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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas de SEO para 2021

16/11/2020 - Sorocaba - SP

A otimização de SEO é uma prática que consiste em melhorar a quantidade e a qualidade de seu tráfego nas pesquisas orgânicas, como o Google, e a exposição de sua marca por meio de resultados nas buscas. SEO é o único canal de marketing online que pode trazer benefícios a longo prazo de forma não-paga.

 

Um Consultor SEO pode ser considerado um estrategista de conteúdo altamente experiente que ajuda uma empresa a descobrir novas oportunidades para conectá-la a possíveis compradores/usuários. Existem os seguintes tipos de atividades de SEO:

 

 

Sua estratégia de SEO para 2021 deve refletir todas as tendências mais recentes, já que o Google atualiza e melhora frequentemente seus resultados de pesquisa com base na intenção do usuário (guarde este termo). A seguir, separei algumas de recomendações necessárias para delinear a estratégia de SEO para o seu negócio no próximo ano:

 

Foco na marca (Branding)

Além dos sinais de desempenho medidos na página, o Google também quer medir a força da sua marca à medida do tempo. Embora o gigante das buscas tenha apresentado essa iniciativa como E-A-T (expertise, autoridade, confiabilidade) na atualização do algoritmo de 2018, a importância desses sinais continuará a crescer no novo ano.

 

Mas o que E-A-T tem a ver com sua marca e por que isso é importante para a otimização?

O que o google Google quer, é examinar a experiência, autoridade e confiabilidade associadas à sua marca e classificar suas páginas nos resultados de pesquisa relevantes para o usuário.

 

O Google analisa o seu site, bem como o que os outros estão falando sobre a sua marca, para determinar a força da mesma. Isso significa que conteúdos gigantescos, muitos backlinks, são coisas do passado, coisas que eram fáceis de se manipular e por conta disso, o Google está sempre criando novas formas rankeamento mais difíceis de burlar.

 

Como melhorar o branding da minha marca?

Conheça mais o seu público e, em seguida, crie um ótimo conteúdo que ele deseja consumir. Conteúdo útil e de alta qualidade pode fazer com que outras pessoas e influenciadores o compartilhem, o que aumenta a força de sua marca.

 

Parcerias com influenciadores também é uma ótima ideia. Pense: o que você pode fazer para ser uma autoridade no seu mercado? É isso que o Google quer.

 

Toda vez que uma pessoa busca pelo nome da sua marca no Google, ele “grava” essa pesquisa e a associa a palavras-chave do seu site/mercado, a intenção de busca do usuário e a palavras-chave semelhantes.

 

Antes, criar muitos backlinks era o que fazia um site subir rápido no Google, hoje, o Google visa algo mais orgânico, difícil de manipular e de alta credibilidade: a construção da marca.

 

Se várias pessoas digitam na pesquisa o nome da marca, isso significa que ela é conhecida e confiável. Se você estiver sem tempo ou não souber como fazer um trabalho de SEO, considere contratar um especialista em SEO.

 

Pesquisa por voz

 

Já faz algum tempo que a pesquisa por voz era comentado em relação as novidade de SEO, em parte devido ao uso dos celulares para navegação.

 

Desde o advento da pandemia Covid-19, a pesquisa por voz em casa disparou, pois as pessoas passam mais tempo navegando que antes. Cada vez mais, os usuários dependem de seus dispositivos domésticos inteligentes para fornecer respostas rápidas às perguntas momentâneas e o Google está trabalhando para facilitar isso.

 

Não podemos esquecer que muitos aplicativos estão se adaptando para o comando de voz, o que facilita na integração dos usuários para este sistema.

 

Como você pode preparar seu SEO para 2021

Avalie o conteúdo existente para locais onde você pode fornecer respostas curtas às perguntas que seu público está fazendo. Faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir isso, tente descobrir como buscam por voz.

SEO local

 

Uma das melhores práticas de SEO é o SEO local, pois tende a ser mais simples porque ele foca em regiões delimitadas (menores).

 

O SEO local, como o próprio nome sugere, é basicamente otimizar um site ou uma página/conteúdo para ser encontrado dentro de uma região específica.
Vamos a um exemplo:

Digamos que a Agência Digital no Rio de Janeiro busca aumentar seus cliques orgânicos e descobre que a palavra-chave “criação de sites RJ” conta com uma quantidade interessante de cliques mensais. A agência vai poder, neste caso, segmentar seu negócio para interessados do Rio de Janeiro ao trabalhar promovendo esta página que conta com a palavra criação de sites RJ.

 

Assim, sempre quando alguém do Rio de Janeiro pesquisar por serviços de criação de sites, a Web No Rio estará bem posicionada e receberá cliques que se converterão em leads.

 

 

Concentre-se nos leitores ao invés dos robôs

 

Seu maior foco como redator de conteúdo deve estar nos leitores satisfazendo sua leitura. Concentrando-se na experiência do cliente, você melhora certas métricas em seu site que são úteis para SEO.

 

Por exemplo, no caso de uma de suas postagens ter uma taxa de bounce baixa e um tempo de permanência no site longo (bounce-rate: métrica de quantidade de tempo que um usuário permanece no seu site após o clique), o Google marcará essa parte do site como extremamente valiosa e a classificá-ra melhor. Você pode acompanhar essas medições utilizando o Google Analytics.

 

 

Use vídeos

Muitos blogueiros agora usam vídeos em seu conteúdo. Como todos sabemos, os vídeos são fáceis de divulgar nas redes sociais. As pessoas, às vezes se cansam de ler materiais simples e de artigos muito longos, por isso é uma boa ideia incluir alguns vídeos ou animações no artigo. você pode usar vídeos também como Convite.

 

Atraia a atenção de muitas pessoas com boas práticas de SEO para o próximo ano.

Espero que em 2021 você consiga dominar as pesquisas orgânicas com uma boa estratégia de SEO.

Artigo escrito em parceria por Wellington Duarte da empresa - SJS Web Design.

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