ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Comprar carro novo ou seminovo no Brasil: entenda os números

9/12/2020 - Sorocaba - SP

Você sabe dizer se o melhor é comprar carro novo ou seminovo no Brasil? Se não tem ideia, precisa aprender a selecionar a melhor opção para você. Afinal, existe uma grande diferença entre comprar carros usados e novos, desde o preço entre eles até questões de desgaste, itens de série e muito mais. Portanto, selecionar a melhor opção é importante para quem tem o objetivo de comprar um automóvel em breve.

Atualmente, nós vemos uma situação curiosa em relação a demanda de compras de carros no Brasil. Por um lado, as montadoras pararam por um longo período por causa do auge da pandemia do novo coronavírus em março, abril e maio. Por causa disso, o volume de carros produzidos diminuiu bastante e existem menos modelos nas lojas. Por outro, a população precisa de novos automóveis, especialmente para se proteger do novo coronavírus. Afinal, ir trabalhar de carro é muito mais seguro do que pegar um transporte público.

Mas como escolher entre comprar carro novo ou seminovo no Brasil? Veja alguns dados e números a seguir para entender!

Comprar carro novo ou seminovo no Brasil? 5 pontos a considerar

1. Acessibilidade

O primeiro ponto é considerar qual das duas opções é a mais acessível. Normalmente, um carro seminovo tende a ser o mais acessível para os consumidores. Isso porque ele tem um preço menor, mas também porque tem condições de compras melhores.

Por exemplo, é possível comprar um automóvel usado ou seminovo dando outro de entrada, parcelando o restante ou em outro tipo de acordo flexível e vantajoso para os consumidores.

Já em relação aos carros novos, a aquisição também pode ser feita dando um usado como entrada, mas isso não é tão frequente assim. Na verdade, esse tipo de acordo só costuma ser realizado quando as montadoras querem renovar as suas frotas no mercado.

2. Preço

Em relação ao preço, como já vimos, os carros usados e seminovos são mais baratos do que os novos. Essa diferença pode ser significativa e, em muitos casos, ultrapassar alguns milhares de reais.

Isso acontece principalmente porque a maior parte da desvalorização acontece justamente nos primeiros anos de um automóvel, quando ele ainda é considerado um seminovo.

Dessa forma, há como economizar significativamente com a aquisição de um automóvel seminovo ou usado. Nesse ponto, os novos são mais desvantajosos.

3. Desgaste

Um terceiro ponto a considerar na hora de comprar um automóvel é o seu desgaste. Nesse ponto, os veículos novos são mais interessantes, pois eles saem da fábrica sem desgaste algum, claro. Afinal, eles são novos, não é mesmo?

Isso significa que os carros seminovos e usados têm, pelo menos, um pouquinho de desgaste. Por mais que o automóvel seja bem cuidado pelo dono antigo, ele ainda assim terá um pouquinho de desgaste acumulado, uma peça aqui que precisará ser trocada ou outra ali.

Na prática, isso significa que o dono de um carro usado ou seminovo precisará ir até a oficina mecânica mais cedo, gastará um pouco com revisão e até mesmo com a compra de novas peças.

Por outro lado, um automóvel novo tem a vantagem de não ter esse desgaste. Ele é vendido com as suas peças em excelentes condições. E, no caso do automóvel sair da concessionária com algum problema, a montadora é obrigada a oferecer um recall para o motorista.

4. Itens de série

Um ponto interessante a considerar na hora de escolher entre qual tipo de automóvel comprar é a sua lista de itens de série. Dependendo do modelo, idade e lançamento, ele pode ter certos itens, enquanto outras opções estão disponíveis para outros modelos.

Por exemplo, normalmente os carros novos contam com itens de série mais avançados. Isso inclui melhores airbags, painéis de mídia mais tecnológicos e ar-condicionado mais eficiente.

No entanto, as versões completas dos automóveis novos são bem mais caras do que as versões mais básicas. Por isso, é importante analisar o equilíbrio entre preço e opções do automóvel.

Já nos carros seminovos ou usados, é mais fácil encontrar versões completas mais baratas. Inclusive, em alguns casos, é possível que o preço da versão completa do seminovo seja menor do que a da versão básica do carro novo. No entanto, o lado negativo é que os itens de série são de versões com alguns anos de idade já.

5. Opções

Por fim, existem diferentes opções de carros usados e seminovos no mercado. Os seminovos e usados são mais abundantes, uma vez que estão mais presentes no mercado. Já os novos têm menos opções, uma vez que só existem os carros lançados naquele ano.

Pronto! Agora você já sabe como escolher entre comprar carro novo ou seminovo no Brasil. Sempre que for adquirir um novo automóvel, considere esses fatores para poder entender se a melhor opção para você é um veículo novo ou seminovo. Com esse guia, você não vai mais errar e sempre fará a escolha certa para as suas necessidades, independentemente do contexto.

E aí, gostou de aprender mais sobre o assunto? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

 

Compartilhe no Whatsapp