ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como sua empresa pode economizar durante pandemia

13/11/2020 - Sorocaba - SP




Este é um momento difícil para empresas grandes e pequenas. Se adaptar para salvar seu negócio da recente crise, exigirá inúmeras horas de trabalho árduo e dedicação, juntamente com uma série de adaptações e estratégias de reformulações. Todavia, existem maneiras interessantes de amenizar os efeitos da crise.

Continue lendo para ter uma ideia melhor do que você pode fazer como empresário em 2020 e em 2021:

 

1 - Limitando as despesas do seu negócio

Cada empresa têm despesas que não são totalmente necessárias. Em tempos sem precedentes como estes, um bom primeiro passo é dar uma olhada em todas as despesas e descobrir exatamente para onde seu dinheiro está indo.

Separe o que você realmente precisa e o que pode ser apenas luxo ou retomado mais tarde. Depois de obter uma lista abrangente, é muito mais fácil ver para onde está indo o dinheiro e onde pode estar sendo desperdiçado.

 

Os culpados usuais e algumas boas ideias para economizar dinheiro e limitar suas despesas são cortar assinaturas de serviços que você raramente usa ou fazer um downgrade de planos. Diminuir sua dependência de terceirização e ver o que pode ser feito internamente que hoje você paga a um terceiro para fazer.

 

Lembre-se que a redução desses custos não precisa ser uma medida permanente. Depois que a crise passar e mais dinheiro entrar, haverá muitas oportunidades para trazer de volta os “luxos”.

 

2. Solicite um financiamento (se possível)

Com o COVID-19 em pleno andamento, muitos governos organizaram fundos de auxílio a empresas que lutam para se manter à tona.

 

Existem muitas instituições de empréstimo que podem te auxiliar neste momento, verifique taxas e informações necessárias para não solicitar um financiamento com muitas taxas, e claro, veja a sua necessidade real para não ter problemas ainda maiores no futuro.

 

3. Negocie com clientes

Uma das primeiras coisas que todo proprietário de empresa deve entender quando sofre com a situação econômica sob o COVID-19 é que empresas de todos os setores estão no mesmo barco.

Assim como você pode estar achando difícil pagar seus provedores de serviço, eles também sofrerão com mais e mais empresas devendo e cancelando seus serviços. Muitos estarão abertos a negociações e frequentemente oferecerão descontos temporários e taxas reduzidas. Eles não anunciarão isso, mas sempre há uma possibilidade, caso você pergunte - e certamente não há mal em perguntar.

 

 

5. Abrace as mudanças

É justo dizer que o coronavírus causou um impacto negativo na vida de todo mundo. Mas só porque algo mudou a maneira como vivemos, não significa que as empresas não devam encarar de frente para se adaptar e superar.

A opinião popular é que, mesmo depois que o vírus desaparecer, a maneira como vivemos e trabalhamos mudará para sempre. Parte da gestão de uma empresa de sucesso é ter a capacidade de entender essas mudanças e descobrir onde, quando e como seus serviços são mais necessários.

 

Mesmo em uma situação como essa, há oportunidades a serem aproveitadas. Com inúmeras empresas sendo demitidas, agora é o melhor momento para investir em pessoas que tenham as habilidades necessárias para fazer sua empresa crescer e ter sucesso.

Existe um novo mercado para o qual você poderia fazer a transição? Ou, se você tem um restaurante, por exemplo, poderia começar uma campanha de entrega mais agressiva para se adequar melhor à sociedade sob o confinamento?

 

Seja o que for que você encontre, é importante não se apegar muito ao escopo original do seu negócio. Aqueles que conseguirem se adaptar, experimentar coisas novas com facilidade e fazer os investimentos certos serão os que sairão por cima.

 

6. Invista no digital

 

Investir seu dinheiro nos lugares certos é, sem dúvida, a parte mais importante para administrar um negócio de sucesso. Quer sejam os funcionários certos, o software certo ou mesmo a estratégia de marketing certa, todos podem causar diferenças impactantes.

O marketing digital é um dos campos de marketing mais florescentes do COVID-19. De repente, tudo precisou ficar online.

Com o uso da Internet crescendo 70%, a influência e a eficácia da publicidade online e dos serviços de SEO, web design, criação de apps, etc, dispararam. E embora possa parecer contra-intuitivo investir em uma estratégia de marketing enquanto todos estão economizando dinheiro na expectativa de uma crise econômica, o marketing digital é um investimento para o futuro. Ao adotar o tom certo e divulgar o nome de sua marca, você pode colher os benefícios quando a crise passar.

 

Espero que estas dicas te ajude a refletir sobre a situação durante um período coringa na história da humanidade.

 

Compartilhe no Whatsapp