Autor: Lucas Pelisari
A negativação indevida é um erro cometido pelas empresas que podem trazer consequências sérias a saúde financeira de qualquer consumidor.
É por isso que durante o processo o consumidor recebe um valor de indenização por negativação indevida.
Seja como pessoa física, como também jurídica, já que o CPF fica atrelado a tudo.
Infelizmente, é uma das coisas mais comuns presente no setor de relações comerciais e pode acontecer por uma série de fatores.
E com um bom suporte, o consumidor pode facilmente conseguir receber o valor de indenização por negativação indevida da empresa que cometeu o erro.
Preparado para saber mais sobre o que é e qual o valor de indenização por negativação indevida? Entenda como proceder para conseguir ser indenizado por danos morais e materiais por este tipo de cobrança.
Então vem agora descobrir quais são os processos envolvidos e o que você deve fazer para receber o valor de indenização por negação indevida. Confira!
Denomina-se negativação indevida quando a empresa por algum erro acaba cometendo o engano de adicionar o nome do consumidor a lista de cadastro de instituições de proteção ao crédito como o SPC e Serasa. Muitos consumidores passam a ter o nome negativado indevidamente desta forma e só tem conhecimento quando vão realizar alguma compra.
Este erro pode ser extremamente prejudicial à saúde financeira do consumidor, impossibilitando-o de realizar diversas operações, tanto como pessoa física como também pessoa jurídica.
Além disso, ele também pode passar o vexame de ter seu nome sujo no mercado e ter que ficar se explicando que é por conta de um equívoco da empresa responsável pelo título em aberto.
A negativação indevida por de trazer para a empresa problemas bem sérios também.
Os principais são quando a empresa precisa pagar o valor de indenização por negativação indevida, multas e ainda responder por danos morais e materiais (quando houver o pagamento do titulo e mesmo assim o cliente estar na lista de inadimplência).
Dentro desta vertente, ainda podemos dizer que vários motivos podem ser suficientes para causar uma negativação indevida. Sendo alguns deles:
Para que o consumidor possa solicitar o valor de indenização por negativação indevida, primeiro ele precisa provar que houve o erro da cobrança.
O primeiro passo é conversar diretamente com a central financeira da empresa responsável pelo título em aberto assim que souber da negativação.
Muitas vezes, é possível resolver diretamente com elas sem precisar abrir uma ação judicial.
Caso não seja possível resolver diretamente com a empresa, o consumidor deve procurar pelos seus direitos.
Neste caso, ele pode procurar auxílio através de um advogado de sua confiança, se direcionar até o Juizado Especial Cível (antigo juizado de pequenas causas) ou, então, buscar pela defensoria pública.
Eles serão responsáveis por cuidar de todos os trâmites necessários para garantir que você o consumidor possa receber o valor de indenização por negativação indevida.
As provas e todas as tentativas de negociação do erro serão de responsabilidade deles solucionar para o consumidor.
O valor de indenização por negativação indevida pode variar de acordo com cada agravante que foram percebidos e provados durante o processo. Assim como as consequências sofridas.
Não existe um tabelamento fixo para este pagamento, tudo varia de acordo com o caso.
Os valores podem variar entre 3 a 20 mil reais, que irá variar também da forma como será interpretado o caso pelo juiz e o julgador.
Caso o consumidor queira ter uma ideia mais assertiva do valor que pode receber de indenização, é preciso solicitar a analise para um advogado que irá se basear de acordo com os últimos casos dos últimos anos. Como os valores apresentados na tabela a seguir.
Tipo de empresa |
Situação |
Valor |
Telefonia |
Inexistência de dívida |
R$ 10.500,00 |
Banco |
Inexistência de dívida |
R$ 8.000,00 |
Telefonia |
Inexistência de dívida |
R$ 18.000,00 |
Cadastro de devedor |
Falta de comunicação prévia |
R$ 5.000,00 |
A situação econômica e o dano causado também são fatores que o juiz irá analisar para determinar o valor de indenização por negativação indevida.
Além da indenização por danos morais, o consumidor também pode receber a indenização por danos materiais.
Os danos materiais são referentes a negativação indevida que ocorreu mesmo o consumidor realizando o pagamento do título em aberto e a empresa não removeu ou, pior, mesmo assim adicionou o seu nome a lista de restrição de créditos como SPC e Serasa.
Nestes casos, de acordo com artigo 42 do Código de defesa do Consumidor (CDC) a empresa precisa devolver o dobro do valor do título pago pelo cliente, multas e, ainda, a correção monetária.