ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Conheça a importância da logística 4.0 para o agronegócio

30/11/2020 - Sorocaba - SP

 

Atualmente, o Brasil é um dos países mais influentes no agronegócio em todo mundo, onde uma boa logística é a principal responsável por esse sucesso.

Dessa forma, essa é a logística que permite aproveitar melhor o tempo dos produtos para levar todo o valor da produção do campo aos diversos destinos do país.

No entanto, um termo que vem sendo muito usado, é a logística 4.0, que traz um aperfeiçoamento tecnológico muito maior para esse sistema.

Ou seja, envolve muito mais velocidade, redução de custo e eficiência no processo.

Portanto, para que você possa ficar mais por dentro da logística 4.0, citaremos tudo esse aperfeiçoamento para o agronegócio.

O que é a Logística 4.0?

A medida com que o tempo passa, vai ocorrendo ainda mais o avanço da tecnologia, onde é essencial que os processos também se atualizem.

Dessa forma, a logística 4.0, tem como meta cumprir os processos básicos, mas implementando uma maior tecnologia, ampliando o Market Share.

Ou seja, o foco principal é automatizar as cadeias produtivas reduzindo o custo da logística, e aumentando a sua velocidade e eficiência.

Nesse sentido, a logística 4.0 é uma nova fase nesse sistema, que toma como base os avanços, trazendo muito mais recursos para a operação.

Além disso, como já citamos, esse sistema de logística vem sendo implementado bastante no agronegócio, mas sendo uma tendência para todos os nichos de mercado.

Principais tecnologias presentes na logística 4.0

Como já citamos, a logística 4.0 traz um grande avanço tecnológico, atualizando grande parte dos processos que conhecíamos na logística convencional.

Dessa forma, para você entender um pouco mais sobre isso, confira algumas soluções tecnologias que vem sendo utilizada nos setores com esse tipo de logística.

IA – inteligência artificial

A implementação da inteligência artificial, é uma das principais tecnologias que vem se tornando presente na logística 4.0.

Nesse sentido, essa tecnologia, permite que as maquinas possam tomar decisões de forma automática em uma cadeia produtiva.

Além disso, graças a essa decisão, as chances de possíveis erros são ainda menores, possibilitando uma maior eficiência nos processos.

Portanto, torna os processos produtivos de uma logística ainda mais rápido, prático e eficaz.

 

Internet das coisas

Uma das coisas que vem sendo bem estudada para a logística 4.0, é a internet das coisas, que conectam de forma online os equipamentos presentes no dia a dia.

Ou seja, permite que muitas coisas possam funcionar sozinhas, apenas com as orientações que para elas foram estipuladas, através do seu sistema.

Desse modo, evitando maiores imperfeições e aumentando a produtividade.

Além disso, a internet das coisas, também reduz o risco com profissionais, sendo usada, principalmente, em maquinários pesados.

Portanto, um serviço que um grupo de profissionais iriam fazer, a internet das coisas possibilita que tudo isso seja realizado em um único processo.

Cloud Computing

Com o passar dos anos, a tendência é que a virtualização dos serviços cresça ainda mais, onde o Cloud Computing ajuda nesse processo.

Nesse sentido, essa tecnologia presente na logística 4.0, permite um gerenciamento de informações muito mais rápido, e seguro.

Sendo assim, tudo isso permite que as empresas consigam trabalhar de forma mais rápida, e em diversas localidades.

Big Data

Sabemos que no ramo logístico, ter uma boa estratégia na cadeia produtiva é ideal, para obter agilidade e sucesso nos processos.

Dessa forma, a Big Data trabalha absorvendo todas as informações e dados importantes, trazendo uma visão mais estratégica para a logística.

Ou seja, ajudando diretamente a criar uma cadeia produtiva funcional, rápida e eficaz.

Quais os principais benefícios proporcionados pela logística 4.0?

A logística 4.0 é uma alternativa que proporciona uma série de benefícios para empresas, de todos os nichos de mercado, inclusive no agronegócio e consequente para as transportadoras.

Nesse sentido, os principais benefícios em adaptar esse sistema de logística, é:

ü  Aumento da satisfação dos clientes

ü  Redução muito boa nos custos

ü  Prazo de entregas muito menores

ü  Diminuição de erros

ü  Redução das perdas

ü  Possibilidade de novas estratégias de negocio

ü  E dentre outras coisas

Portanto, vemos que esse sistema de logística traz benefícios exclusivos para o seu negócio, seguindo a nova tendência do mercado.

 

Considerações finais

Viu a importância que a logística 4.0 possui? O que está esperando para adaptar esse novo sistema a sua empresa?

Espero que tenha gostado.

Nos vemos em breve.

 

 

Compartilhe no Whatsapp