ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

A importância da liderança no marketing e comunicação

6/11/2020 - Sorocaba - SP



Muitas empresas perdem clientes, fornecedores e funcionários por causa de gestores que pecam na comunicação.

Desde 2015, o crescimento econômico do Brasil tem sido instável devido a diversos desafios que ainda tem que ser superados pela classe política e empresária.

As mudanças climáticas, regularidade das crises hídricas, falta de alguns alimentos, escassez de matérias-primas, aumento de doenças e o aumento do Risco Brasil fez com que o país tivesse uma baixa de investimento, ocasionando na estagnação econômica, alta dos juros, inadimplência e desemprego.

A inovação e a competitividade faz com que a qualidade dos produtos e serviços seja superior, o que é um impasse para muitos líderes devido à pressão.

O desenvolvimento e o crescimento organizacional dependem inteiramente da atuação das lideranças da empresa.

Um líder é responsável por influenciar os colaboradores a trabalharem motivados e dedicados em prol do mesmo objetivo.

As empresas que desenvolvem estas habilidades em seus funcionários conseguem resultados excepcionais, não só na competitividade no mercado como também na reputação da empresa no mercado.

Isso fez com que os diretores e gerentes tivessem um papel diferente, além de delegar, a motivação e a união se tornaram uma tendência. O que cria um efeito dominó em todos os setores da empresa.

Proporcionar flexibilidade permite que os colaboradores sejam mais criativos, o que é extremamente necessário para manter o alto nível de inovação da empresa.

Os profissionais de marketing, publicidade e comunicação são os mais afetados nestes ambientes, pois, estas profissões exigem não só criatividade, mas também um fôlego maior no dia a dia.

Manter os colaboradores unidos e compartilhando as informações faz com que os setores se integrem de forma mais completa, o que evita diversos tipos de problema, além de possibilitar a otimização de diversos processos, afetando diretamente a produtividade.

Assim como as estratégias eficazes de marketing digital, as estratégias para engajar os colaboradores em prol de um bem comum dependem inteiramente das habilidades de liderança dos gestores, principalmente na parte de comunicação.

Quanto mais clara e objetiva é a comunicação dos líderes, mais eficaz ele é com os liderados, pois passa confiança e credibilidade. Isso impacta não só no relacionamento dos colaboradores com os clientes, mas também, com os fornecedores e parceiros da empresa.

Atualmente, existem diversas opções de capacitação para líderes, essas qualificações estão ramificadas, dando mais ênfase para nichos específicos.

Conclusão                                                                   

O que você achou deste artigo sobre a importância da liderança no marketing e comunicação? Você já é um líder ou pretende se tornar um líder? Conheça nossas pós-graduações e se especialize cada vez mais.

Compartilhe no Whatsapp