ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Plano de saúde vale a pena em 2020 por causa da pandemia?

30/11/2020 - Sorocaba - SP



As pessoas que têm acesso a plano de saúde corporativo ou qualquer outro tipo de plano, sentiram-se mais seguras durante o período que estamos passando de pandemia. Mas será que ainda vale a pena ter um plano de saúde em 2020? 

 

O plano de saúde está passando por um renascimento como resultado da pandemia do coronavírus.

Os consumidores, especialmente os adultos mais jovens, têm comprado seguros em números elevados desde março, quando milhares de brasileiros começaram a adoecer e morrer por causa da Covid-19.

Esse resultado é lógico, dizem os especialistas, dado o uso básico do plano de saúde: como uma barreira financeira em caso de morte.

Por exemplo, e se alguém da família contrair Covid-19? O objetivo do plano é oferecer um atendimento eficaz para seus beneficiários. 

Isso forçou a ideia de proteção  para o topo da mente dos consumidores de uma forma que poucos eventos fizeram. 

Continue a leitura para entender se vale a pena ter plano de saúde em 2020 por causa da pandemia! 

 

Plano de saúde durante a pandemia de coronavírus

Se você tem um plano de saúde ou se está considerando ter um, mas tem dúvidas se vale a pena ou não tê-lo em 2020 por casa da pandemia, aqui estão alguns pontos importante que precisa saber para fazer sua análise. 

 

Cobertura de exames e tratamento do coronavírus

Os planos de saúde cobrem os exames e o tratamento do coronavírus. Porém, vale dizer, que não existe um tratamento específico para a Covid-19. No entanto, os tratamentos gerais para a doença devem ser cobertos pelo plano de saúde. 

 

Essa cobertura é feita conforme a segmentação de assistência que foi contratada: ambulatorial, hospitalar sem obstetrícia, hospitalar com obstetrícia e assim por diante. 

 

Quando trata-se de exames de diagnóstico, os planos de saúde também devem fazer a cobertura. A ANS incluiu alguns exames para a detecção do vírus no Rol de Cobertura Obrigatório dos planos de saúde. 

 

Também é importante deixar claro que a indicação para a realização de um exame vai depender da avaliação e solicitação de um médico responsável pelo atendimento do paciente. 

 

Reajuste do plano de saúde

Os planos de saúde não devem ficar mais caros por causa da pandemia de coronavírus, pelo menos não neste ano de 2020. O reajuste para este ano, acontecerá levando em consideração os anos de 2018 e 2019. 

 

Ou seja, não deverá acontecer reajuste em 2020 considerando os custos com coronavírus. 

 

Para que os próximos reajustes não tenham valores elevados, existirão medidas de fiscalização que impedirão aumentos abusivos. 

 

Também vale dizer que não há nada que proibisse o reajuste do plano. Porém, existem projetos de lei tramitando no congresso com o objetivo de congelar os reajustes. 

 

Isso pode significar que dependerá de cada empresa determinar se vai fazer ou o reajuste do plano de saúde durante a pandemia. 

 

Negociação do pagamento 

A ANS avaliou a necessidade das empresas de planos saúde serem tolerantes com seus clientes inadimplentes, portanto, recomendou que elas permitissem a renegociação de pagamentos atrasados. No entanto, não existe uma determinação para isso. 

 

Além disso, três das principais entidades que representam o setor de saúde recomendaram que as empresas não fizessem reajuste de seus planos de saúde durante o período de pandemia. 

 

Porém, essa medida também não é obrigatória. Logo, é importante que o consumidor verifique se o adiantamento do reajuste será benéfico para ele, já que a cobrança poderá ser maior posteriormente. 

 

Cobertura de exame feito fora da rede credenciada

Caso você faça o exame para a detecção da Covid-19 fora da rede credenciada do seu plano de saúde, terá direito ao reembolso se o procedimento estiver previsto em contrato ou se ele foi indicado pelo médico em um situação de emergência ou urgência. 

 

O reembolso pode ser total ou parcial de acordo com o que estiver previsto em contrato. Além disso, ele deve ser feito em até 30 dias. 

 

Para solicitar o reembolso, é necessário que verifique seu contrato de plano de saúde e prossiga de acordo com o que estiver determinado. 

 

Também anote e arquive os comprovantes de pagamento e de atendimentos para que não tenha problemas no momento de efetuar a sua solicitação. 

 

Conclusão

Depois de avaliar as questões acima, você ainda está com dúvidas se plano de saúde vale a pena em 2020 por causa da pandemia? 

O que temos a dizer é que sim, vale a pena. Os planos de saúde fazem a cobertura de exame - desde que sejam solicitados por um médico - e tratamento geral para a Covid-19. 

Isso é muito importante, já que oferece uma segurança maior para que um atendimento rápido e eficaz aconteça, para identificar e tratar a doença. 

Ou seja, se você ainda estava com dúvidas, podemos concluir que ter um plano de saúde continua sendo uma ótima opção para manter você e a sua família protegida. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp