ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Abrir uma empresa em São Paulo: entenda os benefícios

2/12/2020 - Sorocaba - SP



Existem muitos benefícios ao abrir uma empresa em São Paulo. Por isso, quem quer empreender no Brasil, precisa buscar uma boa posição na cidade mais populosa e com o maior PIB do país para aumentar as suas chances de sucesso. É claro que, para alguém de outro estado, São Paulo é uma cidade distante. Além disso, existem alguns municípios ao redor do país com grandes incentivos para o empreendedorismo também.

No entanto, a capital de São Paulo é uma cidade ideal para abrir sua empresa ou, pelo menos, a sua primeira filial para conseguir mais negócios. Se você ainda não está convencido da necessidade de empreender no município, nós separamos alguns dos principais benefícios para que você se convença que essa é a melhor opção.

Quer saber quais são os benefícios ao abrir uma empresa em São Paulo? Então siga a leitura abaixo e confira 5 desses benefícios!

1. Melhor índice de empreendedorismo do país

O Sebrae organiza anualmente o ISDEL (Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local). O objetivo é organizar indicadores econômicos e descobrir quais são as cidades do país com melhores condições para empreender e gerar riqueza.

A cidade de São Paulo é a melhor colocada nesse ranking, com um valor de referência de 0,796, de um máximo de 1, ou seja: o município quase atinge uma nota 100% positiva.

Com isso, é possível afirmar que a melhor cidade para se empreender no país é São Paulo, sem a menor dúvida. Um dos elementos de maior nota dentro do cálculo do ISDEL de São Paulo é a parceria entre empresas e os recursos disponíveis para isso. O município tem o melhor tecido empresarial do país, fazendo com que seja fácil conseguir fornecedores para qualquer empreendimento.

2. Grande força de trabalho disponível

Um dos benefícios de empreender em São Paulo é contar com mão de obra para todo tipo de trabalho, inclusive aqueles de maior requisito intelectual ou tecnológico. Afinal, a região metropolitana da cidade é uma das mais populosas do mundo.

Para se ter ideia, a população de São Paulo gira ao redor de 12,18 milhões de pessoas. Já o seu Complexo Metropolitano Expandido (as cidades que fazem fronteira e que são praticamente ligadas por ruas) conta com 33 milhões de pessoas. Isso significa cerca de 16% da população brasileira, ou seja: não só você terá uma gigantesca força de trabalho disponível, como uma enorme força consumidora também. Isso aumenta as chances de sucesso.

3. Desenvolvimento tecnológico próximo

Hoje, São Paulo é um dos maiores polos tecnológicos do país, se não o principal ponto de tecnologia nacional. Ainda que existam polos tecnológicos significativos em Pernambuco, Santa Catarina e Minas Gerais, a capital paulista é provavelmente a principal cidade nesse quesito.

Por isso, São Paulo conta com recursos tecnológicos, especialmente de tecnologia da informação, essenciais para quem quer empreender de maneira inovadora. É muito mais fácil montar um aplicativo disruptivo ou ter um modelo de negócios diferenciado na capital paulista do que em outra cidade do país.

Um dos destaques em termos de desenvolvimento tecnológico na cidade é o seu tecido empresarial. Isso significa que existem fornecedores altamente tecnológicos disponíveis para ajudar seu negócio a se desenvolver.

Por exemplo, praticamente todos os escritórios contábeis da cidade usam contabilidade digital, que reduz custos, diminui erros e garante melhores resultados para as empresas. Fica mais fácil empreender assim, não é verdade?

4. Facilidade burocrática para abrir uma empresa

Hoje em dia, abrir empresa no Brasil pode ser muito difícil. São muitos passos burocráticos para conseguir o seu CNPJ, ter o alvará de funcionamento e realizar todos os registros possíveis para isso.

Já na cidade de São Paulo, o processo é acelerado para incentivar o empreendedorismo. Leva menos tempo para conseguir o seu CNPJ, o alvará é expedido mais rapidamente e não demora nada para seu negócio estar formalizado.

5. Boa infraestrutura para crescer

Por fim, vale lembrar que a cidade de São Paulo tem a melhor infraestrutura do país. Isso vai desde a quantidade de pessoas para consumir e trabalhar na sua empresa até a qualidade da Internet, oferta de serviços e condições de entrega de produtos ou exportação.

Assim, sua empresa não será limitada pelas condições estruturais locais, o que permitirá que o seu crescimento ocorra de forma natural e orgânica.

Como pode ver, não dá para ignorar esses benefícios de abrir empresa em São Paulo, não é mesmo? São muitas as vantagens e as condições para fazer o seu negócio prosperar e se popularizar com o tempo. É claro que o município conta com uma gigantesca concorrência, mas os ganhos também são muito significativos para a sua empresa. Por isso, se tiver a oportunidade, poderá ser benéfico empreender na capital paulista.

E aí, o que você achou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

 

Compartilhe no Whatsapp