ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como comprovar que meu nome foi negativado?

9/12/2020 - Sorocaba - SP

É de suma importância que o consumidor crie o hábito de guardar seus comprovantes de pagamento durante um determinado período.

Pode ser que em algum momento você venha a precisar deles, como no caso de negativações indevidas em seu nome.

Estes documentos serão fundamentais para ajudar a comprovar o nome negativado indevidamente de forma rápida e transparente.

Podendo ser um fiel escudo no momento de processar a empresa e solicitar a indenização por danos morais e danos materiais.

Porém, as provas podem ser variadas de acordo com o tipo de problema que houve.

Ao comprovar o nome negativado por uma conta que já tenha sido paga em outro momento, é diferente de comprovar um possível golpe, fraude, um serviço que não tenha sido contratado pelo cliente, solicitações de cancelamentos não atendidos ou até mesmo uma divida com mais de 5 anos.

Preparado para saber mais sobre como comprovar que o seu nome foi negativado? Veja só as a seleção de dicas e informações sobre como proceder nestes casos tão comuns na vida do brasileiro.

Então vem agora descobrir quais são os processos envolvidos e o que você deve fazer para comprovar o nome negativado. Confira!

Como saber se meu nome foi negativado indevidamente?

Já pensou você sair de sua casa e ir até uma agencia de automóveis para trocar o seu carro, escolhe e no final do processo, no momento em que é solicitado a aprovação de crédito você descobre que está com o nome sujo?

O choque é grande, mas a vergonha que o consumidor passa é maior ainda. Sem mencionar a dor de cabeça que é gerada para ter que resolver um problema que nem deveria ter ocorrido.

É por esse motivo que é fundamental que todos os consumidores saibam ter acesso a verificação de sua saúde financeira, já que é uma plataforma pública.

Os especialistas financeiros aconselham você realizar esta pesquisa antes de tomar um passo importante na sua vida, que necessite a consulta de seu score e aprovação da análise de crédito.

Isso vale para alugueis de imóveis, solicitação de empréstimos ou financiamentos, entre várias outras situações.

Para esta verificação, há duas formas de se realizar. Através do site Serasa Experian ou através do site SPC.

As consultas são gratuitas e basta você realizar o cadastro nas plataformas.

Se você quiser consultar através do Serasa Experian, após realizar o seu cadastro, lá você terá todo o acesso ao seu histórico e acompanhamento de sua pontuação de crédito.

Você também poderá verificar quais são as dívidas pendentes cadastradas em seu CPF e, ainda, consegue realizar negociações de pagamentos exclusivos pela própria plataforma de suas dívidas reais.

Já através do site SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), você também consegue realizar a consulta da saúde de seu CPF, solicitar o relatório referente as suas movimentações na conta e ainda verificar se há dividas em seu nome.

Quais provas vou precisar para pedir indenização por danos morais?

As provas para o consumidor conseguir comprovar o nome negativado são bem simples e de fácil acesso.

Para conseguir entrar com o processo de indenização por danos morais e por danos materiais algumas provas serão necessárias por parte do consumidor de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Conheça a seguir as provas necessárias de forma geral para se comprovar o nome negativado:

Há alguns tipos de negativação indevida em que o cliente não irá apresentar nenhum documento para comprovar o nome negativado.

Isso ocorre quando o consumidor não possui relação ou vínculo algum com a empresa em questão. Para entrar neste caso, basta que o consumidor negue qualquer tipo de relação com a empresa.

A partir daí, cabe a empresa realizar a comprovação da dívida e ir atrás de documentos e provas para fazer a dívida valer.

Há vários tipos de negativações das quais os consumidores podem recorrer, sendo você pode entrar com um pedido de indenização por comprovar o nome negativado por:

Quem devo procurar para cuidar do meu caso?

O consumidor que estiver passando por este problema, primeiramente deve estar entrando em contato diretamente com a empresa em questão do título em aberto.

Caso não seja possível solucionar o problema apenas em contato direto com a empresa, o consumidor pode estar recorrendo ao auxílio de um advogado de sua confiança.

Também pode solicitar o auxilio através do Juizado Especial Cível (antigo juizado de pequenas causas).

Compartilhe no Whatsapp