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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como divulgar minha empresa nas redes sociais?

5/11/2020 - Sorocaba - SP



Aprender como divulgar sua empresa nas redes sociais pode muitas vezes parecer um cenário de sucesso ou fracasso. Com o crescente crescimento e popularidade das mídias sociais nos últimos anos, a promoção nessas plataformas se tornou uma forma essencial de marketing para pequenas empresas.

Felizmente, embora a promoção nas redes sociais envolva experimentação - descobrir o que funciona e o que não funciona para o seu negócio - existem várias estratégias criativas que você pode empregar para começar.

Aqui, analisaremos alguns dos melhores métodos que você pode usar para aprender como divulgar seu negócio nas mídias sociais.

1. Desenvolva uma estética de mídia social para sua marca

Quando você iniciou seu negócio, é provável que você dedique muito tempo e energia para criar e desenvolver a marca de sua empresa. Até agora, conforme você promove seu negócio nas redes sociais, seus perfis nas redes sociais tornam-se parte da sua marca.

Portanto, a fim de obter o máximo de sua estratégia de mídia social, você desejará criar uma faceta de sua marca que seja específica para mídia social e garantir que seja consistente em todas as plataformas ou canais. 

É claro que a estética, a voz e o tom de sua empresa podem ser um pouco diferentes no Instagram e no Facebook, mas, no geral, os usuários de mídia social devem ser capazes de obter uma boa noção de sua marca por meio de seus canais.

Da mesma forma, eles devem encontrar consistência em seus canais - em outras palavras, se virem uma postagem sua, eles devem sentir que isso é consistente com quem você é, o que você normalmente posta e com o que sua empresa representa e representa.

2. Abrace o conteúdo gerado pelo usuário

Uma das melhores coisas sobre a mídia social é que ela dá voz a todos. Agora, se você tem clientes que amam sua marca, provavelmente ouvirá sobre ela ou a verá nas redes sociais.

Uma vez que você tenha usuários que estão postando e falando sobre o seu negócio, você tem fácil acesso a mais conteúdo para seus canais. Essa estratégia de mídia social, chamada de conteúdo gerado pelo usuário ou UGC, é  tão simples quanto parece - as marcas estão pegando o conteúdo criado por seus usuários (com permissão) e destacando-o.

Existem dois benefícios principais nisso. Primeiro, torna o marketing um pouco mais fácil para a sua marca. O segundo e mais importante benefício é que ele destaca e mostra uma comunidade ativa para seus seguidores.

Os consumidores de hoje, e especialmente a geração do milênio, querem ver a opinião de outros clientes antes de comprar. De acordo com um estudo, 72% dos buscadores de opinião com idade entre 25 e 34 anos procuram os contatos das redes sociais para recomendações ao comprar bens e serviços.

O fato é que os consumidores confiam nas pessoas em vez das marcas. Portanto, para empresas que adotam essa abordagem, esse conhecimento é uma ferramenta poderosa. E também explica por que o conteúdo gerado pelo usuário funciona tão bem.

3. Use a mídia social como forma de atendimento ao cliente

Embora a mídia social seja normalmente considerada uma ferramenta de marketing ou publicidade, também pode ser uma ferramenta de atendimento ao cliente extremamente útil - e usá-la como tal é uma maneira criativa e provavelmente bem-sucedida de divulgar seu negócio.

Dito isso, em uma pesquisa da Sprout Social, 90% dos entrevistados disseram que já usaram o social em algum momento para se comunicar diretamente com uma empresa. É também o primeiro lugar que os clientes escolhem para obter uma resposta de uma marca por telefone e e-mail.

Portanto, se você não está usando seus canais de mídia social para se comunicar e responder às perguntas de seus clientes, ou clientes em potencial, fazer isso é uma ótima maneira de melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a retenção de clientes.

Quer você use Instagram, Facebook ou Twitter, você pode usar as funções de comentário, bate-papo e mensagens para responder às perguntas de seus clientes, fornecer informações, e até mesmo aceitar pedidos ou compromissos em alguns casos.

As estatísticas de atendimento ao cliente mostram que 73% dos clientes mantêm uma marca por causa de funcionários amigáveis ​​ou representantes de atendimento ao cliente. Dessa forma, oferecer atendimento ao cliente por meio de seus canais de mídia social pode fazer uma grande diferença para o seu negócio.

4. Trabalhe com micro influenciadores

O marketing de influenciador tem sido uma grande estratégia na mídia social com grandes marcas, em particular, encontrando sucesso trabalhando com celebridades da lista A como influenciadores.

Dito isso, no entanto, as pequenas empresas não estão excluídas das vantagens potenciais do marketing de influenciador. Uma coisa a lembrar sobre essa estratégia de mídia social é que não é o tamanho dos seguidores que importa, mas o quão engajados e animados eles são.

Portanto, você pode ter muito mais sucesso com alguém que tem 5.000 fãs super engajados bem no seu público-alvo do que outra pessoa com 200.000 - essas pessoas são chamadas de micro influenciadores.

5. Concentre-se em recursos visuais exclusivos ou atraentes

Com o vai e vém de diferentes plataformas de mídia social da moda, uma coisa se tornou clara: os recursos visuais são importantes, sejam fotos, vídeos ou infográficos. 

Neste ponto, quase qualquer pessoa pode tirar uma foto incrível usando seu smartphone, então, como uma empresa, você vai querer levar seu visual para o próximo nível ao aprender como divulgar seu negócio nas redes sociais.

É claro que o tipo de visual que você destaca varia de acordo com o canal de mídia social e o tipo de negócio que você administra - mas, em geral, quanto mais visual atraente você pode postar, mais sucesso você terá.

Portanto, você pode optar por focar no vídeo, especialmente se sua empresa se adequar bem a esse meio. Por exemplo, se você possui uma padaria, você pode gravar vídeos de receitas, vídeos de geada ou mesmo clipes curtos apresentando seus diferentes produtos. 

Em particular, os vídeos de alta velocidade de assar bolos são populares entre os usuários do Instagram e do Facebook. Por outro lado, você pode optar por criar gráficos divertidos ou memes - o que você achar que será mais atraente para seu público-alvo ou nicho de mercado. 

Para ter uma ideia do que tem um bom desempenho, você pode dar uma olhada no que alguns concorrentes estão fazendo, bem como explorar diferentes hashtags e categorias relacionadas ao seu negócio.

6. Use ferramentas de publicidade paga de mídia social

Finalmente, uma das maneiras mais fáceis e comuns de aprender como divulgar sua empresa nas redes sociais é por meio da publicidade. Praticamente todos os canais de mídia social oferecem uma plataforma de anúncios pagos que permite que os proprietários de negócios executam campanhas direcionadas com dinheiro por trás delas.

 Obviamente, para essa estratégia, você precisará investir dinheiro na promoção de seus negócios, portanto, deve garantir que terá o orçamento antes de desenvolver e veicular seus anúncios.

Um dos maiores benefícios da publicidade em mídias sociais, como a publicidade no Facebook, por exemplo, são as ferramentas que o Facebook oferece que permitem atingir públicos específicos. 

Com os anúncios do Facebook, você pode segmentar pessoas que já interagiram com sua empresa, usuários em determinados locais, com determinados interesses, etc.

Mais uma vez, o canal que funcionará melhor para anúncios de mídia social para sua empresa dependerá muito de seu público e do que sua empresa faz. Resumindo, pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para descobrir a maneira certa de anunciar nas mídias sociais, mas pode levar sua empresa além do alcance das redes sociais orgânicas.

Conclusão

No final do dia, o mundo das mídias sociais muda muito rapidamente - então, quando você está aprendendo a divulgar ou anunciar sua empresa por meio desses canais, não deve ter medo de ser criativo, tentar coisas e descartá-las, caso ocorram não tenha sucesso e ajuste conforme as tendências mudam.

Até agora, embora possa levar algum tempo e esforço para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio, investir em mídia social agora o ajudará a  se destacar da concorrência e a se envolver com mais clientes em potencial no longo prazo. 

 

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