ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Trabalha em home office? Saiba como cuidar de sua saúde nessa época de pandemia.

30/11/2020 - Sorocaba - SP

A pandemia causada pelo novo coronavírus ainda não acabou. Por isso, precisamos cuidar da nossa saúde durante esses momentos difíceis. Se você está sofrendo com ansiedade, estresse, depressão e outros tipos de sintomas, continue lendo este artigo.

 

Aqui, você encontrará dicas simples que ajudam a cuidar da saúde em época de pandemia. Separamos orientações para todas as idades.

 

Então, não perca mais tempo. Continua a leitura e tenha uma vida mais saudável pelos próximos dias.

Crie uma rotina

Sabemos que o hábito de organizar a rotina não é uma prática comum entre as pessoas. No entanto, em época de pandemia, procure estabelecer horários para as suas tarefas. Isso é muito importante, pois dá uma ideia de controle e ainda reduz o estresse.

 

Portanto, busque definir horário para acordar, fazer as refeições, escolher uma atividade física, ler um livro no período noturno, assistir a sua série preferida e dormir. Sem dúvidas, o equilíbrio é fundamental para evitar problemas no futuro.

Mantenha o pensamento positivo

Você não precisa ser um super-herói para encarar a pandemia com tranquilidade. No entanto, procure manter o pensamento positivo para sair dessa crise da melhor forma possível.

 

A positividade ajuda a combater o estresse, melhora a confiança, aumenta a satisfação profissional e até ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão. A leitura diária de livros, músicas e frases podem ajudá-lo durante essa caminhada.

Escolha uma atividade física

As tarefas do trabalho e da faculdade ocupam muito tempo da nossa rotina, não é mesmo? Com mais tempo em casa, qualquer pessoa pode fazer uma atividade física.

 

Um simples exercício melhora a sensação de bem-estar e diminui a ansiedade, o estresse e a tristeza. O mais interessante é que você não precisa de grandes investimentos para mexer o corpo e adquirir diversos benefícios para a sua vida.

Alongamento

O alongamento é uma atividade simples que uma pessoa pode fazer em pé, deitada ou sentada. Esse tipo de exercício aumenta a flexibilidade, alivia a tensão muscular e ativa a circulação sanguínea.

 

Se você trabalha com computador, deve alongar os punhos e as mãos com frequência. Caso contrário, pode sofrer com a lesão por esforço repetitivo (LER).

 

Para isso, você deve esticar o braço direito. Faça esse procedimento com a palma da mão para fora. Depois, usa mão esquerda para puxar a mão direita para trás. O mais indicado é permanecer nessa posição por 30 segundos. Em seguida, faça o mesmo movimento com a outra mão.

Dança

A dança traz diversos benefícios para o corpo e a mente.

 

 

O lado positivo é que existem diversos tipos de dança. Basta escolher o ritmo de sua preferência. No Youtube, você pode encontrar diversas aulas gratuitas para fazer em casa. Use roupas e tênis apropriados para evitar lesões.

 

Se observar cansaço anormal, dor, inchaço, dormência ou formigamento nos membros inferiores, procure um angiologista. Ele é o profissional mais indicado para tratar problemas que podem surgir antes, durante e depois da atividade física.

Meditação

A meditação é outra atividade que não pode faltar da sua rotina. Ela melhora a qualidade do sono, fortalece o sistema imunológico, diminui dores físicas e reduz a ansiedade.

 

Para garantir esses resultados, medite com frequência. Além disso, procure um lugar silencioso e organizado. Aos poucos, perceberá os efeitos positivos dessa prática em sua rotina.

 

Durma bem

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância do sono. Ele deve ser respeitado todos os dias da semana, inclusive nos feriados, sábado e domingo. Uma noite mal dormida prejudica a produtividade no trabalho, a atenção, a criatividade e até o seu humor.

 

Para combater a insônia, evite dormir ao longo do dia, faça atividades físicas, crie horários regulares de sono  e desligue os aparelhos eletrônicos.

 

É importante lembrar que a pandemia é temporária. Novas vacinas estão surgindo. Portanto, tente manter o controle. Daqui a pouco, tudo voltará ao normal.

 

Após descobrir como cuidar da saúde em época de pandemia, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para manter uma boa qualidade de vida.

Compartilhe no Whatsapp