna mais acessíveis. Assim que houver um elétrico custando menos de R$100.000,00, ele será um sucesso de vendas.

Agora que você já entende qual a situação do mercado de carros elétricos no Brasil e já viu as previsões dele para o futuro, já pode decidir se deve ou não comprar um automóvel com propulsão elétrica nos próximos anos. Além disso, já pode planejar adequadamente a sua vida financeira para quando chegar a hora dos carros elétricos se tornarem obrigatórios.

E aí, o que achou da situação? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião abaixo!

 

Compartilhe no Whatsapp