ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O home office: A nova tendência no mercado de trabalho

10/11/2020 - Sorocaba - SP



O Home Office é a nova tendência no mercado de trabalho, a qual se destacou ainda mais com a crise devido ao COVID-19.

Em decorrência do coronavírus, temos sido obrigados, como sociedade, a adotar medidas preventivas de atenção à saúde, o que resultou nos períodos de quarentena ao redor do mundo.

Esses períodos afetaram a economia e mudaram muitos segmentos na área comercial e industrial, tendo impacto direto no desemprego e no modo como as empresas encontraram para continuar oferecendo seus produtos e serviços, além de manter boa parte de seus funcionários, o Home Office.

Os trabalhos que podem ser feitos em casa, são aqueles em que há necessidade de acesso à internet e apenas com um computador conectado a rede e sistema da empresa é possível realizar as atividades laborais diárias.

O que no início foi uma preocupação, atualmente, se tornou uma opção muito vantajosa, uma vez que, a maior parte das empresas ficou satisfeita com o trabalho realizado por seus funcionários em casa, pois aumentou a produtividade, qualidade do serviço e comprometimento com o trabalho.

Inclusive, o home office permite que os custos com infraestrutura em empresas, bem como, aluguel, água, luz e internet diminuam. Para se ter uma ideia, durante este período de pandemia, muitas empresas encerraram seus contatos com imobiliárias, diminuíram o número de unidades de atendimento presenciais.

A revolução que a internet e tecnologia causaram, ampliou diversas oportunidades para empresas, as quais podem realizar a venda de produtos e serviços online, o que abre o leque de opções para contratação de funcionários que podem trabalhar em casa.

Esta é uma situação estranha porque, por um momento, podemos olhar para o futuro do mercado de trabalho e tirar conclusões dessa experiência. Obviamente, nem todos os empregos podem ser direcionados dessa forma, mas aqueles relacionados a altas habilidades de capital humano que não requerem desenvolvimento presencial podem.

Com essas medidas duras, podemos perceber que apesar de não possuirmos os bens de capital do futuro que nos permitirão oferecer soluções mais descentralizadas, vivemos por um momento como seria um ambiente de trabalho com essas características.

Quais as vantagens do Home Office?

As novas tecnologias de informação e comunicação revolucionaram o mercado de trabalho e a vida cotidiana ao longo do século XXI. Eles oferecem a possibilidade de conexão a qualquer momento e independentemente de onde estejamos em um ambiente global.

Um dos pontos mais interessantes deste novo mundo refere-se à desconexão do trabalho remunerado dos escritórios tradicionais. O trabalho de escritório de hoje e, de forma mais ampla, o trabalho que não envolve o desenvolvimento de atividade física, já conta com a internet e pode ser feito praticamente de qualquer lugar e a qualquer hora, até mesmo de casa.

A modalidade oferece-nos diversos benefícios para qualquer empresa que a desenvolve e, por isso, é uma opção muito valorizada com as ferramentas tecnológicas atuais.

Em primeiro lugar, quando se trabalha em casa, a reconciliação familiar é permitida pela ampla flexibilidade que o teletrabalho oferece. Isso traz satisfação para o trabalhador que consegue encontrar o equilíbrio entre a vida familiar e profissional, o que se traduz em altos níveis de satisfação do trabalhador com sua empresa.

Devido ao bom relacionamento que existe com a empresa, é muito provável que haja estreitamento devido ao contato permanente e um efeito de retenção ocorrerá por muito tempo. E é que trabalhar à distância implica uma metodologia de trabalho que se desenvolve ao longo do tempo, devendo a empresa incorrer em elevados custos de reposição para encontrar um substituto que consiga desenvolver os mesmos vínculos laborais.

Descentralizar o trabalho significa, ao mesmo tempo, descentralizar custos. Com o teletrabalho, a empresa não está assumindo os custos da estrutura operacional. Isso é bastante óbvio, se os estabelecimentos comerciais necessitarem de um número menor de funcionários, as despesas relacionadas à produção serão significativamente menores, o que permite que a empresa seja mais lucrativa.

As vantagens do Home Office para o funcionário

1 - Economiza custo e tempo com locomoção: Esse tempo pode ser usado em cursos ou deixar um estilo de vida sedentário para a prática de exercícios ou outras atividades, além de economizar gastos.

2 - O funcionário trabalha em um espaço agradável e confortável: O desempenho e os resultados são melhores.

3 - Favorece melhor qualidade de vida: reduz o estresse de estar no escritório, proporciona melhor flexibilidade para aproveitar o tempo com a família, etc.

4 - Estimula sua criatividade: Se você está no lugar que lhe dá concentração, as ideias fluirão.

5 - Motivação: Por ter o apoio da sua empresa, o funcionário se sentirá mais motivado e se empenhará para obter resultados satisfatórios.

6 - Melhor ambiente de trabalho de acordo com suas necessidades: O funcionário tem a liberdade de montar o seu local de trabalho conforme é mais confortável para si e favoreça o seu desempenho.

Como exemplo, pode comprar os móveis e realizar a decoração que deseja. Inclusive, a loja Mobly é confiável e possui itens de qualidade com ótimo custo-benefício.

7 - O funcionário aprende como ser mais organizado e autônomo.

O Home Office já é uma realidade que muitas empresas estão adotando, o que tende a impulsionar ainda mais e transformar o mercado de trabalho, com vantagens tanto para indústria, quanto para os seus colaboradores.

Compartilhe no Whatsapp