ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Jovem Aprendiz: Veja 8 dicas para se destacar!

23/11/2020 - Sorocaba - SP

Hoje em dia, é de conhecimento geral que o mercado de trabalho é extremamente concorrido e é necessário ter destaque em algum âmbito para que seja possível conquistar o seu espaço.

Pensando em ajudar os nossos leitores, preparamos o presente artigo com algumas dicas que podem te ajudar a ser um jovem aprendiz de destaque! Confira!

Dica #1: Estude a empresa

Conseguiu a vaga como jovem aprendiz 2021 em alguma empresa que sempre sonhou? Então é importante que você saiba tudo sobre a cultura desse lugar, portanto, não deixe de se inteirar sobre assuntos como a missão, visão e os valores da empresa.

Certamente, o bom candidato já fez esse estudo para a entrevista, porém, é importante conseguir atualizar bem a memória antes do primeiro dia de trabalho.

Outros pontos importantes que você deve saber:

Esse tipo de informação básica pode te ajudar a iniciar a sua jornada profissional!

Dica #2: Seja sempre muito profissional

Não há colaboradores que apreciem profissionais irresponsáveis, que não cumpram com o que foi solicitado, que decepcionam nos momentos de maior necessidade.

Sendo assim, é essencial chegar no trabalho sempre no horário certo, estar sempre disposto, ser comunicativo, se dedicar muito e não ter medo de assumir responsabilidades.

Se empenhe ao ponto de ser escolhido para executar atividades que vão além da descrição de seu trabalho.

Além de te agregar novos conhecimentos, o seu empenho evidenciará seu interesse em aprender e o seu compromisso com a empresa.

Dica #3: Se atente em como você aparenta

Cuidar da imagem pessoal é essencial, desde a primeira entrevista até o último dia de trabalho, entenda que o visual desleixado será notado no momento da contratação, portanto, jamais descuide da sua aparência.

É importantíssimo que você esteja sempre apresentável, de acordo com as normas da empresa, afinal, não é nada agradável trabalhar com uma pessoa que não se cuida.

Dica #4: Deixe claro os seus pontos fortes

Exerça a sua função sempre com muito empenho e vigor.

Jamais deixe de fazer o que foi solicitado com excelência e amor, já que quando é feito com má vontade, o resultado não costuma ser positivo. Quem quer ser notado precisa fazer por onde!

Mostre a eficiência e qualidade do seu trabalho, o impacto positivo que o seu desempenho pode gerar para a empresa será reconhecido pelo seu chefe e pode até te garantir uma efetivação na empresa.

Dica #5: Aprenda muito!

Aproveite esse momento para aprender o máximo possível, portanto, questione, pesquise, analise, seja crítico e entenda todos os processos de suas funções e daquilo que desperta o seu interesse.

O objetivo do programa também é ensinar, sendo assim, jamais deixe de aproveitar esse momento como uma experiência de aprendizagem.

Uma dica bem interessante aqui, é que o Jovem Aprendiz procure por um funcionário para ser o seu mentor.

É importante que o escolhido seja rico de conhecimento, capaz de dar bons conselhos sobre o funcionamento da empresa e que esteja disposto a ensinar, pois essa parceria além de enriquecedora, pode te ajudar a se destacar e ser contratado pela empresa.

Dica #6: Tome cuidado com o seu comportamento

O que dificulta a permanência de um jovem em uma empresa é justamente o seu comportamento, já que em diversos cenários é muito inadequado.

Por mais que os jovens aprendizes consigam atender as expectativas sobre a capacidade intelectual, muitas das vezes perdem oportunidades por falta de equilíbrio emocional e desenvolvimento interpessoal.

Sendo assim, leve sempre o seu trabalho a sério, compreenda os limites e entenda que você está em um ambiente profissional.

Dica #7: Solicite sempre um feedback

Solicitar uma avaliação sobre o seu desempenho em determinadas atividades e até mesmo do seu comportamento como funcionário da empresa é sempre válido.

Esse tipo de feedback permite que você enxergue seus pontos fortes e descubra os pontos fracos que devem ser trabalhados.

Desta forma, essa informação é de grande valia para que você possa corrigir suas falhas e aprimorar suas qualidades.

Dica #8: Invista em networking

O networking é uma rede de contatos, que será estabelecida por você com pessoas que poderão se tornar amigas de longa data e bons colegas de profissão durante a sua carreira.

Ou seja, você precisa aproveitar essa oportunidade como jovem aprendiz para conhecer o máximo possível de pessoas do seu local de trabalho, desta maneira, certifique-se de conhecer profissionais tanto da sua área, como também de outros setores.

Isso vai fazer você se destacar dos demais, e, lembre-se de que você nunca sabe quando este colega de serviço poderá te apoiar no futuro.

Sua vez de destacar!

Agora que você já sabe os requisitos para ser um jovem aprendiz de destaque, basta buscar por uma vaga que seja do seu interesse e realizar essa atividade com amor.

 

Compartilhe no Whatsapp